Detalhes da Notícia

Primeira semana muito positiva para as cores nacionais nos Jogos Sudolímpicos

Atualizado: 13/05/2022

Logotipo dos Jogos Surdolímpicos 2021

A primeira semana dos Jogos Surdolímpicos proporcionou excelentes resultados para os atletas portugueses presentes na competição que está a decorrer na cidade brasileira de Caxias do Sul.

A judoca Joana Santos juntou, ao título mundial, a conquista da medalha de ouro na categoria de -57 kg. Depois de ter sido porta-estandarte da delegação portuguesa, na cerimónia de abertura, a atleta do Judo Clube do Algarve, , chega ao objetivo assumido, na sua primeira participação nos -57 kg - antes, competia em -63 kg. Ela é a única mulher numa comitiva de 12 atletas portugueses presentes na competição.

O ciclista André Soares foi terceiro classificado na prova de contrarrelógio que corresponde à obtenção da medalha de bronze, naquela que é a sua estreia em Jogos Surdolímpicos.

Além destas medalhas há ainda a salientar a obtenção de nove diplomas.

Os Jogos Surdolímpicos são o segundo maior evento desportivo mais antigo do mundo, com a primeira edição em 1924, em Paris, tendo então sido disputados por 145 atletas oriundos de nove países europeus. Nesse ano, esta competição foi o primeiro evento desportivo para pessoas com deficiência, especialmente a deficiência auditiva. A presente edição teve início no passado dia 1 de Maio e vai terminar no próximo domingo, dia 15.

Mais informação aqui.