Notícias

 Histórias do João Balão | Menino verde segura enorme balão da mesma cor.

Projeto musical e literário acessível - Histórias do João Balão - 28 de outubro

Atualizado: 26/10/2020

O Instituto Nacional para Reabilitação convida para a apresentação do livro Histórias do João Balão , a realizar na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, pelas 15h00. Este livro, da autoria de Pedro Pestana, é um projeto musical e literário acessível, disponibilizado em audiolivro e em braille. Esta obra sensibiliza-nos para as questões da acessibilidade e de como muitas vezes a sua falta impede as crianças com deficiência de aceder aos livros e às vivências que a sua leitura permite. Demonstra também que a música constitui um recurso terapêutico no tratamento de crianças com deficiência. A partir das 15h00, e durante cerca de 40 minutos, junte-se a nós na  plataforma Zoom  e canal do You Tube do INR . Programa Abertura | Fátima Alves, Diretora de Serviços do INR Projeto musical e literário acessível - Histórias do João Balão | Pedro Pestana, Autor do livro e Doutorado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Tempo para questões Encerramento | Humberto Santos, Presidente do INR Participe!
Ver notícia
 3.º Encontro da Rede de Balcões da Inclusão

3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão

Atualizado: 26/10/2020

É já no próximo dia 28 de outubro, e à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, que irá começar o 3.º Encontro Nacional de Balcões da Inclusão, tendo por objetivo central estreitar laços entre os vários elementos participantes na Rede, designadamente os Balcões da Inclusão do INR, do Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.) e dos Municípios, assim como disseminar conhecimento relevante e partilhar as boas práticas existentes.   O evento realizar-se-á em 5 sessões, em formato webinar, com a duração de 1 hora, no período horário sempre das 10:30h às 11:30h.   Tendo como temas a serem abordados, os seguintes: Juntas médicas para atribuição de Atestado Médico de Incapacidade Multiuso; Prestação Social para a Inclusão; Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio; Modelo de Apoio à Vida Independente e Estatuto do Cuidador Informal; O impacto da pandemia de COVID-19 na vida das pessoas com deficiência; A participação de todos para a implementação de uma rede alargada de atendimento de proximidade para os cidadãos com deficiência e suas famílias é uma mais valia pelo que contamos com a sua presença! Inscreva-se aqui
Ver notícia
 cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação

4ª Edição da Academia FORMEM

Atualizado: 26/10/2020

A FORMEM (Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência) promove, entre os dias 26 e 30 de outubro, a IV edição da Academia FORMEM. Este ano, devido à pandemia, o evento realiza-se em regime de videoconferência, na plataforma Zoom, consistindo em conferências e palestras sobre temas relativos à deficiência e ao setor social, contando com diferentes convidados e temas por dia, numa partilha de conhecimento e na melhoria dos apoios e qualidade de vida das pessoas com deficiência.   A atividade insere-se no âmbito do projeto Apoiar através do Conhecimento, cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR,I.P.) em 2020 e conta com a participação do Presidente do INR, Humberto Santos, na Sessão de Abertura. Consulte a programação .
Ver notícia
 Na plataforma Zoom. Inovar Autismo.

Webinar| “Human Rights Matters” - Inovar Autismo

Atualizado: 23/10/2020

O seminário internacional da Inovar Autismo decorrerá no dia 24 de outubro pelas 09:30h, na plataforma Zoom, sob o tema: “Human Rights Matters”. Serão abordados temas relevantes como: i) autodeterminação e vida independente (painel no qual se fará um balanço do trabalho desenvolvido  pelos  CAVIS Alentejo e Setúbal e da Inovar Autismo); i) inovação nos direitos humanos (apresentação do projeto “Kit Direitos Humanos”, financiado pelo Programa “Portugal Inovação Social”, o qual envolve uma parceria da Inovar Autismo com 4 municípios, 2 empresas, escolas, grupos de escoteiros e outros grupos de educação não formal do Distrito de Setúbal;  iii) mediação para a inclusão (primeiros resultados em Portugal, Espanha, Itália, do Projeto Jovens Mediadores para a Inclusão, financiado pelo Programa Erasmus + e coordenado pela Inovar Autismo)  iv) políticas públicas de educação e emprego (estado da arte e desafios futuros). O evento terá a participação de oradores e moderadores com autismo e de representantes de quatro países europeus (Portugal, Espanha, Itália e Bélgica). A sessão de abertura conta com a presença da Sra. Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência Dra. Ana Sofia Antunes, e a sessão de encerramento com o Dr. João Costa Secretário de Estado da Educação. Consulte o programa: em português [PT]  /  english version [EN] . Inscreva-se neste link: https://forms.gle/dT6x8SpfzHauB2Us9
Ver notícia
 Pilar Europeu dos Direitos Humanos

Consulta pública - Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS)

Atualizado: 23/10/2020

A consulta pública relativa ao Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS) decorre, até 30 de novembro.  Esta iniciativa da Comissão, dirigida a todas as entidades públicas e privadas e a todos os cidadãos, tem como objetivo a recolha de propostas de iniciativas a nível da UE, nacional, regional ou local, ou de compromissos, que possam ser transpostas para medidas políticas ou iniciativas legislativas do Plano de Ação para a concretização dos 20 princípios enunciados no Pilar Europeu dos Direitos Sociais . O princípio 17 deste Pilar refere-se especificamente à Inclusão das pessoas com deficiência e determina que “As pessoas com deficiência têm direito a um apoio ao rendimento que lhes garanta uma vida digna, a serviços que lhes permitam participar no mercado de trabalho e na sociedade, e a um ambiente de trabalho adaptado às suas necessidades.” No anterior mandato da Comissão este princípio foi concretizado através da   lei europeia da acessibilidade que estabelece os requisitos comuns de acessibilidade a aplicar a determinados produtos e serviços essenciais, a fim de ajudar as pessoas com deficiência na UE a participar plenamente na sociedade. A apresentação deste Plano de Ação está prevista para o início de 2021, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Ver notícia
 Edifício em aço e e vidro da União Europeia com 5 bandeiras da UE, ao vento.

Programa de trabalhos da Comissão Europeia para 2021

Atualizado: 23/10/2020

Foi publicada no dia 20 de outubro, na página da Comissão Europeia, a Comunicação sobre o Programa de trabalhos da Comissão para 2021. O programa contém novas iniciativas legislativas, ao abrigo das seis principais ambições estabelecidas pela Presidente von der Leyen nas suas orientações políticas, dando seguimento ao seu primeiro discurso sobre o estado da União no qual afirmou que a Comissão continuará a construir uma União de Igualdade e defenderá o empenho da Europa na proteção dos valores da UE, bem como na inclusão e igualdade em todos os seus sentidos, independentemente do sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual.  Nesse sentido, no programa de trabalhos para 2021 a Comissão vai apresentar uma estratégia da UE sobre os direitos das pessoas com deficiência para assegurar a plena implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Para mais informações consulte a página da Comissão Europeia –  Representação em Portugal . O programa de trabalhos para 2021 pode ser consultado  aqu i (texto em inglês).
Ver notícia