Eventos

10
Set

 Challenges 2021

CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação

Atualizado: 19/06/2021

O Centro de Competência do Instituto de Educação da Universidade do Minho realiza, de 10 a 17 de setembro de 2021, a CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação.  

Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a troca de experiências e saberes em torno dos desafios que o digital coloca à educação, à formação, à comunicação e à aprendizagem em rede, bem como às questões da inovação e da mudança nas organizações educativas, face ao desenvolvimento tecnológico e às transformações que ocorrem nos tecidos sociais. 

A CHALLENGES 2021 decorrerá integralmente online, estando prevista a apresentação de comunicações aprovadas pela Comissão Científica, com base na proposta de resumos submetidas pelos autores. 

​Os resumos podem ser submetidos até 30 de junho de 2021.​

Esta conferência é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), conferindo 20 horas de formação.  

Mais informações em: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/.

Ver evento

10
Set

 I Curso de Extensão Universitária sobre o Direito das Crianças | oito mãos levantadas pintadas de vermelho, amarelo, verde e azul.

Curso de Extensão Universitária sobre o Direito das Crianças

Atualizado: 10/09/2021

A 1ª. edição do Curso de Extensão Universitária sobre o Direito das Crianças, da Nova School of Law, está a receber candidaturas até ao dia 17 de setembro.

Este curso, em formato online (Zoom), vai realizar-se de 27 de setembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, e destina-se a:

  • Juristas (recém-licenciados em Direito, advogados, magistrados);
  • Quadros dirigentes e técnicos/as superiores das várias áreas governativas do Estado e da sociedade civil;
  • Outros licenciados e profissionais das áreas da Família e das Crianças.

Centrado nos direitos e interesses das crianças a partir de uma perspetiva jurídica, com uma abordagem transversal e multidisciplinar dos principais temas suscitados no âmbito do Direito da Criança, passados 32 anos desde a adoção da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o curso vem colmatar uma lacuna existente nesta área do Direito.

Para aceder à informação sobre o respetivo plano curricular, candidaturas e propinas, carregue aqui.

Ver evento

13
Set

 Fundo branco com prédios em verde a informar a Escola de verão e a coordenação e logotipos parceiros

5ª Escola de Verão Sobre Sustentabilidade - 2021 | 2030 – A UE e os desafios da articulação das agendas para a sustentabilidade

Atualizado: 07/09/2021

Local: Online

Data: 13/09/2021 a 17/09/2021

Horário: 10:00 - 13:00 e 14:30 - 17:00

Idioma: Português, com possibilidade de uso do inglês

Créditos: 5 ECTS

Objetivos
- Promover a temática da sustentabilidade e a sua integração na tomada de decisão no quotidiano, junto dos responsáveis técnicos de diferentes organizações e instituições, de forma a capacitá-los para responderem aos desafios que a construção de uma sociedade sustentável implica.
- Promover a reflexão e a partilha de soluções que assegurem uma transição justa para uma economia neutra em carbono e assente nos princípios da sustentabilidade, num momento chave para a UE e para os Estado-Membros ao nível da disponibilização de recursos e da sua articulação com um anova agenda política.
- Explorar as interligações entre ciência, economia, gestão, política e sociedade e promover o contacto entre diferentes especialistas e interlocutores que representam diferentes quadrantes da sociedade.
- Criar as condições para que os participantes de diferentes áreas explorem propostas diversas e possam estabelecer redes de contacto para futuras intervenções em prol da construção de uma sociedade sustentável.
- Afirmar a Escola de Verão em Sustentabilidade como uma iniciativa de relevante interesse para a sociedade portuguesa, pelo contributo em termos de abrir novos horizontes e dotar os participantes de novas ferramentas e capacidades para compreender a complexidade e a natureza inter-relacional da sociedade atual e futura.
 
Destinatários:
Quadros técnicos da Administração Pública (Central e Local).

Quadros técnicos de empresas e associações empresariais.

Dirigentes e colaboradores de organizações da sociedade civil.

Estudantes universitários de diferentes áreas disciplinares.

Mais informações no site do Instituto de Ciências Sociais. https://www.ics.ulisboa.pt/temas-e-problemas/5a-escola-de-verao-sobre-sustentabilidade-2021-2030-ue-e-os-desafios-da

Ver evento

15
Set

 Cidade do Funchal no início de noite, com o oceano e a informar sobre o congresso em branco

I Congresso Internacional de Bioética - Gestação de Substituição

Atualizado: 10/09/2021

15 – 17 Setembro 2021, Funchal, Portugal

O ICDI tem como tema principal a análise da gestação de substituição, numa perspetiva multidisciplinar. 

Grande oportunidade para promover a sua rede de contactos profissionais, compartilhar conhecimentos, interesses e experiências.

Têm a honra de reunir grandes especialistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico.

Todos os resumos e artigos aprovados serão publicados na Revista Portuguesa de Bioética, com ISSN Europeu.

O CEB-Madeira está sediado na cidade do Funchal e o ICDI irá decorrer, de forma virtual, na magnífica Ilha da Madeira.

Para mais informações, aceda através deste link

Ver evento

16
Set

 Banner Semana Europeia da Mobilidade 2021

Semana Europeia da Mobilidade 2021

Atualizado: 12/08/2021

Semana Europeia da Mobilidade 2021, na sua 20.ª edição, irá realizar-se entre os dias 16 e 22 de setembro, celebrando a resiliência dos municípios europeus e as suas conquistas, tentando, ao mesmo tempo, manter a tendência de aumento da mobilidade ativa e de utilização de mobilidade com emissões baixas ou nulas. Inserido na Semana Europeia da Mobilidade está também o Dia Europeu sem Carros, na sua 22ª edição, que decorrerá no dia 22 de setembro nos municípios aderentes.

A Semana Europeia da Mobilidade assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências nacionais) e a Comissão Europeia. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente. Aceda à lista de municípios portugueses aderentes até à data e às respetivas medidas.

Ver evento