National Institute for Rehabilitation
Planning, Coordination and Implementation of National Policies for the Promotion of the Rights of Persons with Disabilities
INR promove sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível” na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa
No dia 28 de novembro, a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, acolheu a sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”, uma iniciativa conjunta da Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e da própria Biblioteca Municipal, em parceria com o Centro de Recursos para Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (CRID-IPL) e o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira (CED AACF), da Casa Pia de Lisboa. A abertura esteve a cargo de Miguel Bentes, Diretor da Biblioteca Municipal, e de Sónia Esperto, Presidente do INR, que destacaram o impacto dos livros multiformato na promoção da igualdade de oportunidades, reforçando que literacia e participação cultural são direitos efetivos para todas as Pessoas. Durante a manhã, a sessão foi conduzida por Célia Sousa, Coordenadora do CRID-IPL, e Paula Liques, Diretora Técnica do CED AACF, e dirigida a profissionais de bibliotecas públicas e escolares, mediadores/as de leitura e responsáveis por serviços educativos. O objetivo foi divulgar a importância dos livros multiformato nos acervos e partilhar boas práticas que promovem a inclusão e o acesso universal à leitura, evidenciando o papel essencial das bibliotecas na democratização da literatura. À tarde, as atividades destinaram-se a crianças do ensino básico, famílias, mediadores/as de leitura e comunidade educativa. Técnicas do INR e da Casa Pia dinamizaram experiências sensoriais e práticas, como “Hora do Conto em multiformato”, “Vamos passear”, “Lego Braille Bricks” e “Caixa dos Sentidos”, permitindo aos participantes aprender sobre leitura acessível, escrever o nome em braille e língua gestual, percorrer espaços com barreiras de olhos vendados e explorar elementos da natureza através do tato. O CRID, representado por Célia Sousa, e o CED AACF, por Paula Liques, ofereceram à Biblioteca Municipal um conjunto de livros multiformato, reforçando o compromisso com a inclusão. Este dia foi marcado pela partilha, reflexão e compromisso, evidenciando o empenho das instituições envolvidas na construção de bibliotecas mais inclusivas, capazes de responder às necessidades de todas as Pessoas, independentemente das suas capacidades ou condição. A parceria entre o INR, o CRID e o CED AACF continuará a dinamizar iniciativas que promovam o acesso à leitura para todas as Pessoas.
View highlight details Visita do Projeto Clube de Cidadania ao INR
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. recebeu, no dia 26 de novembro, a visita do Projeto Clube de Cidadania – Eu tenho direito a ter direitos!, promovido pela Inovar Autismo. Este projeto, cofinanciado pelo INR, tem como objetivo testar uma metodologia piloto e inovadora de empoderamento de jovens autistas enquanto autorrepresentantes e ativistas defensores de seus direitos humanos, cívicos, sociais e políticos. A visita, inserida na terceira fase do projeto que contempla desenvolvimento no terreno de ações de iniciativa teórico prática, contou com a presença de várias pessoas que integram o projeto. Após o acolhimento pela Presidente deste Instituto, seguiu-se uma breve exposição sobre diversas temáticas, como a queixa por discriminação, produtos de apoio, vida indepentente, festivais acessíveis e formação. De seguida, realizou-se a visita à sala de atendimento do Balcão da Inclusão, Biblioteca e à sala de gravação da Língua Gestual Portuguesa. Desta forma, todas as pessoas puderam conhecer melhor os seus direitos e tomar contacto com diversos serviços e apoios disponíveis, fortalecendo o seu conhecimento, autonomia e competências para exercer uma cidadania ativa. Para mais informações sobre o projeto: https://www.inovarautismo.pt/projeto/clube-de-cidadania-direito-a-ter-direitos/
View highlight details INR e ASSOL promoveram 3 dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa com Jack Pearpoint e Lynda Kahn
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. dinamizou em parceria com a ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões três dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa. Nos dias 20 e 21 de novembro, decorreu no auditório do INR, I.P. um curso que juntou profissionais de várias organizações e regiões do país, que aprofundaram e aprenderam a utilizar o Planeamento Centrado na Pessoa como metodologia de trabalho. De cariz iminentemente prático, este curso apresentou às pessoas participantes os valores básicos da inclusão e do trabalho centrado na pessoa, ofereceu uma introdução à facilitação e registo gráfico, desenvolveu competências em facilitação de processos, apresentou e utilizou ferramentas para aprofundar a prática da escuta, além de demonstrar uma das abordagens do Planeamento Centrado na Pessoa – a utilização do PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope). Já na manhã do dia 22, realizou-se um encontro onde pessoas com deficiência e famílias tiveram a oportunidade de aprender, partilhar experiências e preparar juntos o caminho para um futuro mais inclusivo. Ambos os momentos foram dinamizados por Jack Pearpoint e Lynda Kahn, precursores da metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa, que ao longo de três dias partilharam o conhecimento acumulado de mais de 40 anos de experiência em contextos institucionais e comunitários, utilizando o Planeamento Centrado na Pessoa para promover mudanças individuais e organizacionais. Os autores ofereceram ainda um exemplar do livro “The PATH & MAPS Handbook: Person-Centered Ways to Build Community” à Biblioteca do INR, I.P., que dispõe de vários recursos sobre a temática, que podem ser consultados AQUI . Foram três dias excecionais e de grande aprendizagem que ficarão certamente na memória de todas as pessoas.
