Prémio Engº Jaime Filipe
Este prémio anual visa promover a invenção de equipamentos, instrumentos, utensílios e tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência nos atos da vida diária, pessoal e social, que estimulem e prolonguem as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais, e contribuam para uma maior qualidade de vida.
Destina-se a investigadores e inventores, das áreas do design e das tecnologias.
As candidaturas ao Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe, edição de 2019, estão abertas entre os dias 9 de setembro e 23 de outubro.
Prémio 2019
Vencedor | Rui Antunes e Luis Filipe Palma
“Sistema de interface humana para o acesso ao computador”
Dispositivo inovador de acesso ao computador para utilizadores com necessidades especiais, propôe a introdução de um modo especial de assistência com retroação do erro de controlo, com o objetivo de poder melhorar o desempenho e reduzir o esforço dos utilizadores com necessidades especiais nas tarefas de acesso ao computador.
Menções Honrosas
Rodrigo Marques Pires de Lima | "The Use of human echolocation in music"
Este projeto consiste na criação da 1ª peça musical para pessoas com deficiência visual sem o uso de braile. Este projeto tem como objetivo criar um processo mais rápido e eficientte de decifrar uma partitura musical, por uma pessoa com deficiência visual, tornando o processo possível sem o uso das mãos, transferindo essa função para a execução de um instrumento musical.
Worldadrenaline, Lda. | "My eyes"
Uma APP gratuita para o utilizador que fornece informações e orientações automaticamente. Com o uso do texto-to-speech não necessita de gravação de ficheiros de som o que permite a atualização em tempo real do conteúdo a ser lido. As orientações e indicações são possíveis com o uso deste sistema.
SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde | "Sistema EASY - Acessibilidade web"
O EASY tem como objetivo facilitar o acesso à informação disponibilizada nos sites do SNS E.P.E, que tem recolhido inputs dos maiores especialistas de acessibilidade digital a nível nacional.
Prémio 2018
Vencedor | Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro/ Linha Temática Geometrix
"Learning Environment on Mathematics for Autistic Children (LEMA)"
O LEMA, é um protótipo de um ambiente digital concebido para a promoção do desenvolvimento de capacidades matemáticas, nomeadamente o raciocínio matemático, com modalidades de adaptação dinâmica das atividades propostas tendo em conta o perfil do utilizador, destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos, diagnosticadas com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).
MOBILITEC - "Produtos de apoio recomendados de acordo com o nível da lesão vertebro-medular (ASIA A)"
Metodologia de trabalho que desenvolve diretrizes de orientação para a escolha, prescrição e aquisição de produtos de apoio que vão facilitar a realização dos atos da vida diária pessoal e social das pessoas com deficiência, de autoria de um conjunto de técnicos de uma empresa de produtos de apoio.
Filipe Baptista Garcia | Luís Miguel de Oliveira | David Manuel de Matos - "Eugénio V 3 - Predição de Vocabulário com Adaptação ao Contexto de Comunicação para o Português Europeu"
O Eugénio V3 é um protótipo de uma aplicação com capacidade de adaptação ao contexto (localização, tempo, interlocutor), de diálogos suportados por sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, com vista a aumentar a taxa de comunicação no dia-a-dia de pessoas com deficiências neuromusculoesqueleticas”