Detalhes da Notícia

Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações

Atualizado: 29/04/2021

Uma mulher idosa, uma mulher de meia idade e um jovem sentados à frente de computadores.

O Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações assinala-se a 29 de abril. Este dia foi criado em 2008, enquanto uma das conclusões da conferência "Intergenerational Solidarity for Cohesive and Sustainable Societies", organizada pela Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia. Foi comemorado pela primeira vez em 2009.

O objetivo deste dia é fomentar a solidariedade e cooperação entre gerações, sensibilizando a população para o valor e a importância da participação e inclusão das Pessoas idosas, bem como chamar a atenção dos decisores políticos e da sociedade civil para a formulação de políticas públicas que atuem nesse sentido.

Neste segmento populacional, encontramos as Pessoas Idosas com deficiência, cujas necessidades especiais exigem mais e melhores acessibilidades físicas, informativas e comunicacionais para que possam em igualdade de condições, interagirem com as novas gerações. 

A União Europeia está a sofrer mudanças profundas. A mudança demográfica, o aumento da concorrência global, a evolução tecnológica e o alargamento da própria UE têm vindo a alterar as vidas, privadas e profissionais, dos cidadãos, obrigando os seus responsáveis políticos a refletir de forma séria sobre o papel das Pessoas idosas na sociedade.

Nos últimos 50 anos, o aumento da longevidade é uma realidade que levanta muitas questões para os indivíduos, as suas famílias e para os sistemas sociais.

Mais informação:
Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações | AGE Platform Europe
Diálogo Intergeracional | Parceria UE-Conselho da Europa para a Juventude