Detalhes da Notícia
Sessão Informativa “A inclusão de Estudantes com deficiência no Ensino Superior”
Atualizado: 03/04/2025
A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tem a honra de convidar para uma sessão informativa sob o tema “A Inclusão de Estudantes com deficiência no Ensino Superior”, no dia 15 de abril, entre as 14h e as 17h, através da plataforma teams.
Esta sessão irá contar com a participação de Sofia Freire, da Universidade de Lisboa, Eugenia Nogueroles, da Universidad da Extremadura, Alice Ribeiro, Universidade do Porto e Célia Sousa, do Instituto Politécnico de Leiria.
Faça a sua inscrição AQUI.
Aceda ao convite acessível AQUI.
Programa:
Sessão Informativa “A inclusão de Estudantes com deficiência no Ensino Superior”
Data: 15 de abril, terça-feira
Local: Plataforma Teams
Programa:
14h00 – Abertura da sessão: Marina Van Zeller, Vice-Presidente do INR, I.P.
14h10 – Estudantes com deficiência no Ensino Superior – Contextualização.
Maria Helena Alves, Técnica Superior da UIFD, INR, I.P.
Carla Pereira, Técnica Superior do GAT, INR, I.P.
14h30 – Inclusão no Ensino Superior: experiências, políticas, culturas e práticas.
Sofia Freire, Investigadora da Universidade de Lisboa
Eugenia Núñez-Nogueroles, Investigadora da Universidad da Extremadura.
- Que desafios e dificuldades?
- Caminhos percorridos para responder estes desafios em Portugal.
Moderação: Helena Alexandre, Diretora de Serviços da UIFD, INR, I.P.
15h40 às 15h50 – Intervalo
15h50 – Apresentação do Guia das “Universidades Europeias a trabalhar para a inclusão EU4all-Rede”
Alice Ribeiro – Investigadora da Universidade do Porto, NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão)
- Uma abordagem do Guia e a Inclusão na prática.
16h20 – As acessibilidades à comunicação e à aprendizagem – Importância dos Recursos em Multiformato
Célia Sousa – Coordenadora do CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital), Instituto Politécnico de Leiria
Moderação: Helena Alexandre, Diretora de Serviços da UIFD, INR, I.P.
16h50 – Encerramento: Sónia Esperto, Presidente do INR, I.P