Notícias & Eventos

Notícias

 Logotipo da Presidência Portuguesa da União Europeia

Videoconferência de Alto-Nível sobre a Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030


No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nos dias 19 e 20 de abril , irá decorrer a Videoconferência de Alto Nível relativa à Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 . Este evento tem por objetivo a promoção de uma reflexão alargada relativamente às políticas para a inclusão das pessoas com deficiência e o seu desenvolvimento futuro no quadro europeu, com especial incidência nas temáticas das acessibilidades, vida independente, desinstitucionalização, serviços sociais de base comunitária e centrados nas pessoas, emprego e educação inclusiva. A Conferência contará com responsáveis políticas/os, instituições europeias, entidades representativas das pessoas com deficiência, parceiros sociais, sociedade civil, pessoas com deficiência e outros atores de relevo, que abordarão os temas centrais, partilhando perspetivas e experiências.   O evento será interpretado em português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e em Língua Gestual Portuguesa e legendado em inglês, através da plataforma zoom, havendo um número limitado de acessos . A inscrição deverá ser realizada aqui até ao dia 16 de abril de 2021.  Consulte o programa . Para mais informações aceda aqui .
Ver detalhes do destaque

Inquérito do INSA sobre crianças com Anomalias Congénitas


O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a promover um inquérito online sobre informação e as necessidades de apoio a crianças com Anomalias Congénitas. A iniciativa faz parte do projecto europeu EUROlinkCAT ( Establishing a linked European Cohort of Children with Congenital Anomalies ), no qual o INSA participa através do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC), promovido e coordenado pelo seu Departamento de Epidemiologia. O RENAC fornece informações que permitem fazer uma avaliação da situação portuguesa, a qual destina-se principalmente aos profissionais de saúde, investigadores e decisores políticos para apoio ao desenvolvimento de ações de prevenção do aparecimento de Anomalias Congénitas e sua deteção precoce, mas também de atividades que melhorem a qualidade de vida das pessoas afetadas por estas anomalias.   Informação complementar: Inquérito sobre a informação e necessidades de apoio: um estudo do projeto EUROlinkCAT .
Ver detalhes do destaque
 Vista da fachada do edifício do Instituto Doutor Ricardo Jorge

Eventos

22
Abr

 Fachada do Cinema São Jorge, em Lisboa.

5ª Edição do Festival Política

Atualizado: 14/04/2021

A 5ª Edição do Festival Política regressa, de 22 a 25 de abril, ao Cinema São Jorge, tendo as Fronteiras como tema central, entendidas como barreiras físicas, psicológicas e políticas que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade.

Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.

Tanto os eventos presenciais como online do festival são gratuitos. De forma a garantir a acessibilidade e inclusão, os conteúdos são acompanhados por interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Todas as sessões de cinema são legendadas em português, incluindo as de língua portuguesa. 

Os bilhetes para cada dia estão disponíveis apenas no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge. A inscrição nas atividades online deve ser feita para o email participa.politica@gmail.com.

A entrada é gratuita, basta que se inscreva aqui.

Para mais informações, consulte o site do festival.

Ver evento

20
Abr

 Agenda Cultura Acessível

Debate : Recrutar para a inclusão

Atualizado: 14/04/2021

A Acesso Cultura vai realizar no dia 20 de abril, pelas 18h30, o debate " Recrutar para a inclusão", na plataforma Zoom, com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem em português.

O curso “Diversidade e Inclusão”, que já teve três edições desde Dezembro 2020, gerou um debate rico e profundo sobre persistentes mentalidades e práticas de exclusão no sector cultural. Uma das questões que mais interrogações provocou é aquela dos processos de recrutamento.

  • Como podemos passar das palavras (“São bem-vindas candidaturas de todas as pessoas, independentemente de…”) à prática?
  • De que forma podemos criar contextos de trabalho realmente inclusivos?

Experiências recentes em Portugal (no Teatro Nacional D. Maria II e no Alkantara), mas também passos muito significativos noutros países (como é o caso da Pinacoteca de São Paulo, no Brasil) indicam que algumas organizações culturais procuram ativamente respostas.

O debate conta com a participação de Mila Chiovatto e Gabriela Aidar, da Pinacoteca de São Paulo.

Link de acesso ao Zoom.

 

Ver evento