Campanha

Questionário | Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022

Atualizado: 23/02/2021

A ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, enquanto Ponto Focal Nacional (PFN) da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), em parceria com o CEC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro, enquanto embaixador EU-OSHA em Portugal no âmbito das atividades da Enterprise Europe Newtork (EEN), lançaram um questionário no âmbito da campanha europeia Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a carga 2020-2022 . Este questionário tem como objetivo analisar a importância da intervenção, numa fase precoce, para evitar lesões e promover a saúde musculoesquelética nos locais de trabalho. As lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) são extremamente comuns entre os trabalhadores na Europa e a sua prevenção e gestão eficazes devem ser uma das principais prioridades nas empresas. O preenchimento do questionário durará menos de 3 minutos e pode ser feito até ao dia 1 de março de 2021.
Ver notícia
 Conjunto de lápis dispostos em circulo

Nota informativa: Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.

Atualizado: 22/02/2021

Em virtude da publicação em Diário da República da Lei n.º 4-B/2021 , de 1 de fevereiro, que determina a suspensão dos prazos nos procedimentos administrativos, no que diz respeito à prática de atos por particulares, como sucedeu no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P., informa-se que a publicação da lista definitiva das candidaturas admitidas e excluídas do referido Programa, prevista para dia 22 de fevereiro 2021, foi adiada para data oportuna.
Ver notícia
 Logotipo da presidência portuguesa da União Europeia

Programa da Presidência Portuguesa do Conselho da Comissão Europeia, no âmbito da Comissão do Emprego, dos Assuntos sociais e da Inclusão (EPSCO)

Atualizado: 22/02/2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho foi divulgado o programa da Comissão nas áreas do emprego, dos assuntos sociais e da inclusão (EPSCO), e mais concretamente da área do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,  com o lema “ Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital ”.   O programa integra a calendarização de reuniões do Conselho EPSCO, conferências e fóruns de alto nível e reuniões técnicas e institucionais.   Pode consultar o programa aqui .
Ver notícia
 Uma mão presa por uma raio a um cérebro humano

22 de fevereiro - Dia Mundial do Pensamento

Atualizado: 22/02/2021

Com o lema “ Unidos pela Paz ”, comemora-se no 22 de fevereiro, o Dia Mundial do Pensamento , com o objetivo de criar um tempo de reflexão sobre os contributos de cada cidadão / cidadã na promoção da Paz, no sentido do desenvolvimento de uma sociedade com mais e melhor solidariedade, fraternidade, equidade e oportunidades de plena inclusão para Todos. Acresce que esta oportunidade serve igualmente para relevar a importância do Pensamento aberto e ativo, como fator cada vez mais determinante para a sustentabilidade da inovação dos projetos de mudança de mentalidades e criação de condições de Qualidade de Vida, em contextos de Paz. Esta efeméride remonta a 1926, sendo criada na 4.ª Conferência Mundial de homenagem a Lord Baden- Powell e sua esposa, ambos nascidos a 22 de fevereiro, mas com o decorrer dos tempos, saiu da esfera do Movimento Escutista e tornou-se numa importante iniciativa mundial.  Para saber mais, clicar aqui .
Ver notícia
 desenho do planeta Terra com várias mãos coloridas, abertas, em volta.

Dia Mundial da Justiça Social | 20 de fevereiro

Atualizado: 19/02/2021

O Dia Mundial da Justiça Social comemora-se, todos os anos, a 20 de fevereiro. A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com a Resolução A/RES/62/10 , e celebrada pela primeira vez em 2009. O objetivo do Dia Mundial da Justiça Social é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados. Diariamente, são colocadas barreiras às pessoas pelo seu género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência. O próprio sítio onde a pessoa nasce acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consume 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial. Nesta data, a ONU faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais e realizam-se diferentes iniciativas pelo mundo para promover a justiça e a igualdade social. No ano de 2021, o lema é Um Apelo à Justiça Social na Economia Digital .
Ver notícia
 Desenho de um comboio antigo, preto e vermelho, que deita fumo pela chaminé, sobre um fundo de árvores.

Apresentação do livro multiformato “Comboio de Lata”

Atualizado: 19/02/2021

A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação vai realizar a sua 7.ª sessão de informação online, no dia 25 de fevereiro entre as 16h15 e as 17h00, na plataforma Zoom. Será apresentado o livro “Comboio de Lata” . Este é um livro que resultou de um projeto desenvolvido numa parceria entre o CRID® - Centro de Recursos para a Inclusão Digital, o Jardim de Infância da Boavista e a sua Associação de Pais e Encarregados de Educação. Escrito pelos alunos da Universidade Sénior da Marinha Grande, com ilustrações feitas pelas crianças do Jardim de Infância da Boavista, foi traduzido e adaptado para pictogramas pela Professora Doutora Célia Sousa e tem design gráfico da responsabilidade de Maurício Hilgert. Conceito de livro para todos, num único exemplar reúne texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com deficiência intelectual ou limitações de outra natureza. Possui também um código QR que remete para o site onde estão disponíveis as versões em audiolivro e videolivro em Língua Gestual Portuguesa para crianças surdas. O livro inclui acesso à música “Comboio de Lata” e a um conjunto de atividades que permitem a exploração da história. Faça a sua inscrição até ao dia 24 de fevereiro. O link para acesso ao evento será enviado a todos/as inscritos/as nessa data. A sessão inicia-se às 16h15, tendo a sala o acesso máximo a 90 participantes. Consulte o programa e participe!
Ver notícia