Notícias & Eventos

Notícias

 Homens, mulheres e crianças a andar, estando uma em cadeira de rodas e outra utiliza uma bengala.

Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal em consulta pública


No dia 22 de setembro o Conselho de Ministros aprovou a proposta de Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030 (ENMAP), que desenvolve as linhas de ação e cria as respetivas medidas para promoção da mobilidade ativa pedonal a nível nacional. Esta aprovação decorreu no último dia da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, num ato simbólico de reforço da importância da mobilidade ativa. Com a aprovação da ENMAP, Portugal torna-se no sétimo país da União Europeia a dispor de uma estratégia para a mobilidade pedonal. Sob o lema “Somos Todos Peões”, a ENMAP visa alterar padrões de mobilidade, tornar o espaço pedonal acessível a todos e promover estilos de vida ativos e saudáveis. A proposta de Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal encontra-se em consulta pública até ao dia 11 de novembro no site ConsultaLex . Todos os contributos e sugestões de melhoria são bem vindos e serão fundamentais para a construção de uma melhor política pública!
Ver detalhes do destaque

Aumento da verba para o Programa de Preparação Paralímpica Paris 2024


No dia 30 de setembro foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 85/2022 , que autoriza a realização de despesa necessária à execução do Programa de Preparação Paralímpica para Paris 2024, para os anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, até ao montante global de (euro) 9 200 000,00. Este valor representa um aumento em relação ao Programa de Preparação Paralímpica Tóquio 2020, com o objetivo de garantir o acesso de todos à cultura física e ao desporto e de promover a excelência da prática desportiva. Os encargos financeiros decorrentes da presente resolução são satisfeitos pelas verbas adequadas, inscritas e a inscrever, nos orçamentos do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., e do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., não podendo exceder, em cada ano económico, os montantes seguintes: a) Em 2022 - (euro) 2 000 000,00; b) Em 2023 - (euro) 2 400 000,00; c) Em 2024 - (euro) 2 800 000,00; d) Em 2025 - (euro) 2 000 000,00. Os montantes para em cada ano económico podem, no entanto, ser acrescidos do saldo apurado no ano que lhe antecede. A comparticipação financeira a prestar pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P. e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. ao Comité Paralímpico de Portugal, no âmbito do presente Programa de Preparação Paralímpica, é objeto de contratualização, através da celebração de contrato-programa de desenvolvimento desportivo.
Ver detalhes do destaque
 Logotipo do Comité Paralímpico Português

Eventos

12
Nov

 Sobre fundo amarelo e branco, uma guitarra e o texto: save the date! | XV Encontro Internacional de Musicoterapia.

XV Encontro Internacional de Musicoterapia

Atualizado: 03/10/2022

Assinalando o Dia Europeu da Musicoterapia, que é celebrado a 15 de novembro, o próximo Encontro Internacional de Musicoterapia acontecerá no dia 12 de novembro, às 14h00, em formato online, e terá como tema "Musicoterapia nas instituições".

O encontro organizado anualmente pela APMT - Associação Portuguesa de Musicoterapia soma já quinze edições e, uma vez mais, contará com o contributo de vários oradores internacionais, desta vez com experiência em diversos contextos institucionais.

Fique atento à página de Facebook da APMT para mais informações e para saber quando se pode inscrever!

Ver evento

16
Out

 Cinco atores em palco vestidos à moda de 1800.

Teatro "A Reconquista de Olivenza" | Com AD e LGP

Atualizado: 03/10/2022

Em cena no palco da sala Luís Miguel Cintra, do Teatro São Luiz, está a peça "A Reconquista de Olivenza", com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves e composição e orquestração por Filipe Raposo.

No dia 16 de outubro, DOMINGO, às 17h30, haverá uma sessão com Audiodescrição (AD) e Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Consulte aqui mais informação.

Ver evento