View highlight details Selo — Espaços Culturais Acessíveis e Inclusivos (SECAI).
Foi publicada, dia 5 de dezembro, a Portaria n.º 432/2025/1, de 5 de dezembro , que cria o Selo — Espaços Culturais Acessíveis e Inclusivos (SECAI). Este novo selo distingue os espaços culturais que asseguram boas condições de acessibilidade física, digital e comunicacional, promovendo uma oferta cultural verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. O SECAI abrange duas categorias de espaços culturais e pode ser atribuído em três níveis — Bronze, Prata e Ouro — consoante o cumprimento dos requisitos definidos no regulamento. As entidades públicas e privadas responsáveis por espaços culturais podem apresentar candidatura através do Portal gov.pt, submetendo a documentação prevista no regulamento. O INR, I.P. divulgará nos seus canais oficiais a lista atualizada dos espaços distinguidos com o selo.
View highlight details Beach + Accessible Award 2025 - Dissemination of Results
The results of the 17th edition of the Praia + Accessible Award are now available. The Jury of the Praia + Accessible Award – composed of representatives of the National Institute for Rehabilitation, I.P., which chairs, the Portuguese Environment Agency, I.P., Turismo de Portugal, I.P., the Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação and the sponsor of the Award, the company IACESS, Lda. – decided to give the following classification: 1st Prize Coastal Beach - São Lourenço Beach, Mafra Municipality; 1st Prize Praia Interior – Praia da Fraga da Pegada, from the Municipality of Macedo de Cavaleiros. Consult HERE For more information about this award.
View highlight details Tokyo2025 Deaflympics - Portuguese participation awarded with 6 medals and 2 diplomas!
The Tokyo 2025 Deaflympics , which took place between 15 and 26 November, brought together around 3,000 hearing-impaired athletes from around 80 countries competing in 21 sports. This important event marks the centenary of this multi-sport event, whose first edition took place in 1924. Our country participated for the ninth time in this competition, since its debut in Sofia in 1993, having won since then a total of 19 medals (eight gold, four silver and seven bronze). Portugal was represented with 13 participants, who competed in five modalities: athletics, cycling, judo, swimming and shooting. National athletes compete in athletics, with five – Francisco Laranjeira, Gustavo Pereira, Hemilton Costa, Margarida Silva and Ricardo Gomes. In swimming, with four — Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas and Tiago Neves. In cycling, André Soares, who won two medals in the last edition of the competition contested in Caxias do Sul, Brazil, in 2022, and João Marques will defend the national colors, while in judo will mark the presence of Joana Santos, who has four medals in Deaflympics in the palmarés. Nuno Esteves will be our representative in the shooting. Portugal has won six medals: three gold medals, two silver and one bronze at the Tokyo 2025 Deaflympics, in what was his best performance ever, especially Margarida Silva, André Soares and Joana Santos. Margarida Silva won two gold medals and one silver in athletics, André Soares one silver and one bronze in cycling and Joana Santos one gold in judo. In athletics the three medals were all obtained by Margarida Silva, gold in the 800m and 5,000m and silver in the 1,500m. In cycling, André Soares won the silver medal in the individual time trial and was bronze in the points race. In judo was Joana Santos who also contributed to the huge participation of the Portugal team in Tokyo and was in evidence by snatching gold in the -57kg category, revalidating the title achieved three years ago in Caxias do Sul, Brazil. Also worth mentioning are the athletes Francisco Laranjeira, who was fourth in the 5,000 meters and João Marques was seventh in the road race, in the distance of 100 kilometers. Both have secured two deaflympic diplomas. This sporting event, held every four years, is organized by the International Committee of Sport for the Deaf (ICSD), was created in 1924 and in 1955 was admitted by the International Olympic Committee (IOC) as an international federation. The Tokyo2025 edition was the centenary games. To participate in the Games, athletes must have lost 55 decibels in their "best ear", not being allowed to use any hearing aids or implants. The host city of the 2029 Summer Olympics for the Deaf has not yet been defined, with Athens, Greece, and Zagreb, Croatia, the candidate cities. CREDITS OF THE IMAGE: PARALIMPIC COMMITTEE OF PORTUGAL
