Notícias & Eventos

Notícias

 Bandeira da UE | Logotipo da PPUE | Conferência Combater a situação de Sem Abrigo - Uma prioridade da Europa Social.

Conferência: Combater a Situação de Sem-Abrigo – Uma prioridade da Europa Social


A Presidência Portuguesa do Conselho, em conjunto com a Comissão Europeia, realiza no dia 21 de junho, pelas 08h30 (hora de Lisboa), uma Conferência de Alto Nível no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, dedicada ao lançamento da Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo . Uma das principais prioridades da Presidência Portuguesa é o reforço da componente social da União Europeia, prosseguindo a construção de uma União de Igualdade. Assim, é fundamental a implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no qual se insere o lançamento da Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo. Esta Plataforma tem como objetivo promover um diálogo político sobre esta temática, para estabelecer um entendimento comum e garantir compromissos e progressos concretos nos Estados-Membros na luta contra a situação de sem-abrigo. Esta conferência terá interpretação simultânea em português, alemão, francês, espanhol, inglês, italiano e Língua Gestual Portuguesa, bem como legendagem em inglês. Consulte aqui o programa e faça a sua inscrição .
Ver detalhes do destaque

12.ª edição do Prémio Cidade Acessível da UE


O 12.º concurso para o  Prémio Cidade Acessível  está aberto a candidaturas, até ao dia 8 de setembro de 2021. O prémio sinaliza as cidades da União Europeia com mais de 50.000 habitantes, acessíveis e inclusivas para as pessoas com deficiência. Os vencedores do 1.º, 2.º e 3.º lugares irão receber prémios de 150.000, 120.000 e 80.000 euros, respetivamente. Considerando que 2021 é o  Ano Europeu do Transporte Ferroviário , a Comissão fará uma referência especial a uma cidade que tenha desenvolvido significativos esforços para tornar as suas estações ferroviárias acessíveis a todos.  Os vencedores serão anunciados na conferência sobre o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, que terá lugar no dia 3 de dezembro de 2021. O vencedor do ano passado do Prémio Cidade Acessível  foi Jönköping, na Suécia. Para mais informações sobre este prémio e como se candidatar, poderá consultar o  website do Prémio Cidade Acessível 2022 .
Ver detalhes do destaque
 Banner do Access City Award 2021

Eventos

17
Jun

 Jornadas de Comunicação Acessível │Saúde e qualidade de vida

Jornadas de Comunicação Acessível │Saúde e qualidade de vida

Atualizado: 16/06/2021

No próximo dia 17 de junho, pelas 18h30, terá lugar a 6ª edição das Jornadas de Comunicação Acessível │ Saúde e qualidade de vida, que serão transmitidas através da plataforma Colibri/ZOOM.

O evento, organizado pelo mestrado em Comunicação Acessível, da ESECS/Politécnico de Leiria, conta com a participação de Cecília Lopez (New Being News) e Rita Pereira (ACAPO), mestres em Comunicação Acessível que irão partilhar os seus conhecimentos e experiências na área da inclusão. Serão, ainda, apresentados livros decorrentes de dissertações de mestrado em Comunicação Acessível: “Ensino de Música para Cegos sem Braile: desafio ou loucura?” de Paulo Mauá (Promuvi – Música Transformando Vidas) e “Pim Pam CLum - Programa de Promoção de Competências de Linguagem (PPCL)” de Tiago Rodrigues (Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho) e Catarina Mangas (ESECS/Politécnico de Leiria).

A inscrição é obrigatória e deve ser realizada através de formulário, até às 24h00 do dia 16/06/2021.

Ver evento

21
Jun

 Bandeira da UE | Logotipo da PPUE | Conferência Combater a situação de Sem Abrigo - Uma prioridade da Europa Social.

Conferência: Combater a Situação de Sem-Abrigo – Uma prioridade da Europa Social

Atualizado: 16/06/2021

A Presidência Portuguesa do Conselho, em conjunto com a Comissão Europeia, realiza no dia 21 de junho, pelas 08h30 (hora de Lisboa), uma Conferência de Alto Nível no Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa, dedicada ao lançamento da Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo - Uma prioridade da Europa Social.

Esta conferência terá interpretação simultânea em português, alemão, francês, espanhol, inglês e italiano e Língua Gestual Portuguesa, bem como legendagem em inglês.

Consulte AQUI o programa e faça a sua inscrição.

Ver evento