Detalhes da Notícia

Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação

Atualizado : 18/12/2025

Logótipo Unesco

A UNESCO lançou recentemente o Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação (2024) disponível aqui em oito idiomas: árabe, inglês, francês, khmer, mongol, russo, espanhol e ucraniano. Lançou igualmente, em língua inglesa o UNESCO Global Outlook on Racism and Discrimination (2024), disponível aqui.

 

O Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação oferece às organizações de comunicação social, e a todas as entidades que produzam conteúdos de comunicação, orientações concretas sobre o desenvolvimento de políticas editoriais equitativas, a produção de informação e conteúdos mediáticos acessíveis, bem como, a adoção de práticas de gestão inclusivas.

 

O documento serve também como ferramenta de autoavaliação para repórteres, editores, produtores, pessoal técnico e gestores, oferecendo anexos práticos com listas de verificação, estudos de caso, guias visuais e referências para estudos adicionais. Este recurso também oferece recomendações práticas sobre linguagem inclusiva, técnicas de entrevista, reportagem de crises, produção de comunicação acessível e diversidade no local de trabalho.

 

Para complementar o manual, a UNESCO também desenvolveu uma série de Master Classes composta por treze módulos em vídeo, com interpretação em língua gestual disponível em inglês e mongol, a Master Class Series on Disability Equality e Master Class Series against Racism and Discrimination.

 

Estes recursos já são amplamente utilizados pelos escritórios locais da UNESCO para apoiar o desenvolvimento de capacidades no setor dos meios de comunicação social servindo, também, como uma ferramenta valiosa para os profissionais da comunicação social que procuram enriquecer o seu trabalho na preparação das comemorações do dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e para complementar trabalhos em matéria de deficiência.