Apresentação do guia "Metodologia de Voluntariado Apoiado: As pessoas com Deficiência como Agentes de Mudança" | 29 de setembro
2ª Sessão sobre o SAPA - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio
02
Out
Segunda conferência internacional da Plataforma de Direitos Humanos
Atualizado: 25/09/2023
A Plataforma de Direitos Humanos em Portugal promove, a 2 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma conferência internacional sobre as sinergias entre organizações e os desafios que se colocam à área dos Direitos Humanos.
Estarão presentes o relator especial da ONU sobre os Defensores do Ambiente pela Convenção de Aarhus e ex-relator especial da ONU sobre a situação de Defensores de Direitos Humanos (2014-2020), Michel Forst, Maria Amor Estébanez, da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, Katrien Meuwissen, Líder da Equipa de Direitos Humanos na European Network of National Human Rights Institutions, entre outros. Nesta conferência, haverá também espaço e oportunidade de ouvir relatos sobre experiências de trabalho em rede entre organizações da sociedade civil em Portugal.
A conferência terá lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A manhã será de acesso livre.
Durante a tarde, dois workshops – “Comunicação para a visibilidade do trabalho da sociedade civil” e “Sustentabilidade e Candidaturas a Financiamentos”, dirigidos a representantes de organizações da sociedade civil, pretendem promover a reflexão conjunta, a troca de práticas e a partilha de ferramentas. O registo prévio é obrigatório.
28
Set
Blue Surf Festival
Atualizado: 21/09/2023
Viana do Castelo é capital europeia da inclusão com o Blue Surf Festival
Surf inclusivo, experiências de surf e de skate para diferentes públicos, concertos, conferências, exposições permanentes e temporárias e formação avançada para treinadores de surf constituem os grandes destaques do Blue Surf Festival, que se vai realizar em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto.
Neste evento, o Surf Clube de Viana (SCV) pretende, principalmente, impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental.
O Blue Surf Festival, que visa envolver sobretudo a comunidade vianense surfista e não surfista, está incluído no projeto pan-europeu BLUESURFEST, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport.
Trata-se de um projeto, que dando continuidade ao INCLUSEA − Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing, prevê a organização de seis festivais de surf inclusivos, nos seis países europeus parceiros do BLUESURFEST.
Em Portugal, este projeto tem como parceiro o SCV.
Nos dias 28 e 29 de setembro, este festival, também integrado na Semana Europeia do Desporto #BeActive, vai celebrar o Dia Europeu do Desporto na Escola. Serão cerca de 200 os alunos dos nonos anos do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola convidados a ter experiências de surf.
Concertos de três bandas formadas por surfistas “Souls of Fire”, “Du Nothin” e “Tutti Tasty”, junto ao CAR Surf de Viana, encerram o programa de 29 de setembro.
Nos dias 29 e 30, também os alunos das três turmas do 1º ciclo vencedoras do concurso “Oceano é Vida”, e cujos trabalhos já estão expostos no CAR Surf de Viana, vão ter oportunidade de vivenciar experiências de surf e de skate.
O sábado, 30 de setembro, último dia da Semana Europeia do Desporto, será um dia aberto com destaque para experiências de surf inclusivo (surf adaptado, Blue Gym +65, “Wolfy” SurfingDog e social) e para dois painéis de conferências, intitulados “Inclusive Surfing” e “Culture, Performance, Safety & Sustainability”. Ainda haverá duas sessões/exposições temporárias: “Atelier ao Vivo”, pela APPACDM; e “Realidade virtual 360º”, pela 13 Grados.
No último dia do evento, 1 de outubro, haverá uma formação Avançada para Treinadores com o conceituado australiano Martin Dunn.
Com uma duração de 8h00, esta formação está acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Também vai realizar-se o Get Together Volunteering, que vai juntar ex-voluntários e atuais voluntários nacionais e internacionais.
À exposição permanente no CAR Surf dos trabalhos escolares vencedores do concurso “Oceano é Vida” juntam-se as exposições Pranchas “Deslizantes Leão” e Pranchas “Stray Dogs”. Ainda, numa ação concertada com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, estará patente a Exposição Viagem do Lixo Marinho e trabalhos do Mar de Experiências, projeto de divulgação e valorização da cultura costeira.
Além do Surf Clube de Viana, O BLUESURFEST tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.
Boas Ondas! Melhor Surf inclusivo!