Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

11/06/2019


Entre 11 e 13 de junho, terá lugar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 12ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O artigo 40º da Convenção prevê que os Estados Partes reúnem-se regularmente numa Conferência de modo a considerar em qualquer questão relativa à aplicação do Convenção.

O tema da 12ª sessão da Conferência dos Estados Partes é “Garantir a inclusão de pessoas com deficiência num mundo em mudança através da implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.”
A Conferência prevê ainda a realização de três mesas redondas sobre os seguintes temas:

  • Tecnologia, digitalização e TIC para a capacitação e inclusão das pessoas com deficiência;
  • Inclusão social e o direito aos mais altos padrões nos cuidados de saúde;
  • Inclusão das pessoas com deficiência na sociedade através da participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto.

No dia 10 de junho realiza-se o Fórum da Sociedade Civil, um evento complementar à conferência que pretende dar voz às pessoas com deficiência e respetivas organizações.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, representará Portugal na 12ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.