Detalhes da Notícia
Projeto de voto acessível para pessoas com deficiência em Portugal premiado pela ONU
Atualizado: 27/02/2023
O projeto “Voto Acessível”, da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), recebeu um dos prémios The Zero Project, das Nações Unidas, numa cerimónia que decorreu em Viena, na Áustria, no dia 23 de fevereiro.
O ‘software’ criado para o “Voto Acessível” – de fácil replicação e utilizado sempre 'offline', não recorrendo à Internet, – permite o voto presencial de forma totalmente autónoma e secreta para qualquer pessoa, independentemente da incapacidade ou limitação (visual, auditiva e/ou física), descreve o comunicado da FAPPC enviado à Lusa.
Defendido há vários anos pela FAPPC como opção alternativa e mais completa e abrangente do que o simples voto eletrónico, é, segundo o presidente da federação, “uma alternativa que Portugal deveria assumir, tanto mais que, a nível de operacionalização e de custos, esta inovadora solução tecnológica traduz-se num importante investimento e poupança em termos de dinheiros públicos”.
O projeto do “Voto Acessível” visa responder à alínea a), do ponto ii), do artigo 29.º da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas e que Portugal ratificou em 2009.