Detalhes da Notícia

Assembleia Municipal de Lisboa aprova reconhecimento ao Comendador José Eduardo Gaspar Arruda

Atualizado: 21/01/2025

Fotografia a preto e branco do Comendador José Eduardo Gaspar Arruda a falar no púlpito.

A Assembleia Municipal de Lisboa, na sua sessão realizada no dia 12 de dezembro de 2024, deliberou e aprovou por maioria a Recomendação nº 145/02 (PEV) – “Atribuição de homenagem toponímica a José Eduardo Gaspar Arruda” (falecido a 26 de janeiro de 2019).

Subscrita pelo Grupo Municipal do PEV, reconhecer os contributos para os direitos das pessoas com deficiência em Portugal e na cidade de Lisboa prestados pelo José Eduardo Gaspar Arruda. Bem como ponderar uma futura justa homenagem toponímica a José Eduardo Gaspar Arruda, considerando que em 2024 se celebrou um lustro do seu falecimento.

O Comendador José Eduardo Gaspar Arruda esteve envolvido no movimento das pessoas com deficiência, tendo integrado diversas organizações não governamentais nacionais onde foi dirigente desde a ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, a FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a APOIAR – Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra, e na AJOV – Associação Jovem Valor, e internacionais da CPAE - Comissão Permanente para os Assuntos Europeus, da FMAC – Federação Mundial dos Antigos Combatentes a Vítimas de Guerra, coordenou o Grupo de Trabalho da Europa do Sul.

Foi condecorado com a Cruz Vermelha de Benemerência e a Cruz Vermelha de Mérito, com a, medalha da Defesa Nacional e medalha de prata da FMAC, com a Ordem de Mérito, Grau de Comendador e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Foi um lutador da causa das pessoas com deficiência e da luta pelos direitos humanos, sendo conselheiro no Conselho Nacional para a Reabilitação e no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência e Embaixador do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Imagem: CM Lisboa