Detalhes da Notícia

Acessibilidades na nova Ponte Pedonal em Belém, junto ao Museu Nacional dos Coches

Atualizado: 09/09/2019

A nova ponte pedonal que, em Belém, assegura a travessia entre o edifício do novo Museu Nacional dos Coches e a zona ribeirinha, foi aberta à circulação no passado  dia 2 de setembro.

Dotada de rampas nos dois acessos (terra e rio), esta estrutura é acessível a pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebé. Com a nova ponte, também o transporte de bicicletas se torna mais facilitado, deixando de existir a necessidade de escadas.

Entretanto, procedeu-se ao desmantelamento da antiga passagem superior existente no local, o que veio permitir a conclusão desta obra, que compreende também, além das rampas, a colocação de uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas nas escadas de acesso à estação de comboios, no sentido Lisboa/Cascais. A nova travessia contempla igualmente um elevador que, embora já se encontre instalado, só poderá entrar em funcionamento após a demolição da estrutura antiga.

A nova ponte pedonal permite a acessibilidade e mobilidade a todos os cidadãos, facilita a circulação entre os múltiplos espaços de cultura e lazer que se encontram na sua proximidade e valoriza toda a zona de Belém.