Prémios

Atualizado: Qui, 28 Jul 2022 12:25:21

O Instituto Nacional para a Reabilitação institui e lança anualmente, nas suas áreas de missão, um conjunto de prémios que visam inspirar a sociedade civil para a promoção dos direitos de participação das pessoas com deficiência.

Os prémios privilegiam áreas transversais da vida como a educação, a investigação, a acessibilidade, a inovação tecnológica e outras e, públicos preferenciais como crianças e jovens, estudantes e professores, escolas e câmaras municipais.

Premiar atividades de investigação que potenciem a participação e qualidade de vida das pessoas com deficiência, divulgar os avanços do conhecimento, sensibilizar a sociedade para o reconhecimento e importância de uma cidadania inclusiva são os objetivos destas iniciativas.

Prémio Concurso Escola Alerta!

Incentiva as crianças e os jovens a identificar e eliminar as barreiras físicas, sociais e comunicacionais existentes na escola e na comunidade, mobilizando-os para a defesa da igualdade de oportunidades e de direitos.

Dirige-se a alunos do ensino básico e secundário que apresentem um trabalho escolar, sob a orientação pedagógica de professores, com propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Mais informação

Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

Incita à produção de conhecimento sobre deficiência através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.

O Prémio para as Ciências Sociais atribui um 1º prémio com um valor pecuniário de 5.000 euros e peças de design patrocinadas pelo Centro de Formação profissional CEFPI.

Dirige-se a estudantes do Ensino Superior, de grau de mestrado ou doutoramento, público e privado, que apresentem trabalhos sobre discriminação em razão da deficiência,  promoção de  igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência.

Mais informação

Prémio Praia Mais Acessível

Fomenta o desenvolvimento de boas práticas e projetos inovadores em praias acessíveis, com o intuito de melhorar a qualidade de fruição que é proporcionada às pessoas com deficiência ou incapacidade, quer ao nível de instalações e equipamentos, quer de atividades e serviços de apoio.

Dirige-se às Câmaras Municipais com zonas balneares classificadas pelo Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” e outras entidades gestoras/concessionárias dessas praias.

Mais informação

Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe

Visa estimular a investigação, a invenção e o desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, utensílios, tecnologias e metodologias que facilitem, otimizem e prolonguem as capacidades físicas, cognitivas e sociais e que garantam uma maior qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O Prémio de Inovação Tecnológica «Eng.º Jaime Filipe», atribui um 1º prémio de valor pecuniário de 10.000 euros. Atribui também troféus de excelência patrocinado pelo Centro de Formação profissional CEARTE.

Podem-se candidatar as pessoas individuais ou coletivas, investigadores, alunos de mestrado, doutoramento ou outros, nas áreas tecnológica e de design, incluindo as tecnologias de informação e comunicação, distribuição de serviços, design, acessibilidades e outras.

São elegíveis candidaturas de projetos inovadores que contribuam para a promoção da funcionalidade e da participação social das pessoas com deficiência.

Mais informação

Prémio Cartaz 3 de Dezembro

Desafia criativos, estudantes, professores, designers e outros para a criação gráfica de cartazes representativos do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Podem candidatar-se pessoas individuais ou coletivas cujos trabalhos visem sensibilizar a sociedade para a não descriminação das pessoas com deficiência.

O Prémio pecuniário de 3000 euros, em partes iguais pelo INR, I.P. e El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A., é atribuído ao trabalho gráfico que melhor represente a mensagem subjacente à comemoração dos direitos das pessoas com deficiência.

Mais informação

Prémio Desporto + Acessível

O Prémio Desporto + Acessível distingue projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência com vista à sua inclusão social.

O projeto vencedor, da 1.ª edição deste Prémio, receberá um prémio no valor de 7.000 euros, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, (IPDJ, I.P.) e pela Decathlon Portugal. Receberá também um prémio não pecuniário, em material desportivo, no valor de 500,00 euros a atribuir pelo parceiro Decathlon Portugal.

Mais informação