Detalhes da Notícia

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa 2022

Atualizado: 22/01/2022

fotos de várias conferências de imprensa, comunicados da DGS, Infarmed e outros sobre a pandemia Covid, com interpretação dos técnicos do INR, Sofia Figueiredo e Luís Oriola

O Instituto Nacional para a Reabilitação comemora o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), a 22 de janeiro, data na qual, em 1991, foi  fundada a primeira Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa(AILGP).

Contribuir para a inclusão da Comunidade Surda, promover os seus direitos de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, de acessibilidade à informação e comunicação e autonomia, em todos os contextos de vida, é participar ativamente na construção de uma sociedade que conta com todas as pessoas, potenciando as suas capacidades.

Os Intérpretes de LGP são profissionais que interpretam e traduzem a informação de língua gestual para a língua oral ou escrita e vice-versa, por forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, tal como definido na  Lei n.° 89/99 de 5 de julho. Os Técnicos Superiores que são Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do INR garantem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, em contexto público, em conferências de imprensa, comunicados da DGS, seminários, eventos, ações de formação, produtos informativos, vídeos pedagógicos entre outros e, assinalam esta data, interpretando em Língua Gestual Portuguesa esta notícia.
 
Comemoramos esta data congratulando todos os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e todos os que promovem a acessibilidade à informação e a acessibilidade comunicacional!

Veja aqui o vídeo em Língua Gestual Portuguesa.