Logotipo da Presidência Portuguesa da União Europeia

Videoconferência de Alto-Nível sobre a Estratégia Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030

Atualizado: 13/04/2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nos dias 19 e 20 de abril , irá decorrer a Videoconferência de Alto Nível relativa à Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 . Este evento tem por objetivo a promoção de uma reflexão alargada relativamente às políticas para a inclusão das pessoas com deficiência e o seu desenvolvimento futuro no quadro europeu, com especial incidência nas temáticas das acessibilidades, vida independente, desinstitucionalização, serviços sociais de base comunitária e centrados nas pessoas, emprego e educação inclusiva. A Conferência contará com responsáveis políticas/os, instituições europeias, entidades representativas das pessoas com deficiência, parceiros sociais, sociedade civil, pessoas com deficiência e outros atores de relevo, que abordarão os temas centrais, partilhando perspetivas e experiências.   O evento será interpretado em português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e em Língua Gestual Portuguesa e legendado em inglês, através da plataforma zoom, havendo um número limitado de acessos . A inscrição deverá ser realizada aqui até ao dia 16 de abril de 2021.  Consulte o programa . Para mais informações aceda aqui .
Ver notícia
 Vista da fachada do edifício do Instituto Doutor Ricardo Jorge

Inquérito do INSA sobre crianças com Anomalias Congénitas

Atualizado: 12/04/2021

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a promover um inquérito online sobre informação e as necessidades de apoio a crianças com Anomalias Congénitas. A iniciativa faz parte do projecto europeu EUROlinkCAT ( Establishing a linked European Cohort of Children with Congenital Anomalies ), no qual o INSA participa através do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC), promovido e coordenado pelo seu Departamento de Epidemiologia. O RENAC fornece informações que permitem fazer uma avaliação da situação portuguesa, a qual destina-se principalmente aos profissionais de saúde, investigadores e decisores políticos para apoio ao desenvolvimento de ações de prevenção do aparecimento de Anomalias Congénitas e sua deteção precoce, mas também de atividades que melhorem a qualidade de vida das pessoas afetadas por estas anomalias.   Informação complementar: Inquérito sobre a informação e necessidades de apoio: um estudo do projeto EUROlinkCAT .
Ver notícia
 Duas penas de badminton repousam no chão.

Badminton português com excelente presença no Dubai

Atualizado: 12/04/2021

O 3rd Fazza-Dubai Para badminton International 2021 realizou-se no Dubai, de 30 de março a 4 de abril, com assinalável participação da Seleção Nacional. A atleta Beatriz Monteiro esteve em grande evidência, tendo alcançado a medalha de bronze, em singulares femininos da classe SL5, com apenas 15 anos de idade. Beatriz Monteiro já conquistou a medalha de Bronze no Brasil e a medalha de Prata no Perú, em Fevereiro de 2020. As atenções estão agora voltadas para o Spanish Para badminton International, a realizar-se no próximo mês de Maio. Esta será a última prova que contabiliza para a qualificação paralímpica Tóquio 2020. Mais informações .
Ver notícia
 duas mãos de uma pessoa idosa que tremem.

Dia Mundial da Doença de Parkinson - 11 de abril

Atualizado: 11/04/2021

O Dia Mundial da Doença de Parkinson assinala-se a 11 de abril. Este dia é uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA - European Parkinson's Disease Association ) que elegeu a data em que nasceu James Parkinson (1755), o médico inglês que descreveu a doença, pela primeira vez, em 1817. Neste dia internacional da doença de Parkinson realizam-se iniciativas pelo mundo inteiro com o objetivo de informar e consciencializar a população mundial para a doença. A população pode aderir às iniciativas e ainda fazer donativos para a pesquisa e para o combate à doença. A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson. Os sinais e sintomas da doença de Parkinson podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Os tremores nas mãos, inicialmente quase impercetíveis, são os sintomas mais precoces e comuns. Com a evolução da doença, os sintomas pioram e aparecem também rigidez, descoordenação motora, lentidão dos movimentos, dificuldades na marcha, alteração da postura corporal e da expressão facial. Em alguns casos, podem ainda aparecer outras alterações, tais como: depressão, perturbações do sono, dificuldade em engolir ou perturbações da micção. Aprenda mais sobre a doença de Parkinson em https://www.parkinsoneeu.com/wpd-2021 e www.parkinson.pt .
Ver notícia
 Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível

“Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível”: 4ª edição do livro com receitas de águas aromatizadas

Atualizado: 09/04/2021

No dia 22 de março, dia em que se celebrou o Dia Mundial da Água a EPAL lançou o 4º livro de receitas de águas aromatizadas “Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível”. Esta edição conta com 21 receitas de diferentes entidades parceiras da EPAL, onde é garantida a máxima diversificação, apresentando propostas de águas aromatizadas, tisanas e águas frescas.  A EPAL desenvolveu, há mais de uma década, um programa de incentivo ao consumo, exclusivo, de água da torneira nas instalações das entidades públicas e privadas da cidade de Lisboa, disponibilizando jarros e garrafas de vidro para as áreas comuns das entidades aderentes. As entidades que fazem parte deste programa, foram desafiadas pela EPAL para enviarem uma receita de água da torneira, desafio que foi recebido com muito entusiasmo e com uma adesão excecional. A EPAL recebeu desafiantes propostas onde a água da torneira e a criatividade são os ingredientes principais.  Neste livro é assim possível encontrar receitas de múltiplas entidades e organismos, entre as quais do INR, resultantes da colaboração e empenho de todos os parceiros, o que reforçou a importância das parcerias para a sensibilização do consumo de água da torneira, como opção mais sustentável e amiga do ambiente, mas também para o reforço na confiança das infraestruturas da Empresa e na qualidade da água da rede pública da cidade de Lisboa.  Conheça todas as propostas nesta nova edição onde a água da torneira continua a ser a estrela.  O livro encontra-se disponível em epal.pt e https://issuu.com/epal.lisboa/docs/livro_aguairresistivel_entidades_2021
Ver notícia
 Censos 2021 | XVI Recenseamento Geral da População | VI Recenseamento Geral da Habitação

Censos 2021: Contamos todos. Contamos com todos.

Atualizado: 09/04/2021

O Instituto Nacional de Estatística (INE) iniciou, no dia 5 de abril, o trabalho no terreno dos Censos 2021. Nesta data, começarão a ser distribuídos os códigos livres nas caixas de correio de todos os alojamentos, por parte de recenseadores devidamente credenciados. Estes códigos irão permitir aos cidadãos responder aos Censos, ajudando a traçar o retrato atualizado da população e da habitação em Portugal. A partir de 19 de abril, data da operação censitária, todos os cidadãos devem responder ao questionário, preferencialmente pela internet, até ao dia 3 de maio , sendo que nesta fase não serão entregues questionários em papel. Haverá, ainda, uma linha telefónica dedicada aos cidadãos com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedida de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública. Para mais informação sobre a operação Censos 2021, consulte o site censos.ine.pt . Para esclarecimento de dúvidas tem à sua disposição a Linha de apoio: 210 542 021. A resposta aos Censos é fácil, segura e rápida. Responda pela internet: censos2021.ine.pt .
Ver notícia