Notícias & Eventos

Notícias

 Banner em vermelho com o logo do MAI e o título da notícia

Ação das Forças e Serviços de Segurança do MAI na Salvaguarda e Proteção dos Direitos Humanos


A Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH) foi criada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 27/2010, de 18 de março, constituindo-se como um órgão de composição interministerial. Funciona na dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assegurando a monitorização do cumprimento das obrigações legais nacionais, europeias e internacionais, de Portugal, em matéria de respeito dos Direitos Humanos. Contribui para implementar essa vertente promovendo, internamente, políticas e práticas de respeito dos Direitos Humanos e alargando a participação portuguesa em convenções e compromissos da União Europeia, do Conselho da Europa, das Nações Unidas e de outras organizações internacionais. Nesse sentido, o Ministério da Administração Interna (MAI), tutelando as forças de segurança em Portugal, desenvolveu, em conjunto com estas, um documento sobre as ações que as mesmas desenvolvem a nível de aproximação com o cidadão, garantindo desta maneira a proteção dos Direitos Humanos. Poderá consultar o documento neste link .  O MAI é membro da CNDH e participa regularmente em todas as suas reuniões e atividades.
Ver detalhes do destaque

Campanha "Partilhe Experiências para Memória Futura"


Para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a Alzheimer Portugal, com o apoio da Roche, lança uma campanha inédita que convida os portugueses a partilharem experiências para memória futura, com o objetivo de promover um maior conhecimento sobre as Demências e, em especial, sobre os fatores de risco modificáveis e as estratégias que todos podem aplicar para reduzir o risco de desenvolver Demência.    Hoje, dia 15 de setembro, foi lançado o primeiro vídeo da campanha “Partilhe Experiências para Memória Futura”, que poderá consultar neste link .   Ao longo da semana, entre 20 a 24 de setembro, a Alzheimer Portugal vai desenvolver diversas atividades, todas transmitidas no facebook da mesma associação.    • 20 de setembro: Sala de Convívio [DIRETO] • 21 de setembro: Histórias partilhadas para sempre lembradas • 22 de setembro: Esta canção não me sai da cabeça • 23 de setembro: Uma mesa com boas memórias • 24 de setembro: Sessão de Treino   “Porque acreditamos que a prevenção é possível!”
Ver detalhes do destaque
 Banner fundo amarelo e cartoon da senhora a partilhar experiências com informação sobre o evento

Eventos

25
Set

 Miradouro de Almada visto do rio Tejo.

Open House Lisboa 2021

Atualizado: 15/09/2021

A Trienal de Arquitectura de Lisboa propõe seguir os caminhos da água no fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro 2021.

Na sua 10ª edição, o Open House Lisboa 2021 estende-se sobre o Tejo e abraça Almada. Volta a abrir portas e fazer jus à arte de bem receber. E porque bem receber é não deixar ninguém de fora, tem um programa paralelo a pensar em toda a gente. 

Assim, concilia as visitas acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão e pessoas com deficiência cognitiva, com as atividades do programa júnior.
 
A participação é gratuita e requer marcação até quinta-feira, dia 23 de setembro.

Contactos: atividades@trienaldelisboa.com | 961 414 306
 
Mais informação sobre o Open House Lisboa.

Ver evento

24
Set

 Banner em fundo amarelo e exemplos de pessoas a tocar música com a informação sobre o projeto

Filarmónica Enarmonia- Aulas de música gratuitas

Atualizado: 15/09/2021

Vimos por este meio divulgar e solicitar a vossa ajuda na divulgação da abertura de  inscrições para o Projeto "Filarmónica Enarmonia" promovido pela Associação Bengala Mágica e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social. 

Este projeto, que já decorre desde setembro de 2019, oferece  aulas gratuitas de Instrumentos (de sopro e percussão), Teoria e Formação Musical, Treino Auditivo e Memorização e Musicografia Braille, a alunos cegos, com baixa visão e normovisuais visando  possibilitar e fomentar a prática de conjunto através da constituição de uma banda filarmónica: “Filarmónica Enarmonia”. 

As aulas  terão início no dia 1 de outubro (sábado), com regularidade semanal e destinam-se a crianças a partir dos 8 anos,  a jovens e  a adultos. As aulas irão decorrer na Academia de São Domingos de Benfica  (Quinta da Alfarrobeira – Rua António Saúde, N.º 11 a 13, 1500-048 Lisboa) aos sábados durante a tarde. 

Para inscrição neste projeto basta clicar no link.   

No dia 24 de setembro, entre as 14h e as 18h  a Associação vai realizar uma aula aberta experimental e apresentação do projeto a quem ainda não o conhece. Esta aula decorrerá na sede da Associação (São Domingos de Benfica). Devido às exigências impostas pela Covid-19 teremos que ter algumas precauções pelo que a participação nesta aula exige uma inscrição prévia com marcação de horário (ligar para 965022483 para efetuar a marcação de aula).

Ver evento