Detalhes da Notícia

Boas práticas em Loulé - “Uma manhã para refletir sobre a inclusão”

Atualizado: 29/02/2024

Legenda: Sessão de debate do evento “Uma manhã para refletir sobre a Inclusão” realizada (da direita para a esquerda) Catarina Oliveira, moderadora; Filipa Augusto, ACAPO; Paulo Teixeira, APPC; Paulo Graça, EXISTIR; João Varela, CVI e Elisabethe Noronha, ASMAL na Biblioteca Municipal de Loulé. Audiodescrição: Projeção na parede sobre a temática. Mesa com seis pessoas, Paulo Graça está a falar e a gesticular para Catarina perante a atenção dos restantes.

No dia 23 de fevereiro, o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) esteve presente no evento “Uma manhã para refletir sobre a Inclusão”, promovido pelo Balcão da Inclusão (BI) de Loulé, na Biblioteca Municipal. A sessão de abertura foi realizada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, David Pimentel e pelo Presidente do Conselho Diretivo do INR, Rodrigo Ramos.

O evento contou com dois painéis:

  • Painel I: Neste painel a ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Catarina Oliveira, abordou o tema “Indignações de uma Espécie Rara sobre Rodas”;
  • Painel II: Na mesa redonda designada “Se eu pudesse mudar o mundo”, a moderadora Catarina Oliveira conduziu o debate com diversos parceiros que trabalham na área da deficiência, nomeadamente, a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC), Centro de Vida Independente de Faro (CVI), Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas (EXISTIR), Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) e Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal de Faro (ACAPO).

O evento foi encerrado pela Técnica do BI, Céline Luis, que expressou o seu agradecimento a todos os presentes.

Nesta iniciativa foram convidados os BI do Distrito de Faro, tendo respondido ao mesmo os BI de Lagos, Faro e São Brás de Alportel. É inspirador ver como a Rede de BI se fortalece e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O BI de Loulé está assim, de parabéns pela iniciativa que visou fomentar a reflexão sobre a inclusão, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acessível.