News Details
Semana Internacional das Pessoas Surdas - Setembro Azul
Updated : 23/09/2025
Setembro Azul é uma iniciativa internacional que celebra a identidade, a cultura e os direitos da Comunidade Surda.
Este ano, a Federação Mundial de Surdos (WFD), para a Semana Internacional dos Surdos, de 22 a 28 de setembro, designa como tema ‘No Human Rights Without Sign Language Rights’ (Não Há Direitos Humanos Sem Direitos em Língua Gestual).
O mês de setembro foi escolhido por reunir várias datas históricas relevantes, tais como:
- 6 a 11 de setembro: Congresso de Milão (1880), que proibiu o uso das línguas gestuais na educação de pessoas surdas.
- 11 de setembro: Dia da Opressão das Línguas Gestuais.
- 20 de setembro: Dia do Reconhecimento Constitucional da Língua Gestual Portuguesa.
- 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas Gestuais.
- 24 de setembro: Dia Nacional da Pessoa Surda.
- 28 de setembro: Dia Mundial da Pessoa Surda.
A cor azul era um símbolo herdado da Segunda Guerra Mundial, em que as pessoas com deficiência eram identificadas com faixas azuis pelos nazis. Hoje, o azul, associado ao mês de setembro, ganhou novo sentido pela Comunidade Surda, representa a luta pela inclusão, dignidade e respeito, e pela resistência surda.
Cor esta, que dá expressão à Bandeira oficial da Comunidade Surda, adotada em 2023 pela Federação Mundial de Surdos. Criada pelo artista surdocego francês Arnaud Balard, possui um forte simbolismo:
- Azul escuro: representa os surdos, a sua história e lutas.
- Azul claro: simboliza a comunidade surda e as línguas gestuais.
- Amarelo: representa luz e esperança.
- Mão: simboliza surdos, surdocegos, filhos de pais surdos (CODA), intérpretes de línguas gestuais e outros profissionais.
- Dedos: representam os diferentes continentes.
A Bandeira da Comunidade Surda promove a visibilidade, o sentimento de pertença e a união global entre as pessoas surdas e a restante humanidade.
Ao longo do mês a bandeira encontra-se a ser hasteada em diversos locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas com alunos surdos, Universidades, Associações, entre outros espaços. Também estão a ser iluminados edifícios e monumentos com a cor azul, como o Santuário de Cristo Rei, em Almada.
Ao longo da semana são habitualmente assinaladas estas efemérides com diferentes iniciativas em vários pontos do país, tais como:
Cultura sem Barreiras - Acessibilidade para a comunidade Surda
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete a partir das 10h, sujeita à lotação do espaço.
Formato presencial.
A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) organiza na Casa Fernando Pessoa, um encontro sobre o acesso de pessoas surdas à cultura. 'Que barreiras enfrentam os artistas surdos? Ouviremos as organizações, os artistas e quem se queira juntar.'
Mais informações em Cultura sem Barreiras · Casa Fernando Pessoa
Encontros sobre a Surdez e Educação – Informar e Transformar
A Comissão pela Educação Bilingue com LGP, em parceria com a AFAS - Associação de Famílias e Amigos dos Surdos, organiza um momento de encontro, de partilha e de inspiração — onde cada presença faz a diferença.
Formato online.
Inscreva-se aqui - https://forms.gle/E66XYaXStQqnDNiBA