Instituto Nacional para a Reabilitação

Planeamento, Coordenação e Execução das Políticas Nacionais destinadas à promoção dos direitos das Pessoas com deficiência

Notícias

 circulo de lápis de cor

Consulta Pública: Regulamento do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. às ONGPD


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., torna público que foi publicado o Aviso n.º 10991/2021 - DRE , no dia 15 de junho, referente à consulta publica para revisão do Regulamento do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. às ONGPD , ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 100.º e de acordo com o previsto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo. Nestes termos, convidam-se todos os interessados a pronunciarem-se sobre o seu teor, por escrito, endereçando sugestões para o email: inr@inr.mtsss.pt no prazo de 30 dias úteis, a contar do dia 16 de junho de 2021. Mantendo a matriz de diálogo e interação que este Instituto vem desenvolvendo permanentemente junto das ONGPD e não obstante de apenas poderem ser consideradas sugestões por escrito, irá realizar-se no próximo dia 1 de julho uma sessão de esclarecimento e auscultação. A sessão será realizada através da plataforma Zoom, terá início às 17h00 e com uma duração prevista de 1h 30m. Qualquer informação sobre a realização da mesma deve ser colocada por email: inr@inr.mtsss.pt .
Ver detalhes do destaque

Call for papers: Webinar Acessibilidade física aos locais de voto


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Comissão Nacional de Eleições, têm intenção de realizar um webinar no próximo dia 29 de junho de 2021, pelas 16h, onde se pretende discutir a acessibilidade física aos locais de voto. Atendendo a que a escolha destes locais cabe aos Presidentes de cada Câmara Municipal, muito gostaríamos de contar com a vossa colaboração no sentido de nos serem indicadas as boas práticas e/ou dificuldades existentes nos Municípios relativamente a esta temática. Os interessados em partilhar a sua experiência deverão enviar email para INR-geral@inr.mtsss.pt até ao próximo dia 21 de junho, indicando o palestrante e a boa prática que gostaria de referenciar. O direito a votar é um direito de todos os cidadãos e cabe-nos a todos pugnar para que este seja possível sem qualquer restrição. Contamos consigo!
Ver detalhes do destaque
 Imagem de um eleitor a colocar o voto numa urna.
 Banner Relatório Mensal MAVI - Abril de 2021

Relatório Mensal MAVI - Abril de 2021


A atividade mensal dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), que integram o projeto-piloto do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), é reportada ao Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tendo por base o preenchimento das grelhas de monitorização por parte de cada uma das instituições. De acordo com as referidas monitorizações, em abril de 2021, nos 35 projetos em funcionamento, foram apoiadas 894 pessoas, das quais 396 na Região Norte, 175 na Região Centro, 111 na Região Alentejo (682 pessoas apoiadas no território POISE), 39 na Região do Algarve e 173 na Região de Lisboa. Das 894 pessoas apoiadas, 454 são do género feminino e 440 do género masculino, entre os 17 e os 93 anos, sendo a idade média de 45 anos. Desde o início do projeto até ao dia 30 de abril de 2021, foram prestadas um total de 1.391.222 (um milhão, trezentas e noventa e uma mil duzentas e vinte e duas) horas, das quais 1.047.530 (um milhão e quarenta e sete mil quinhentas e trinta) horas foram prestadas no território abrangido pelo POISE, 127.530 (cento e vinte e sete mil, quinhentas e trinta) horas na Região do Algarve e 216.162 (duzentas e dezasseis mil, cento e sessenta e duas) horas na Região de Lisboa. No mês de abril, o número de PIAP’s ativos (894), ultrapassou o valor mais alto atingido desde o início do projeto, de 884 PIAP’s ativos, registado nos meses de novembro e dezembro, podendo este aumento estar relacionado com o plano de desconfinamento, iniciado a 15 de março.
Ver detalhes do destaque

Catálogo Nacional de Produtos de Apoio (CNPA)


O Catálogo Nacional de Produtos de Apoio (CNPA), desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), encontra-se disponível online  e pretende ser uma “montra” Nacional de Agentes Comerciais onde poderá, numa única plataforma, encontrar um conjunto de empresas que comercializam uma grande diversidade de produtos de apoio para as pessoas com deficiência e/ou incapacidades. Valorizamos o bem estar das pessoas com deficiência e suas famílias na conquista de um lugar universal no qual todos fazemos parte, e construir uma sociedade que olha para o cidadão na sua diferença, potenciando as suas capacidades e a sua autonomia. Neste catálogo encontrará um conjunto de opções de pesquisa de acordo com as necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias bem como para toda a comunidade de profissionais de saúde onde poderão neste catálogo encontrar algumas das suas respostas. Para uma maior proximidade contacte-nos através do endereço catalogoprodapoio@inr.mtsss.pt .
Ver detalhes do destaque
 Logotipo do Catálogo Nacional de Produtos de Apoio (CNPA)

Acesso rápido a:

Biblioteca Especializada
Ir para Perguntas frequentes
Página do INR relativa ao Catálogo de Produtos de Apoio
Página do INR relativa ao Balcão da Inclusão

Próximos Eventos

18
Jun

Festival Mental 2021

Em 2021 o Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 5.ª edição, de 20 a 23 de maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre outras salas que integram a programação alargada do evento em formato itinerante. Depois de uma edição de sucesso em 2020, que se realizou pela primeira vez no Cinema São Jorge, o Festival Mental volta a centrar a maior parte da sua programação neste local de referência.  O Festival Mental é essencialmente um festival de cinema e informação que está naturalmente aberto a outras formas de expressão artística que refletem, com vista à promoção e prevenção, sobre um tema extremamente relevante: a saúde mental.  Nesta edição, o Festival Mental reforça a sua missão de trazer para a discussão pública o tema da saúde mental, contribuindo para a diminuição do estigma a ele associado. Sendo a cultura, nas suas várias formas, uma proposta de diálogo, nada mais natural do que cruzar estes dois temas num festival multidisciplinar. A programação de 2021 incluirá uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontecerá também o Mental Júnior e o Mental Jovem , porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos e para os jovens, sobretudo num ano como o que estamos a atravessar. Em 2021 o Festival Mental terá também um formato itinerante, passando por cidades como: Funchal | Teatro Baltazar Dias - de 18 a 20 de junho de 2021 Ponta Delgada | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada - de 17 a 19 de setembro de 2021 Castelo de Vide | Cine-Teatro Mouzinho da Silveira - de 24 a 26 de setembro de 2021 O Festival Mental 2021 é uma co-produção da Safe Space Portugal e do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde (DGS).