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Língua Gestual Portuguesa disponível para cidadãos surdos através do SNS24

22/04/2020

Os cidadãos surdos vão passar a dispor de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24. A partir desta terça-feira, 21 de abril, esta linha vai dispor de seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

O site do SNS24 vai dispor de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

De sublinhar que o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.

Atualmente,  está disponível um canal de conversação no site do SNS24, que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha que esta é uma “iniciativa muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a este serviço. O Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destaca ainda que “a disponibilização desta nova ferramenta vem reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para trás”.