Detalhes da Notícia

A 19 de junho assinala-se o Dia Internacional da Drepanocitose

Atualizado: 18/06/2021

Dia Internacional da Drepanocitose | 19 de junho

No dia 19 de junho assinala-se o Dia Internacional da Drepanocitose, doença rara que afecta, a nível mundial, cerca de 70% das 300 a 500 mil crianças, que nascem com uma hemoglobinopatia.

A drepanocitose, ou anemia de células falciformes, caracteriza-se pelo formato dos glóbulos vermelhos que se apresentam na forma de quarto minguante (os árabes denominam-na "doença sangue de lua"), de foice ou de banana, provocando uma grande anemia e graves complicações.

Sendo o sangue elemento primordial do nosso organismo, qualquer problema que o afete tem graves consequências para o mesmo, assim, estes doentes estão sujeitos a muitas situações difíceis e preocupantes.

Pode ser muito incapacitante, não só pela gravidade da anemia que se deve à grande destruição dos glóbulos vermelhos com súbito agravamento da situação de saúde, mas também pelas sequelas que as crises inesperadas e extremamente dolorosas provocam.

As doenças da hemoglobina (hemoglobinopatias) encontram-se entre as doenças hereditárias mais frequentes a nível global, geralmente associadas a várias morbilidades e mortalidade precoce. As hemoglobinopatias mais comuns nas populações residentes em Portugal são as talassémias (deficiências quantitativas) e a drepanocitose (deficiência qualitativa).

Este dia ainda recorda o dia do nascimento de Walter Clement Noel (1884-1916), o primeiro doente a quem foi diagnosticada esta doença rara.

Mais informação no site da Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH).