Detalhes da Notícia

Jogos Paralímpicos PARIS 2024 - Destaques

Atualizado: 28/08/2024

Logótipo oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O elemento central é uma representação dourada da chama olímpica, que também se assemelha a um rosto estilizado com lábios num fundo branco. Abaixo desse símbolo, o texto “PARIS 2024” está escrito em letras maiúsculas pretas. Sob o texto, há três “agitos” nas cores azul, vermelho e verde, representando os Jogos Paralímpicos.

A 11.ª participação de Portugal nos Jogos Paralímpicos, somou novos triunfos às 94 medalhas conquistadas em edições anteriores.

Portugal arrecadou 7 medalhas e 18 diplomas, naquela que foi a melhor participação portuguesa dos últimos 20 anos em Jogos Paralímpicos.

Nesta edição o nosso país esteve representado com 27 atletas, entre os quais, 7 estreantes que competiram num número recorde de 10 modalidades.

Seguem-se os destaques para os atletas medalhados e com diplomas desta edição.

 

Sandro Baessa conquista a prata nos 1500m T20

Sandro Baessa pousando para com um sorriso segurando a medalha de prata na mão direita

O atleta português protagonizou uma reta final do percurso em alta rotação e sagrou-se vice-campeão paralímpico com o recorde nacional de 3:49.46 naquela que é já a quinta medalha portuguesa em Paris 2024. 

O britânico Ben Sandilands conquistou o ouro com o recorde do mundo de 3:45.40 e o americano Michael Brannigan fechou o pódio com o bronze e o tempo de 3:49.91. 

"Como sei que tenho uma boa ponta final, sabia que nos últimos metros ia conseguir aproximar-me dos da frente e quem sabe ultrapassá-los. Quando terminei a prova entregaram-me a bandeira e fui logo ter com o Lenine [Cunha]. Eu que não sou uma pessoa de chorar, não consegui aguentar e comecei logo a chorar abraçado ao Lenine. É difícil de descrever, um sentimento brutal", referiu Sandro Baessa no rescaldo da prova.

Mais informações em https://tinyurl.com/45wuu4ws

📸 António Pedro Santos/LUSA

Descrição da imagem: Sandro Baessa pousando para com um sorriso segurando a medalha de prata na mão direita.

 

Luís Costa conquista o bronze

Paraciclista Luís Costa com um grande sorriso segurando a medalha de bronze na mão direita

Medalha de bronze no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O ciclista português registou o tempo de 44:26.32 nos 28.3km do percurso com uma recuperação formidável no último segmento que lhe valeu o terceiro lugar do pódio. 

"É o trabalho de uma carreira inteira. Chegar aqui e ganhar esta medalha, tenho que partilhá-la com as pessoas que me ajudam e com o povo português que sei que gosta de medalhas. Foi até rebentar, sempre no red line, cada quilómetro que passava eu via que estava melhor do que na primeira volta e comecei a acreditar. Pensei que hoje tinha que dar medalha", referiu Luís Costa no rescaldo da prova. 

Mais informação em https://tinyurl.com/bdc62bbw

📸 CPP

Descrição da imagem: Paraciclista Luís Costa com um grande sorriso segurando a medalha de bronze na mão direita.

 

Miguel Monteiro conquistou a medalha de ouro no lançamento do peso F40 de atletismo

Nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 em prova disputada em pleno Stade de France, em Paris, o lançador português, Miguel Monteiro, venceu o concurso com o lançamento de 11,21 metros ao terceiro ensaio e bateu o recorde paralímpico. Battulga Tsegmid (Mongólia) foi segundo classificado com 11,09 metros e Garrah Tnaiash (Iraque) ficou com o bronze com 11,03 metros. Esta foi a primeira medalha de ouro portuguesa em Jogos Paralímpicos desde Pequim 2008.

"Foi uma prova bastante competitiva, apesar de ter passado para a frente logo ao segundo ensaio era sempre possível que outro fizesse melhor do que eu. O terceiro ensaio foi de facto muito bom, acho que consigo fazer ainda melhor mas isso fica para a próxima. Estou muito contente por esta medalha paralímpica, hoje foi o nosso dia", referiu Miguel Monteiro no rescaldo da competição.

Mais informação em https://tinyurl.com/2uy282ab

📸 António Pedro Santos/LUSA

Descrição da imagem: Miguel Monteiro a sorrir para a fotografia com a medalha de ouro na mão direita e a segurar a mascote “Phryge Olímpica” dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

 

Cristina Gonçalves de ouro assegura terceira medalha para Portugal em Paris 2024

Cristina Gonçalves sentada na sua cadeira de rodas, celebra com os braços no ar a medalha de ouro que tem ao peito.

O dia 1 de setembro de 2024 foi memorável para o desporto paralímpico nacional. Cristina Gonçalves fechou com chave de ouro a jornada competitiva do quinto dia dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 ao sagrar-se campeã paralímpica em individuais BC2 de boccia com uma vitória incontestável na final contra a coreana Soyeong Jeong por 4-1 alcançada na Arena Paris Sul. Esta é a quarta medalha paralímpica de Cristina Gonçalves depois do ouro em Atenas 2004, prata em Pequim 2008 e bronze no Rio 2016, todas na vertente de equipas.

