Notícias & Eventos

Notícias

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Bibliotecas para o desenvolvimento e a Agenda 2030

Prémio "Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030"


A BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação) e a DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)  promovem a 2ª edição do Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” com o objetivo de distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas, em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. As candidaturas poderão ser realizadas até ao dia 1 de julho de 2022. O Prémio pretende reconhecer o papel impulsionador das bibliotecas portuguesas para o cumprimento da Agenda 2030, em Portugal. Não tem valor pecuniário, tratando-se de uma distinção confirmada pela atribuição de um certificado. Podem concorrer ao Prémio as bibliotecas públicas portuguesas, independentemente da sua tipologia, sendo que apenas será aceite uma candidatura por biblioteca. O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis no portal Bibliotecas para o Desenvolvimento e a Agenda 2030 . 
Ver detalhes do destaque

Apresentação da edição “Um pioneiro da inclusão: coletânea de textos de Lou Brown" | 24 de maio - 15h


A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação convida para a 1ª apresentação pública da edição “ Um pioneiro da inclusão: coletânea de textos de Lou Brown ", no dia 24 de maio, das 15h às 16h, a realizar na plataforma Zoom. Trata-se de uma coletânea de textos de autoria do Professor Lou Brown, que reúne alguns artigos e ideias do pensamento do autor apresentadas de (…) forma emotiva, mas acima de tudo muito pragmática (excerto do prefácio de Mário Pereira). Programa : Abertura : INR Apresentação : Mário Pereira | Diretor executivo da ASSOL- Associação de Solidariedade Social de Lafões e Presidente da Direção da FORMEM Espaço para questões Encerramento : Humberto Santos | Presidente do Conselho Diretivo do INR Aceda AQUI ao convite acessível. Faça a sua inscrição neste link até ao dia 23 de maio. O link para acesso à sessão será enviado para o seu email.
Ver detalhes do destaque
 1ª apresentação pública da edição “Um pioneiro da inclusão: coletânea de textos de Lou Brown

Eventos

28
Mai

 SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPETIVAS E PRÁTICAS | 28 MAIO | 09H30 – 16H30 | CAMPUS LUMIAR

SEMINÁRIO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPETIVAS E PRÁTICAS

Atualizado: 20/05/2022

Irá decorrer no dia 28 de maio de 2022, das 09h30 às 16h30, no Campus do Lumiar, o Seminário - Educação Inclusiva: Perspetivas e Práticas.

A iniciativa será promovida pelo ISEC Lisboa no âmbito da Educação Especial, uma temática relevante para os profissionais que trabalham no contexto de Educação. 

Este Seminário apresenta, por um lado, uma vertente mais geral onde se procura refletir sobre o conceito atual da Educação Inclusiva e as suas implicações nas práticas pedagógicas. Por outro lado, uma vertente mais específica que pretende incentivar a análise e discussão de casos práticos, bem como a discussão de temas que são aprofundados numa perspetiva de investigação-ação.

Consulte aqui mais informação e faça a sua inscrição.

 

Ver evento

01
Jun

 Sinal de proibido sobre uma mão levantada: nem mais uma palmada!

Encontro “Nem Mais uma Palmada”

Atualizado: 20/05/2022

O Instituto de Apoio à Criança está a organizar o Encontro “Nem Mais uma Palmada”, a realizar no próximo dia 1 de junho de 2022, entre as 10h e as 13h, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Este Encontro insere-se na Campanha que o IAC iniciou no passado dia 22 de fevereiro de 2022, Dia Europeu da Vítima de Crime, que visa combater a violência contra as crianças, com particular foco nos castigos corporais e que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. 

Será um momento inicial de reflexão conjunta no qual será apresentada a estratégia nacional da Campanha “Nem Mais uma Palmada”.

Consulte aqui toda a informação. O Encontro é gratuito, com inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/8RSJdrAZFHLNTjKH7.

Ver evento