O Concurso "Escola Alerta!"

 

Concurso "Escola Alerta!" em consulta pública

 

Projeto de Regulamento do Concurso "Escola Alerta!" está em consulta pública até ao dia 14 de novembro de 2019.

Este concurso, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação desde o ano letivo 2003/2004, incentiva as crianças e os jovens a identificar e eliminar as barreiras físicas, sociais e comunicacionais existentes na escola e na comunidade, mobilizando-os para a defesa da igualdade de oportunidades e de direitos.

Dirige-se a alunos do ensino básico e secundário que apresentem um trabalho escolar, sob a orientação pedagógica de professores, com propostas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A sua opinião é importante! Participe enviando as suas sugestões para o email: INR-gid@inr.mtsss.pt.

 

Concurso “Escola Alerta!” 2018/2019 (16.ª edição)

 

Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2018/2019

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional da 16.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1 (1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico)

  • 1. Prémio: Trabalho intitulado “O Patinho Feio - um belo caminho” da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, Concelho de Santana, Região Autónoma da Madeira.
  • 2. Prémio: Trabalho Intitulado “Normal é ser diferente, num Mundo de toda a gente!” da Escola Básica do 1.º ciclo Parque SilvaPorto (Agrupamento de Escolas da Quinta de Marrocos), Concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa.

Categoria 2 (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

  • 1. Prémio: Trabalho Intitulado “Somos Todos Cidadãos do Mundo: O Combate à Discriminação das Pessoas com Deficiência da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Gomes Teixeira (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique) Concelho do Porto, Distrito do Porto.
  • 2. Prémio: Trabalho Intitulado “Da escola para a sociedade: percursos e sugestões da turma B do 7º ano do Agrupamento de escolas do Vale da Amoreira, Concelho da Moita, Distrito de Setúbal.

Participantes no concurso "Escola Alerta!” 2018/2019

Em 2018/2019, na 16.ª edição do concurso, participaram 18 Escolas, distribuídas por 11 Distritos e Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 403 Alunos e 86 Docentes, tendo sido apresentadas ao Júri Nacional um total de 20 candidaturas.

Critérios de Seleção dos Trabalhos Candidatos ao "Escola Alerta!" 2018/2019

Consulte a Grelha com os critérios de seleção dos trabalhos candidatos ao concurso “Escola Alerta!” 2018/2019 que foram definidos pelo Júri Nacional, conforme decorre do nº8, do Artigo 10.º do Regulamento deste ano.

Aviso de lançamento

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2018/2019.

Concorre ao "Escola Alerta!" 2018/2019, com trabalhos inovadores que contribuam para a qualidade da Escola Inclusiva e para o desenvolvimento da Sociedade para Todos. 

O concurso "Escola Alerta!" está incluído, desde a sua origem, no projeto da Educação Inclusiva, através da qual se pretende que todos/as estudantes desenvolvam e participem ativamente em projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da Democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos direitos humanos.

No ano letivo do novo paradigma da escola inclusiva, a 16.ª edição do "Escola Alerta!" é, assim, ainda mais importante pois constitui um desafio excelente na atual fase de mudança de atitudes e de ações.

Torna os teus sonhos de inclusão em ações concretas, que demonstrem as capacidades de mudança e de transformação social da tua escola e comunidade envolvente.

Para saber mais sobre os objetivos gerais deste projeto consulta: 

Para concorreres entrega o teu projeto e Formulário de Candidatura ao Júri da Escola, até ao dia 29 de março de 2019.

Se o teu trabalho for selecionado, a tua Escola deve enviar o projeto e Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados para o INR.

Os trabalhos podem ser entregues:

  • Em mão, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 30 de abril de 2019 ou
  • Via correio registado com carimbo, até à mesma data, para o seguinte endereço:

Concurso "Escola Alerta!" 
Instituto Nacional para a Reabilitação 
Av. Conde de Valbom, 63 
1069-178 Lisboa 


Começa já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos tenham oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.

Concurso “Escola Alerta!” 2017/2018 (15.ª edição)

Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2017/2018

Os trabalhos e escolas premiados pelo Júri Nacional da 15.ª edição do Concurso "Escola Alerta!" foram os seguintes:

Categoria 1 - (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico)

  • 1.º Prémio:Trabalho intitulado «Não sejas "monstrinho", trata todos com carinho», Da Escola Básica de Águeda (Agrupamento de Escolas de Águeda),Concelho de Águeda, Distrito de Aveiro.
  • 2.º Prémio: Trabalho intitulado «E se fosse contigo?», da Escola Básica de Vouzela,>Concelho de Vouzela, Distrito de Viseu.
  • 3.º Prémio: Trabalho intitulado «Juntos pela inclusão», da Escola Básica do 1.º Ciclo do Centro de Ocupação Infantil (Fundação COI), >Concelho de Palmela, Distrito de Setúbal.

Categoria 2 - (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

  • 1.º Prémio: Trabalho intitulado «Brinquedo para a Inclusão: Se Todos Brincarmos Somos + Felizes», da Escola Secundária de Molelos (Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo), Concelho de Tondela, Distrito de Viseu.
  • 2.º Prémio: Trabalho intitulado «Turismo Acessível - Armadilhas Escondidas»,da Escola Básica Integrada Frei António das Chagas (Agrupamento de Escolas de Vidigueira), Concelho de Vidigueira, Distrito de Beja."
  • 3.º Prémio: Trabalho intitulado «Helpo. Vencer Barreiras», do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches,Concelho de Braga, Distrito de Braga.

Participantes no concurso "Escola Alerta!

Em 2017/2018, na 15.ª edição do concurso, participaram 15 Escolas, distribuídas por 8 Distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 466 Alunos e 76 Docentes, tendo sido realizados 16 trabalhos, 15 dos quais foram apresentados ao Júri Nacional.