Detalhes da Notícia

Formação Inicial: Balcão da Inclusão

Atualizado: 12/10/2021

Fotografia de uma pessoa com um computador e um caderno em contexto formativo.

Entre os dias 11 e 29 de outubro, iniciou-se um novo ciclo de ações de formação inicial, on-line, para os dirigentes e técnicos afetos à Rede de Balcões da Inclusão de Portugal Continental, promovidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Estas ações são dirigidas a todas as entidades que manifestaram interesse, concluindo-se assim este ciclo formativo em 2021.

O Balcão da Inclusão é um serviço especializado e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e também sobre os recursos existentes. Este serviço procede também ao encaminhamento e mediação/sensibilização, junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas, para a resolução das situações apresentadas.

Dada a relevância deste serviço, em abril de 2016, foi criada uma de Rede de Balcões da Inclusão, estando atualmente instalados no Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), no Instituto de Segurança Social (ISS), em Lisboa, em 18 distritos do continente e um na Madeira e em 96 Câmaras Municipais (Municípios), através da assinatura de Protocolos de Cooperação entre o INR e os Municípios.