Detalhes da Notícia
Boas práticas em Valongo
Atualizado: 12/10/2021
A Câmara Municipal de Valongo possui vários serviços/iniciativas para o apoio à população com deficiência: Casa do Xisto, Transporte de Pessoas com Deficiência e o Balcão de Inclusão.
Para além destes, o Concelho de Valongo tem ainda IPSS´s com valências para o efeito bem como apoio ao nível dos agrupamentos de escolas e da saúde aos quais dedicaremos nota especifica na próxima edição da Newsletter.
A Casa do Xisto foi criada em 2015, com o projeto OTL ESPECIAL@rte, para fazer face à necessidade das famílias com crianças e jovens com deficiência, contribuindo para a conciliação da vida profissional e familiar, promovendo atividades nos períodos de interrupções letivas ao mesmo tempo que explorava e desenvolvia as suas competências e potencialidades, trabalho ao encargo da associação EducaSom.
Decorrente desse trabalho e constatada a necessidade de criar um equipamento social que desse resposta a essa faixa etária com deficiência, surgiu o projeto “Casa do Xisto: A Arte para a (D)eficiência”. Este projeto é subsidiado pelo Programa Portugal Inovação Social tendo, para o efeito, como investidor Social a Câmara Municipal de Valongo e como proponente a Educasom, associação dedicada ao trabalho da deficiência através da arte. Este projeto teve início em janeiro de 2019 e é destinado à pessoa com deficiência, no sentido de estimular a sua autonomia e bem-estar através das artes, ofícios e desporto.
Neste momento, para além do Programa OTL Especial @rte que visa a ocupação dos períodos de interrupções letivas no Natal, Páscoa e Verão tem também as seguintes valências:
- Casa do Xisto (+18) – 23 participantes ativos entre os 18 e os 54 anos;
- Casa do Xisto (-18 programa individual complementar à escola e família) – 13 participantes ativos entre os 06 e os 17 anos;
- Plano de transição individual – PIT: apoiar a preparação dos alunos para a vida pós-escolar – 10 participantes ativos entre os 16 e os 18 anos.
Relativamente ao serviço de Transporte de Pessoas com Deficiência a Câmara neste momento disponibiliza-o gratuitamente a 26 adultos que frequentam resposta sociais fora do Concelho de Valongo. Para quem frequenta respostas sociais dentro do Concelho, o seu transporte é efetuado pelas respetivas entidades.
Por último, o Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência. Este serviço existe desde maio de 2007 ainda sob o nome de SIMPD/ Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência.