Biblioteca

Atualizado: 25-09-2020

A Biblioteca do INR, especializada em temáticas relacionadas com as várias áreas da deficiência, oferece em regime de livre acesso, presencialmente e à distância, um serviço de apoio à pesquisa de informação no seu catálogo. Dispõe de um computador adaptado com leitor de ecrã e impressora Braille, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (com marcação) e empréstimo domiciliário.

Pode consultar o Catálogo da Biblioteca, on-line, através do Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas.

Consulte as edições de carácter científico e técnico na área da deficiência, publicadas pelo INR:

Consulte também a nossa página de Facebook.

Horário e contactos

A Biblioteca está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

No entanto, o atendimento na biblioteca só é efetuado com marcação prévia para o email: inr-biblioteca@inr.mtsss.pt.

Telefone: (+351) 215 952 760

AVISO IMPORTANTE

Com o objetivo de garantir as condições de segurança e higiene de todos durante a pandemia de Covid-19, foram estipuladas novas regras de utilização dos serviços e espaço da Biblioteca, adaptados às orientações da Direção-Geral da Saúde e às determinações da Resolução do Conselho de Ministros.

Estas medidas preventivas COVID-19 não dispensam uma leitura atenta do Regulamento da Biblioteca.

MEDIDAS PREVENTIVAS COVID-19

O atendimento presencial é realizado APENAS COM MARCAÇÃO PRÉVIA, efetuada através dos contactos disponibilizados nesta página, indicando a data e hora preferidas. A confirmação do dia para o atendimento presencial será dada pela mesma via.

A utilização do espaço da biblioteca é limitada a 2 utilizadores em simultâneo e ao tempo estritamente necessário, não ultrapassando as 2 horas.

Deve aguardar pela técnica para entrar no espaço da biblioteca.

São obrigatórios o equipamento de proteção individual e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, de acordo com as indicações da Direção-Geral da Saúde.

As mãos devem ser desinfetadas à entrada e à saída da Biblioteca, com o desinfetante de base alcoólica/álcool-gel disponibilizado.

Os percursos de circulação sinalizados no pavimento devem ser seguidos obrigatoriamente, e mantido o distanciamento mínimo de segurança de 2 metros.

Não é permitido aceder ao equipamento de consulta e aos livros diretamente das estantes, sendo garantido o apoio pela Técnica da biblioteca.

Após consulta, os livros devem ser deixados em cima da mesa para serem isolados em quarentena por 72horas.

O serviço de apoio à distância para a pesquisa de informação no catálogo da Biblioteca pode ser solicitado através de correio eletrónico e telefone, durante o horário e para os contactos indicados nesta página.

O serviço de empréstimo domiciliário é disponibilizado com reserva prévia, através do catálogo ou correio eletrónico da Biblioteca. Sendo a entrega dos livros reservados realizada mediante marcação prévia.

Visite-nos em segurança. Aposte no conhecimento em prol da inclusão e participação das pessoas com deficiência!