View highlight details Segurança Social Direta - Pedido de Subsídio de Educação Especial
Já pode pedir o Subsídio de Educação Especial online, através do Portal da Segurança Social, de forma simples e rápida, sem necessidade de deslocação a um balcão de atendimento. Este subsídio é um apoio financeiro destinado a crianças e jovens até aos 24 anos com deficiência permanente, com o objetivo de ajudar a suportar despesas relacionadas com a frequência de estabelecimentos adequados ou com apoio individual prestado por técnicos especializados. Para efetuar o pedido, basta aceder ao menu: Família > Deficiência e Incapacidade > Subsídio de Educação Especial > Consultar e pedir Subsídio de Educação Especial , e preencher os dados solicitados. Com esta funcionalidade, é possível: Registar pedidos para apoio individual por técnico especializado ou para frequência de estabelecimento de educação especial; Acompanhar o estado do pedido após o registo; Solicitar o reembolso de despesas com educação especial, tornando o processo mais rápido e eficiente. Este serviço foi criado para oferecer maior comodidade e agilidade, permitindo que se concentre no que realmente importa. Se ainda não está registado/a na Segurança Social Direta, consulte o folheto informativo para saber como fazê-lo. Para mais detalhes sobre o processo, assista ao vídeo explicativo .
View highlight details Regulation on financial support for the operation of general NGOPDs published in RD and launch of applications for 2026
The Regulation on financial support for the operation of Non-Governmental Organisations of Persons with Disabilities (NGDOs) of general scope, Regulation No. 1205/2025, was published in the Portuguese Official Gazette (Diário da República) on 3 November. It defines the conditions for accessing, allocating and implementing financial support for the operation, as well as the rules and procedures governing the respective applications and implementation. According to its Article 5, applications for 2026 will run from 15 November to 31 December 2025. A call for applications will be launched on 12 November. Consult the new Regulation HERE .
View highlight details Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026 com candidaturas abertas
The ‘School Alert!’ Competition 2025/2026, an initiative of the National Institute for Rehabilitation, I.P., is open to children in Pre-School Education and to students and students in Basic and Secondary Education, to promote projects and ideas that promote inclusion in schools and communities, ensuring that everyone has the opportunity to participate. Applications may be submitted until 28 February 2026. The competition inviting children and young people, with the support of their teachers, to submit projects that integrate the inclusion of persons with disabilities, active citizenship and a culture of non-violence, is organised in three categories: Pre-School Education and 1st Cycle, 2nd and 3rd Cycles and Secondary Education. Projects ranked in the top three places in each category receive financial support – €2,000 for 1st place, €1,000 for 2nd place and €750 for 3rd place – as well as trophies and diplomas. The 2025/2026 edition takes place in the year in which the Single Strategy for the Rights of Children and Youth 2025-2035, approved by the Government in February, was published. The competition aims to involve schools in creating accessible and inclusive educational environments, ensuring learning and participation opportunities for all learners. Established in 2003/2004, ‘Escola Alerta!’ has already involved more than 30,000 students, 4,000 teachers and more than 1,000 schools. In the 2024/2025 edition, 2109 students and 161 teachers from 28 schools from 11 districts participated, with projects on inclusion and accessibility. See the rules and conditions for participation in https://www.inr.pt/escola-alerta For a school where every person counts. For a school where every person makes a difference.
View highlight details





