Conjunto de lápis dispostos em circulo

Programa de Financiamento a Projetos | Pedidos de esclarecimento

Atualizado: 02/12/2020

Informa-se que, por deliberação de dia 27 de novembro de 2020, o júri prorrogou o prazo de prestação de esclarecimentos de candidaturas até ao próximo dia 17 de dezembro de 2020. Os pedidos de esclarecimento, devem ser formalizados, por escrito, através do email inr-projetos2021@inr.mtsss.pt .
Ver notícia
 Plano geral de uma praia fluvial, com duas cadeiras anfíbias sobre passadeiras que se estendem até à beira da água.

Prémio Praia + Acessível 2020 – Divulgação de resultados

Atualizado: 30/11/2020

Já se encontram disponíveis os resultados da 12.ª edição do Prémio Praia + Acessível . O Júri Nacional do Prémio – composto por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e da entidade patrocinadora do Prémio, este ano a empresa IACESS, Lda. – deliberou, por unanimidade, atribuir a seguinte classificação: 1.º Prémio – Praia de Albarquel, do Município de Setúbal     2.º Prémio – Praia da Nazaré, do Município de Nazaré     Foram distinguidas as duas zonas balneares galardoadas em 2020 pelo programa Praia Acessível – Praia para Todos! , cujas candidaturas evidenciaram melhores práticas, quer ao nível da qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada, quer do carácter inovador das soluções adotadas para prevenir a discriminação destes cidadãos e aumentar o seu grau de satisfação com as condições de usufruto ali proporcionadas. Nesta edição de 2020, um ano particularmente exigente para municípios e concessionários no referente à gestão das praias – devido aos requisitos de segurança impostos pela crise sanitária originada pela pandemia da Covid-19 – é de realçar, e enaltecer, não só a qualidade da maioria das candidaturas apresentadas, mas também o número expressivo de municípios do litoral e do interior que as apresentaram – sensivelmente o dobro, face à época balnear anterior –, dois factos que evidenciam o inquestionável investimento que as autarquias têm vindo a dedicar à promoção da acessibilidade para todos e da igualdade de oportunidades nos seus municípios, ao proporcionarem condições de acesso e usufruto cada vez mais seguras, confortáveis, dignas e inclusivas nestes seus importantes espaços de lazer. Consulte aqui mais informação sobre este Prémio.
Ver notícia
 desenhos de homens, mulheres e crianças| Jornadas de + perto

Jornadas De+Perto

Atualizado: 27/11/2020

A Associação Algarvia (AAPACDM) vai promover a segunda edição das JORNADAS DE+ , nos dias 2, 3 e 4 de dezembro , entre as 17h e 20h, nas plataformas Moodle e Zoom. As JORNADAS DE+ surgem no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. que visa a promoção da Inclusão Social e a educação para a cidadania. Estas jornadas, que têm o apoio do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P , pretendem constituir um espaço de discussão e informação, sobre o presente e o futuro da pessoa com deficiência em tempos de pandemia, e de  avaliação do atual cenário, este ano com uma proposta subordinada ao tema: “ DE+PERTO com Acessibilidade Digital ”. O Presidente do INR, Humberto Santos, participa na sessão de abertura deste evento. A inscrição é gratuita, mas obrigatória .
Ver notícia
 Logótipo aper, e-congress 2020 3-4 dez 21-23h aper.pt/e-congress.aspx

E-CONGRESS APER 2020

Atualizado: 27/11/2020

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação realiza o seu Congresso - e-CONGRESS 2020, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2020, entre as 21h e as 23h. No dia 3 de dezembro o Presidente do INR, Humberto Santos, participa na sessão de abertura deste congresso, a que se seguirá a apresentação da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, por parte das técnicas deste Instituto, Ana Patrícia Santos e Eva Bruno. No dia 4 de dezembro, serão discutidos vários temas relativos à Enfermagem de reabilitação. Mais informações e inscrição aqui.
Ver notícia
 Sobre fundo laranja, composição de letras e formas, a branco, rosa e grená, com texto: 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Celebrar a diversidade todos os dias, Construindo Melhor: em direção a um mundo pós - COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável

Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Atualizado: 27/11/2020

O Instituto Nacional para a Reabilitação convida para a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência sob o tema “Construindo Melhor: em direção a um mundo pós - COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável” . Esta comemoração decorre online, às 15h, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Para assistir a estas sessões basta entrar no Canal de YouTube do INR  e aguardar a transmissão.  2 de dezembro de 2020 | Acessibilidade à Comunicação, um direito para todos! 3 de dezembro de 2020 | No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência debatemos a importância da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 e o seu contributo no desenvolvimento social. Neste dia serão entregues os Prémios de Investigação e Desenvolvimento do INR 2020. 4 de dezembro de 2020 | Debatemos o Emprego para Todos – “Contributo do emprego para a inclusão social das Pessoas com Deficiência”. Consulte o programa para os três dias . A sua presença é importante!
Ver notícia
 Logotipo do MAVI - Modelo de apoio à vida independente.

Sessões de acompanhamento dos projetos piloto no âmbito do MAVI

Atualizado: 27/11/2020

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), em parceria com os programas operacionais, promoveu quatro sessões de acompanhamento dos projetos-piloto do programa Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) onde estiveram presentes elementos dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI). Devido à situação pandémica que atravessamos, estas sessões tiveram lugar em formato digital, na plataforma zoom profissional. A primeira sessão realizou-se com os CAVI da região Norte, no dia 19 de novembro, seguida da sessão da região Centro, no dia 23 de novembro, da região Alentejo, dia 25 e, por fim, a região do Algarve, no dia 27 de novembro. Todos os CAVI, sem exceção, marcaram presença na sessão da respetiva região. Para além dos elementos da equipa que acompanha o MAVI no INR, estiveram também presentes quatro elementos da equipa do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego nas primeiras três sessões, que correspondem ao território abrangido por este programa operacional e dois elementos do Programa Operacional do Algarve na sessão de dia 27, na sessão do Algarve.  Foram debatidas e esclarecidas questões relacionadas com o funcionamento dos CAVI, tais como monitorizações mensais, elaboração de Planos Individualizados de Assistência Pessoal (PIAP), acumulação de apoios, formação, despesas elegíveis e não elegíveis e indicadores de resultado, sendo unânime entre todos os presentes a importância e pertinência da realização destas sessões.  Está ainda prevista, em data a definir, a realização de uma sessão de acompanhamento para a região de Lisboa, onde o INR não assume o papel de organismo intermédio, mas relativamente à qual tem prestado o acompanhamento necessário aos CAVI.
Ver notícia