Eventos

16
Mai

 Nadador em prova dentro de uma piscina.

Europeu de natação adaptada na Madeira

Atualizado: 13/08/2020

O Europeu de 2020 de natação adaptada, marcado para a Madeira, foi adiado para maio de 2021, devido à pandemia de covid-19, e será a última grande prova antes dos Jogos Paralímpicos.

O Europeu, que pela segunda vez decorre na Madeira e que, em 2016, acolheu a prova inserida na preparação do Rio2016, vai ter lugar no Complexo de Natação da Penteada, no Funchal, de 16 a 22 de maio de 2021, com a presença de cerca de 500 nadadores.

O Madeira2020 será organizado conjuntamente pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Associação de Natação da Madeira (AN Madeira), Câmara Municipal do Funchal e Governo da Região Autónoma da Madeira.

Ver evento

17
Mai

 Webinar: Lúpus na pandemia | 17 de maio

Webinar: Lúpus na pandemia - Hidroxicloroquina

Atualizado: 11/05/2021

Para comemorar o Dia Mundial do Lúpus, que se celebra a 10 de maio, este ano num contexto diferente e, por isso, também num formato diferente do que é normal, a Associação de Doentes com Lúpus organiza 3 Sessões de Esclarecimento aos Doentes, na página do Facebook da Associação de Doentes com Lúpus, às 19 horas.

Cada sessão (em formato virtual) conta com a presença de médicos especialistas para responderem às principais questões e preocupações dos doentes relacionadas com a pandemia, como a vacinação e infecção SARS-CoV2, terapêutica para o doente com Lúpus e outras questões pertinentes.

As três sessões realizam-se nos dias:

10 de maio | Vacinação anti-Sarscov2
17 de maio | Hidroxicloroquina 
24 de maio | Adequação nutricional

Mais informação na Associação de Doentes com Lupus.

Ver evento

18
Mai

 Communicating science and health | Evento online | Combater a desinformação em saúde. O papel do profissional de comunicação | European Public Health week

Combater a desinformação em saúde: O papel do profissional de comunicação

Atualizado: 17/05/2021

A secção de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) vai organizar um evento online sobre o tema “Combater a desinformação em saúde. O papel do profissional de comunicação”, no próximo dia 18 de maio, das 11h00 às 12h30.

A iniciativa, que assinala as comemorações da Semana Europeia da Saúde Pública, pretende promover a discussão sobre o papel do profissional de comunicação no combate à crescente desinformação no setor da saúde, assim como refletir sobre os desafios de comunicação introduzidos pela pandemia COVID-19.

O painel de oradores será constituído pelo Dr. Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, pela Dr.ª Mafalda Eiró-Gomes, professora e coordenadora da secção de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da ESCS, e pela Dr.ª Ana Sofia Tomás, assessora de comunicação do Hospital Garcia de Orta.

O evento será dinamizado pelos alunos finalistas da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial da ESCS, no âmbito da unidade curricular "Relação com os Media".

Pode assistir à iniciativa (aberta a todos os interessados), sem inscrição prévia, aqui

Ver evento

19
Mai

 Banner evento Boas Práticas MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente)

Evento de Boas Práticas MAVI

Atualizado: 03/05/2021

Decorre, até ao dia 19 de maio, o evento Boas Práticas MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente), onde são apresentados os testemunhos dos diferentes intervenientes no modelo: pessoas destinatárias de assistência pessoal, familiares, assistentes pessoais e equipas técnicas dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI). No último dia do evento serão apresentadas as reflexões e conclusões decorrentes das sessões anteriores.

De acordo com as normas estabelecidas pela Direção Geral da Saúde (DGS), estas sessões realizam-se em formato webinar, com transmissão no canal de Youtube do INR, I.P. e têm a duração de cerca de 1h30m, entre as 16h e as 17h30.

Reserve na sua agenda as datas para as sessões:

05 de maio – Pessoas destinatárias de assistência pessoal
06 de maio – Familiares
12 de maio – Assistentes pessoais
13 de maio – Equipas técnicas
19 de maio – Conclusões

Consulte aqui o programa.

Ver evento

19
Mai

 Logotipo da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD)

Iniciação ao Polybat

Atualizado: 13/05/2021

No próximo dia 19 de maio, às 18:00, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência irá realizar uma formação on-line de iniciação ao Polybat para Treinadores, Técnicos e Professores que intervêm no Desporto para Pessoas com Deficiência. Tem como objetivo informar e dar ferramentas de trabalho aos profissionais que estão a iniciar o desenvolvimento da modalidade de Polybat com os seus atletas e alunos. 

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 18 do corrente.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqQXMj0JdCmIG6PhTuzSXLsPHFWJd6TyhwM4fXb8obElan2g/viewform 

Poderá ser seguida através da Plataforma Microsoft Teams.

Esta formação está creditada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, é realizada no âmbito do projeto “Polybat Challenge”, um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e tem o patrocínio dos Jogos Santa Casa.

Ver evento