Balcão da Inclusão
Atualizado: 23-10-2024
O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência.
Neste contexto, disponibiliza informação:
- por telefone
- por escrito
- por vídeo chamada para pessoas surdas*
- presencialmente
*este atendimento ocorre com marcação prévia, solicitada por escrito para o correio eletrónico balcaodainclusao@inr.mtsss.pt.
Sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.
As principais temáticas são:
- Acessibilidade
- Atendimento prioritário
- Atestado Médico de Incapacidade Multiuso
- Benefícios fiscais
- Cultura, desporto e lazer
- Educação
- Emprego e formação profissional
- Estacionamento
- Habitação
- Intervenção Precoce
- Modelo de Apoio à Vida Independente
- Não discriminação
- Parentalidade
- Prestação Social para a Inclusão
- Produtos de apoio/Ajudas técnicas
- Proteção Social
- Saúde
O Balcão da Inclusão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Contactos
Morada: Av. Conde Valbom nº 63, 1069-178 LisboaTelefone: 217 929 500
Email: balcaodainclusao@inr.mtsss.pt
Outros Balcões disponíveis:
- Nos Centros Distritais da Segurança Social: Balcões da Inclusão (19)
- Nas Câmaras Municipais: Rede Balcões da Inclusão - Outubro de 2024