Prémio Praia + Acessível

O Prémio Praia + Acessível tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.

Lançado em 2009, este prémio anual é atribuído por um júri nacional composto por um representante de cada um dos organismos abaixo e por um representante do patrocinador da edição do concurso:

São atribuídos prémios aos 1º e 2º classificados, constituídos por equipamentos destinados a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, podendo ainda o júri decidir atribuir uma menção honrosa.

Podem candidatar-se as Câmaras Municipais com zonas balneares classificadas como acessíveis no âmbito do Projeto "Praia Acessível, Praia para Todos", podendo cada município candidatar, em cada ano, apenas uma zona balnear, elegendo-a em função das condições de acessibilidade diferenciadas que apresenta.

As candidaturas ao Prémio devem ser remetidas ao Instituto Nacional para a Reabilitação, até ao dia 30 de setembro de cada ano, conforme previsto no Regulamento e de acordo com o Formulário de Candidatura.

Até à data, foram vencedoras neste concurso as seguintes zonas balneares:

2009 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António) e o 2º, à Praia da Comporta (concelho de Grândola).

2010 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Luz (concelho de Lagos) e o 2º, à Praia da Comporta (concelho de Grândola).

2011 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Comporta (concelho de Grândola) e o 2º, à Praia da Conceição (concelho de Cascais).

2012 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia da Conceição (concelho de Cascais) e o 2º, à Praia de Miramar (Concelho de Vila Nova de Gaia), tendo sido, ainda, atribuída uma Menção Honrosa à Praia fluvial de Valhelhas (concelho da Guarda).

2013 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia do Senhor da Pedra (concelho de Vila Nova de Gaia) e o 2º, à Praia da Luz (concelho de Lagos).

2014 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia fluvial de Pampilhosa da Serra (concelho de Pampilhosa da Serra) e o 2º, à Praia da Luz (concelho de Lagos).

2015 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia de Vilamoura (concelho de Loulé) e o 2º, à Praia fluvial de Fraga da Pegada (concelho de Macedo de Cavaleiros).

2016 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia de Valadares Sul (concelho de Vila Nova de Gaia) e o 2º, à Praia fluvial de Avô (concelho de Oliveira do Hospital).

2017 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia do Ouro (concelho de Sesimbra) e o 2º, à Praia fluvial de Fraga da Pegada (concelho de Macedo de Cavaleiros). Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Praia fluvial de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz).

2018 - O 1º Prémio foi atribuído à da Nazaré (concelho de Leiria) e o 2º, à Praia fluvial de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz). 

 

Prémio "Praia + Acessível" 2019

Está a decorrer, até 30 de setembro, o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Praia + Acessível 2019.

Este prémio distingue, em cada época balnear, as duas zonas balneares galardoadas pelo Programa Praia Acessível - Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem ter sido proporcionada às pessoas com mobilidade condicionada uma superior qualidade da fruição destes espaços de lazer. 

Pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam claras mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estes visitantes, bem como a existência de atividades desportivas, pedagógicas e de animação inclusivas e de uma comunicação consistente da oferta existente.

Pode consultar igualmente os websites dos outros promotores: APA e TP.

Documentos disponíveis para descarregar: