Detalhes da Notícia
INR promoveu a primeira de três ações sobre empregabilidade
Atualizado: 03/10/2024
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., realizou a primeira de três ações voltadas para a promoção da “Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e Gestão Inclusiva”, na passada quinta-feira, dia 26, através da plataforma Teams.
Esta ação teve como objetivo sensibilizar para os Direitos das Pessoas com deficiência no mercado de trabalho, abordando as barreiras e oportunidades que estas pessoas enfrentam.
O tema central da sessão foi "Pessoas com deficiência, trabalho e emprego: expetativas, condicionantes e oportunidades".
Na sessão de abertura desta ação, Helena Alexandre, Diretora da Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do INR, destacou a importância de garantir a inclusão plena das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
"A formação e o emprego são direitos dessas pessoas, em igualdade de oportunidades com as demais. É essencial eliminar barreiras e assegurar respostas adequadas às necessidades específicas de cada pessoa", afirmou Helena Alexandre na ocasião.
A programação contou com uma intervenção inicial pelas técnicas INR, Odete Fiuza e Sofia Rodrigues, sobre “Os Direitos Humanos das Pessoas com deficiência – o direito ao trabalho e ao emprego, e A centralidade na Pessoa.”.
A moderação do primeiro painel esteve a cargo de Pedro Câncio Reis, da Michael Page, que orientou uma conversa à volta do tema: “Quebrar barreiras e desconstruir estereótipos: caminhos a seguir”, com as convidadas Alexandra Relha, gestora, Leonor de Almeida Belo, atriz e relações públicas, Mariana Bártolo, médica, e Sara Duarte, farmacêutica.
“A importância do Acompanhamento” foi o tema do segundo painel orientado por Yuki Morais, da Nokia, com a participação de Ana Albuquerque, da Inovar Autismo, Filomena Abraços, da APPACDM de Lisboa e José Ambrósio, do IEFP, I.P.
Esta ação reforçou a centralidade das pessoas em todas as políticas e medidas voltadas à promoção da inclusão, tendo como foco a partilha de experiências e perspetivas.
A Vice-Presidente do INR, Marina Van Zeller, encerrou esta ação enfatizando que este foi o primeiro de vários encontros sobre o tema: "Espero que as reflexões de hoje inspirem a continuidade desse trabalho", reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A próxima ação irá decorrer no dia 29 de outubro, online, das 14h30 às 17h30, com o tema “Entidades empregadoras - Empregar e criar oportunidades de carreira para pessoas com deficiência”.
Faça a sua inscrição AQUI.