Detalhes da Notícia
Sessão Comemorativa do Dia Mundial do Braille de 2024 | O Estado da Arte do Ensino-Aprendizagem do Braille no Brasil e em Portugal
Atualizado: 20/12/2023
O Instituto Nacional para a Reabilitação (de Portugal), a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação do Brasil, o Núcleo Braille e a Comissão Brasileira do Braille vão realizar a sessão comemorativa do Dia Mundial do Braille sobre “O Estado da Arte do Ensino-Aprendizagem do Braille no Brasil e em Portugal”, através da plataforma Zoom, no dia 4 de janeiro de 2024 (quinta-feira), às 14h00-15h30 (hora de Brasília) | 17h00-18h30 (hora de Portugal Continental).
Esta sessão tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Braille de 2024 e, simultaneamente, tomar nota do estado da arte do ensino-aprendizagem do Braille, tanto no Brasil como em Portugal, através do conhecimento e experiência das diversas partes interessadas, bem como disponibilizar um amplo espaço de reflexão e partilha de experiências sobre o ensino-aprendizagem do Braille em contexto educativo e de reabilitação profissional das pessoas cegas e com baixa visão, aberto a todos os docentes, alunos, profissionais e demais utilizadores do sistema Braille e suas famílias que no Brasil e em Portugal pretendam juntar-se a este evento.
Inscrições encerradas para participação no Zoom devido à lotação da sala. Em alternativa, poderá aceder à Sessão Comemorativa aqui através do Canal de YouTube do INR.
Programa:
Data: 4 de janeiro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 14h00-15h30 (Hora de Brasília) | 17h00-18h30 (hora de Portugal Continental)
Local: Online, via Plataforma Zoom Webinar
Sessão de Abertura (5 minutos)
- Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), Rodrigo Ramos (Portugal)
Mesa Redonda – O Estado da Arte do Ensino-Aprendizagem do Braille no Brasil e em Portugal (40 minutos)
- Moderadores:
- Geni Pinto de Abreu, professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC) e representante deste Instituto na Comissão Brasileira do Braille (Brasil) e
- Adalberto Fernandes, Personalidade de Reconhecido Mérito na Área dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Portugal)
Comunicação – “O Ensino de Braille para Jovens e Adultos” (10 minutos)
- Rachel Ventura Espinheira, Especialista em Educação Especial Inclusiva. Atualmente atuando como coordenadora da Adaptação de Material e do Ensino de Braille e Sorobã da Reabilitação do IBC. É servidora do IBC desde 2014, sempre atuando como professora.
Comunicação – “A importância do Sistema Braille no aprendizado dos conhecimentos científicos por estudantes cegos” (10 minutos)
- Luzia Alves da Silva, representante do Centro de Apoio Pedagógico / Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (CAP/NAPPB) - REGIÃO SUL (CURITIBA-PR), na Comissão Brasileira do Braille (Brasil)
Comunicação - “A escola e a educação dos alunos cegos e com baixa visão em Portugal” (10 minutos)
- Graça Inácio, Docente de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara (Portugal)
Comunicação – “Reabilitação profissional e perspetiva da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) sobre o ensino-aprendizagem do Braille” (10 minutos)
- João Fernandes, representante da ACAPO no Núcleo Braille (Portugal)
Período de Debate (40 minutos)
Sessão de Encerramento (5 minutos)
- Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (DIPEPI/SECADI/MEC), Décio Nascimento Guimarães (Brasil)