Detalhes da Notícia

Reconhecimento de mérito e desempenho relevante atribuído ao Balcão da Inclusão, no dia da Segurança Social

Atualizado: 10/05/2022

Gabriel Bastos SE Segurança Social, Eduarda Saraiva INR, Ana Godinho, MTSSS, Ana Antunes SE Inclusão

O Dia Nacional da Segurança Social – 8 de maio – foi criado há 38 anos através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 17/84, mantendo, desde o primeiro dia, os valores da Solidariedade e da Inclusão.

A 30 de abril de 2021, com a Portaria n.º 96/2021, estabeleceu-se a atribuição de distinções a personalidades e ou instituições que se destaquem na prossecução da missão da Segurança Social.

Na cerimónia de comemoração, realizada a 9 de maio de 2022, no Teatro da Trindade, foram reconhecidas ações desenvolvidas no âmbito dos serviços de proximidade ao cidadão, com especial destaque para as ações de modernização administrativa e de apoio ao cidadão.

Eduarda Saraiva, do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), enquanto entidade dinamizadora da Rede de Balcões da Inclusão, recebeu das mãos da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado da Segurança Social – Gabriel Bastos e da Secretária de Estado da Inclusão – Ana Sofia Antunes, a distinção como reconhecimento do relevante contributo prestado na concretização dos valores da solidariedade social.

Esta Rede de Balcões da Inclusão foi criada em 2016 e é composta por serviços de atendimento especializado sobre a temática da deficiência/incapacidade, atualmente instalados no INR (em Lisboa), no Instituto de Segurança Social – em 18 distritos do continente e um na Madeira – e em 102 Câmaras Municipais, através de Protocolos de Cooperação. 

O “Balcão da Inclusão” é uma marca registada e a sua criação deve-se ao serviço de proximidade com o cidadão, à procura de novos canais de difusão da informação e de respostas mais rápidas, com mais qualidade e mais eficazes. A expansão desta rede é outro objetivo estratégico deste Instituto que, desde 2020, tem o atendimento por videochamada, através de marcação prévia, assim como a disponibilização de interpretação em Língua Gestual Portuguesa para todos os Balcões de Inclusão, inclusive nas Câmaras Municipais.