Detalhes da Notícia

Centro de Contacto em Língua Gestual Portuguesa já disponível em cinco Lojas de Cidadão

Atualizado : 22/12/2025

Num fundo azul, lê-se

Novo serviço garante mais inclusão e autonomia para cidadãos surdos

Entrou em funcionamento, em cinco Lojas de Cidadão, o Centro de Contacto em Língua Gestual Portuguesa (LGP), uma iniciativa piloto destinada a facilitar o acesso dos cidadãos surdos aos serviços públicos.

Através deste centro, os cidadãos surdos podem aceder a serviços públicos com o apoio presencial de um mediador de Espaço Cidadão, sendo a comunicação assegurada por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de videochamada, garantindo um atendimento claro, eficaz e autónomo. O serviço funciona mediante agendamento prévio, disponível através do portal Gov.pt, onde pode também ser consultada uma área com informação detalhada sobre o funcionamento do serviço.

Numa fase inicial, o serviço encontra-se disponível nos posto de atendimento dos Espaços Cidadão das Lojas de Cidadão de Castelo Branco, Lisboa (Laranjeiras), Leiria, Porto e Tavira.

O Centro de Contacto em LGP reforça a acessibilidade e visa garantir a tradução e interpretação em LGP, em tempo real, para cidadãos surdos que necessitem de interagir com os serviços da administração pública, promovendo uma comunicação mais acessível e inclusiva. Este serviço é disponibilizado pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), com a colaboração da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e está inserido na missão do governo de tornar os serviços públicos mais inclusivos e próximos de todos os cidadãos. A iniciativa é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).