Mais informação em https://tinyurl.com/mun73jt8

📸 António Pedro Santos/LUSA

Descrição da imagem: Cristina Gonçalves, na cadeira de rodas, com a medalha de ouro pendurada no pescoço, de braços no ar, a festejar.

 

Diogo Cancela é medalha de bronze!

Diogo Cancela, com um grande sorriso ainda dentro de água, na piscina, com a touca branca e os óculos na cabeça.

Diogo Cancela conquistou a medalha de bronze nos 200 metros estilos SM8 de natação nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O nadador português percorreu a distância em 2:23.64 e assegurou assim o terceiro lugar do pódio. Os chineses Haijiao Xu e Guanglong Yang conquistaram o ouro e a prata, respetivamente, com 2:22.54 e 2:23.50.

"Em 2021 tinha o sonho de ir ao Jogos, passou a ser um objetivo. Em 2024 tinha o sonho de ir às medalhas e agora esse é um objetivo que está concretizado. É um grande ano e merecemos, eu e os meus treinadores, tivemos uma época muito dura, com várias lesões, por isso estou muito contente", destacou Diogo Cancela no rescaldo da prova.

Ainda na natação, Marco Meneses assegurou o seu segundo diploma paralímpico na competição através do 5.º lugar obtido nos 100 metros costas S11 de natação com o tempo de 1:09.31.

Mais informação em https://tinyurl.com/bdh3s9uk

📸 Adam Pretty

Descrição da imagem: Diogo Cancela, com um grande sorriso ainda dentro de água, na piscina, com a touca branca e os óculos na cabeça.

Djibrilo Iafa de bronze dá a 100.ª medalha a Portugal em Jogos Paralímpicos

Djibrilo Iafa conquistou esta tarde naArena Champs de Mars a medalha de bronze em -73 J1 de judo ao vencer o brasileiro Harlley Arruda (BRA) com um waza-ari no combate que decidia a atribuição do terceiro lugar da categoria. Esta é a primeiro medalha de Portugal na modalidade de Judo em Jogos Paralímpicos e a 100.ª medalha portuguesa em paralimpíadas. 

"Quando o meu treinador disse "já está!" em nem queria acreditar que o combate tinha terminado. O combate estava dividido, ele estava sempre na defensiva e eu tive que adaptar o meu judo. Estão cá os melhores do mundo, temos que nos adaptar às adversidades, estou muito feliz e Portugal está de parabéns", referiu Djibrilo Iafa no rescaldo da prova. 

Até chegar ao combate de disputa pela medalha,  Djibrilo Iafa derrotou o turco Gokce Yavuz e cedeu perante o alemão Lennart Sassa que o fez seguir para a respescagem onde superou o francês Armindo Rodrigues e, mais tarde, o brasileiro Harlley Arruda. 

Mais informação em https://tinyurl.com/eh88zuer

📸 António Borga/CPP
📸 António Pedro Santos/LUSA
 
Descrição da imagem: Djibrilo Iafa a sorrir para a fotografia com a medalha de bronze na mão direita.

 

Carolina Duarte conquista bronze nos 400 metros T13

 

Carolina Duarte conquistou este sábado o bronze nos 400 metros T13 (deficiência visual) nos Jogos Paralímpicos Paris'2024, garantindo a sétima medalha para Portugal na competição. No Stade de France, a portuguesa, que tinha sido a mais rápida nas eliminatórias (55,99 segundos), correu a final em 55,52, terminando atrás da azeri Lamyia Valiyeva, que foi prata com 55,09, e da brasileira Rayane Silva, que assegurou o ouro como novo recorde mundial (53,55).

No final, a atleta portuguesa falou da emoção de subir ao pódio, dos sacrifícios que fez, reconhecendo que os apoios à preparação já são satisfatórios, mas ainda assim lamenta que nem todos olhem para o desporto paralímpico da mesma maneira.

Fonte/mais informação: https://tinyurl.com/24sjt2fp

📸 António Pedro Santos/LUSA

Descrição da imagem: Carolina Duarte a sorrir para a fotografia com a medalha de bronze na mão esquerda e a segurar a mascote “Phryge Olímpica” dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, na mão direita.

Lista de diplomas

Telmo Pinão 7.° lugar - 3000m perseguição individual de ciclismo de pista

Marco Meneses 5º lugar - 400 metros S11 de natação | 5.° lugar nos 100m costas S11 | 6.º lugar 200 metros estilos SM11

Carla Oliveira 6.° lugar - BC4

Beatriz Monteiro 5.º lugar - SU5 de badminton.

Margarida Lapa 4.º lugar - R5 Carabina SH2 de tiro

Filipe Marques 4.° lugar - classe PTS5 de triatlo

Alex Santos 8.° lugar - 200m KL1 de canoagem

Norberto Mourão 4.° lugar - 200m VL2 de canoagem

Tomás Cordeiro 8.° lugar - 200m estilos SM10 de natação

Daniel Videira 8.° lugar - 100m costas S6

Diogo Cancela 7.° lugar - 100m mariposa S8

Ana Filipe 7.° lugar - salto em comprimento T20

Luís Costa 4.° lugar - linha H5 de 56.8km de ciclismo de estrada

Miguel Vieira 7º lugar - -60kg J1 de judo

Mamudo Baldé 5.° lugar - 100m T54

André Ramos 5.º lugar - BC1 de boccia