Notícias

 Corredor com uma prótese numa perna, ao fundo bancadas azuis de um estádio.

"Rising Phoenix" (Fénix Ascendente) - Um hino ao Desporto Adaptado

Atualizado: 18/09/2020

“ Rising Phoenix ” (Fénix Ascendente) é o mais recente filme sobre o Movimento Paralímpico, lançado na plataforma Netflix. O filme faz uma viagem pela história do Movimento Paralímpico, desde a sua criação em 1948 até aos últimos Jogos do Rio2016. O seu conteúdo gira à volta de nove atletas paralímpios inspiradores que nos relatam as suas próprias histórias comoventes. O presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC) – Andrew Parsons escreveu na sua página de Twitter que “ Quem assistir a este filme compreenderá não só o que o Movimento Paralímpico representa, mas terá uma visão diferente ou uma atitude diferente para com pessoas com deficiência. Porque é impossível que vejas este filme e permaneças o mesmo… Por isso, acreditamos que será uma mudança de jogo para o Movimento Paralímpico, e também no que diz respeito à consciencialização da deficiência lá fora. ” A Netflix disponibilizou esta película em 30 idiomas e com áudio descrito em 10 idiomas. Haverá também legendas para surdos em 31 idiomas. Existe ainda a possibilidade duma transcrição descritiva em inglês que fornece informações visuais e áudio para serem lidas através de um dispositivo braille. Este projecto cinematográfico está a ter um impacto significativo na perceção da importância do Movimento Paralímpico Internacional, possibilitando que qualquer cidadão compreenda a mensagem mobilizadora que ela incute a todos nós. A dimensão global deste projeto, e por ser estreado num momento tão singular da História da Humanidade, faz reacender a reflexão sobre os valores do IPC, da determinação, igualdade, inspiração e coragem.
Ver notícia
 Logótipo do Selo de usabilidade e acessibilidade de um dos sites do Governo de Portugal

INR obtém o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade

Atualizado: 17/09/2020

  O site do INR obteve o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade ! Esta distinção resultou dum trabalho, realizado ao longo dos últimos meses e que envolveu a participação de pessoas com deficiência, seus familiares e técnicos de instituições, aos quais queremos, mais uma vez, agradecer. Foi com eles e para eles que: assegurámos o acesso à informação e aos serviços; melhorámos a experiência de utilização do site; simplificámos e tornámos mais eficiente para todos os cidadãos, nomeadamente aqueles que necessitam de recorrer a tecnologias de apoio para a utilização deste serviço público online. O site do Instituto Nacional para a Reabilitação é agora um exemplo para todas as entidades, públicas e privadas, do caminho a seguir para para garantir a igualdade no direito à  acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis, cumprindo as normas do   DL 83/2018, de 19 de outubro, que determina que os sites da Administração Pública, e não só, deverão estar acessíveis até ao dia 23 de setembro de 2020. A jornada para a obtenção do selo foi bem sucedida porque foi realizada em equipa. Agradecemos, assim, a dedicação da equipa do Instituto de Informática da Segurança Social e o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.
Ver notícia
 Iniciativas de 17 a 27 de outubro | 24 de outubro | digital ou presencial o que conta é participar | inscreva a sua iniciativa | 10 anos de igualdade, inclusão e participação

Dia Municipal para a Igualdade | Inscrição de iniciativas

Atualizado: 16/09/2020

O Dia Municipal para a Igualdade comemora 10 anos de existência. A presente edição, contará com diversas iniciativas, sobretudo em formato digital,  entre os dias 17 e 27 de outubro. Tal como as edições passadas, o Dia Municipal para a Igualdade 2020 será uma iniciativa construída coletivamente e que resulta da vontade das organizações da sociedade civil, do poder local e empresas, de celebrarem os valores da Igualdade. Por isso, muito gostaríamos de poder contar com a sua iniciativa. Convidamo-lo/a a inscrever a sua atividade neste formulário até ao dia 12 de outubro.  Esta é uma iniciativa de cidadania local. Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento!
Ver notícia
 Grande plano de duas cadeiras anfíbias sobre passadiços de madeira até á água numa praia fluvial.

Prémio Praia + Acessível 2020 – Candidaturas até ao dia 30 de setembro

Atualizado: 16/09/2020

Encontra-se aberto o período de apresentação de candidaturas ao  Prémio Praia + Acessível 2020 , até ao próximo dia 30 de setembro (quarta-feira)! Este prémio distingue as duas zonas balneares galardoadas pelo  Programa Praia Acessível - Praia para Todos!  cujas candidaturas evidenciem que, ao longo da presente época balnear, realizaram as melhores práticas de acessibilidade, inclusão e serviços de apoio, proporcionando às pessoas com mobilidade condicionada a plena fruição destes espaços de lazer através de uma experiência globalmente gratificante. Para mais informação, e acesso ao regulamento e ao formulário de candidatura ao Prémio, consultar os sítios web dos promotores:  Instituto Nacional para a Reabilitação ,  Agência Portuguesa do Ambiente  e  Turismo de Portugal .
Ver notícia
 Fundo azul com estrelas amarelas representando pessoas, as quais estão ligadas entre si.

Acesso a serviços essenciais para pessoas com baixos rendimentos na Europa – Análise das políticas em 35 países

Atualizado: 10/09/2020

O relatório “ Acesso a serviços essenciais para pessoas com baixos rendimentos na Europa – Análise das políticas em 35 países ” da European Social Policy Network (ESPN), publicado pela Comissão Europeia, analisa o acesso a seis serviços essenciais (água, saneamento, energia, transportes, serviços financeiros e comunicações digitais) por pessoas com baixos rendimentos nos 27 países da União Europeia e em 8 países não pertencentes à União Europeia.  Este documento evidencia a necessidade de fazer mais a nível nacional e da UE para garantir serviços essenciais, a preços acessíveis a todos, em conformidade com o  Pilar Europeu dos Direitos Sociais , e faz várias recomendações para atingir os objetivos a que se propõe.  O relatório também destaca a importância de garantir que as medidas de apoio sejam sustentadas por estruturas políticas abrangentes, bem como mecanismos eficazes de monitorização, avaliação e governança. O relatório relativo a Portugal pode ser consultado aqui .
Ver notícia
 Calculadora preta sobre papel com números.

Consulta de regulamento do apoio financeiro ao funcionamento das ONGPD

Atualizado: 09/09/2020

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., torna público que foi publicado o Aviso n.º 13348-B/2020 - Diário da República n.º 175/2020, 2º Suplemento, Série II de 2020-09-08 142338894, referente à consulta publica para revisão do regulamento  do apoio financeiro ao funcionamento das ONGPD de âmbito genérico, ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 100.º e de acordo com o previsto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo. Nestes termos, convidam-se todos os interessados a pronunciarem-se sobre o seu teor, por escrito, endereçando sugestões para o email: inr@inr.mtsss.pt no prazo de 30 dias úteis, a contar do dia 8 de setembro.
Ver notícia