Detalhes da Notícia

25 de fevereiro – Dia Internacional do Implante Coclear

Atualizado: 25/02/2022

Cartoon de um implante coclear no interior de um ouvido esquerdo

O Dia Internacional do Implante Coclear é comemorado a 25 de fevereiro, data em que foi colocado o primeiro implante coclear, em 1957 em Paris, pelos médicos franceses André Djourno e Charles Eyriès.

Indicado para pessoas com surdez neurossensorial severa a profunda, que não apresentem benefícios com próteses auditivas, o implante coclear é um dispositivo médico eletrónico, implantado cirurgicamente, que transforma os sinais sonoros em sinais elétricos. Estes sinais vão estimular diretamente o nervo auditivo promovendo uma sensação auditiva, permitindo à pessoa ter uma audição útil. 

A cirurgia dá início ao processo de reabilitação, seguindo-se a ativação do implante, que ocorre 3 a 4 semanas depois. Num primeiro momento surgem as sensações auditivas. Com o tempo, o cérebro procura a melhor adaptação ao estímulo e a qualidade da perceção auditiva aumenta. Contudo, a reabilitação auditivo-verbal e comunicacional, para que o cérebro interprete o som que recebe através do implante coclear, é realizada durante várias semanas ou até meses, sendo o envolvimento e trabalhos diários fundamentais para atingir os resultados desejados e dar continuidade ao trabalho dos terapeutas.

Em Portugal, a primeira cirurgia de implante coclear foi efetuada em 1985, em Coimbra. De acordo com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, segundo dados de 2020, em 35 anos, foram realizados 1247 implantes cocleares, dos quais 600 em crianças e 647 em adultos. 

Atualmente, Portugal tem 7 centros de referência na área dos implantes cocleares.

Mais informação no portal da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço.