Detalhes da Notícia
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
Atualizado: 02/04/2020
O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.
O autismo – nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por défice na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas com uma vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois nunca foram diagnosticadas.
As causas do autismo, cada vez mais, apontam para a genética.
Alguns sinais de autismo podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, até mesmo antes, em casos mais graves. É muito importante iniciar-se o tratamento o quanto antes — mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica, ainda sem diagnóstico fechado, pois quanto antes for iniciada a intervenção, maiores são as probabilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O símbolo do autismo é o quebra-cabeça, que denota sua diversidade e complexidade.
Veja mais informações sobre o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo no site da ONU (em inglês): www.un.org/en/events/autismday.