Detalhes da Notícia
Dia Mundial da Bicicleta - 3 de junho
Atualizado: 02/06/2021
No dia 3 de junho é comemorado anualmente o Dia Mundial da Bicicleta, instituído pela ONU para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, destacar os seus benefícios e relevar os direitos dos ciclistas.
Seja por necessidade ou por prazer, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado à escala global e Portugal acompanha bem a pedalada… faz bem à saúde, é económico, é amigo do ambiente e transmite-nos um enorme sentimento de liberdade que não escolhe idades.
Há bicicletas para todos os gostos, para todas as situações, para toda a gente e para as pessoas com deficiência.
Em Ano Paralímpico, o ciclismo, apesar de ser recente no calendário da competição, é uma das mais divertidas e espetaculares modalidades e na qual todas as deficiências estão contempladas.
Para entendermos os equipamentos adaptados no ciclismo, é importante perceber que as bicicletas se dividem entre os vários tipos de deficiência.
As bicicletas convencionais, por exemplo, são usadas por pessoas amputadas ou com deficiência físico-motora. Os triciclos que possibilitam um maior equilíbrio, são utilizados por atletas com paralisias cerebrais.
Também existe o tandem, uma bicicleta “dupla”, com dois bancos e quatro pedais, para ciclistas com deficiência visual e seus guias.
Por último, temos as handbikes, que são bicicletas adaptadas para atletas com paraplegia e tetraplegia. Elas funcionam como uma cadeira de rodas adaptada, de forma a que o ciclista consiga impulsionar a bicicleta com os braços.
No âmbito desta efeméride, uma referência às ciclovias que não devem ser vistas apenas na vertente desportiva ou do lazer. As ciclovias são também vias prioritárias de utilização diária para acesso a locais de trabalho, escolas, serviços e zonas comerciais. As ciclovias podem e devem igualmente potenciar a mobilidade diária de cidadãos com mobilidade reduzida.
Mais informação em MUBi - Associação para a Mobilidade Urbana da Bicicleta.