Detalhes da Notícia
“A Centralidade da Pessoa no Paradigma dos Direitos Humanos”. Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promove encontro internacional sobre inclusão de Pessoas com deficiência
Atualizado : 04/11/2025
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) organiza, no próximo dia 19 de novembro de 2025, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Xabregas, Lisboa, o Encontro Técnico-Científico subordinado ao tema “A Centralidade da Pessoa no Paradigma dos Direitos Humanos”.
Esta iniciativa pretende constituir-se como um espaço de reflexão e partilha multidisciplinar sobre os desafios da inclusão, reunindo académicos, representantes de organizações da sociedade civil, profissionais da área e Pessoas com deficiência. O encontro propõe um debate alargado sobre políticas, práticas e modelos de intervenção que coloquem a Pessoa no centro das decisões, promovendo uma sociedade mais inclusiva, participativa e assente nos direitos humanos.
A organização é promovida em parceria com o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ISCSP – Universidade de Lisboa), o Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE e a ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, entidades com vasta experiência nos domínios da deficiência e dos direitos humanos.
Entre os oradores internacionais destaca-se Jack Pearpoint, cofundador da Inclusion Press (Canadá) e referência internacional no campo do Planeamento Centrado na Pessoa. Com mais de quatro décadas de experiência na área da inclusão, Jack Pearpoint é cocriador das metodologias PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope) e MAPS (McGill Action Planning System), abordagens inovadoras que colocam a Pessoa com deficiência no centro das decisões sobre a sua vida, promovendo a colaboração entre a pessoa, a família, a comunidade e os profissionais que a acompanham. A sua intervenção, intitulada “O que significa a Centralidade da Pessoa e o Planeamento Centrado na Pessoa” será o mote das partilhas do dia.
O encontro contará ainda com a participação de Paula Campos Pinto (ISCSP - Universidade de Lisboa), Luís Capucha (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Mário Pereira (ASSOL), entre outros especialistas.
Este evento sobre “A Centralidade da Pessoa no Paradigma dos Direitos Humanos” afirma-se, assim, como um momento de convergência entre conhecimento científico, prática profissional e experiência individual, reforçando o compromisso coletivo com a construção de políticas e práticas centradas na Pessoa com deficiência ou incapacidade e nos seus direitos humanos.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. O formato é presencial. As apresentações dos convidados internacionais decorrerão em inglês, sem tradução simultânea.
Consulte o programa AQUI e faça a sua inscrição AQUI!
Aceda ao convite acessível AQUI.