Plano de Formação
Atualizado: 28-07-2020
Para a concretização de uma formação que promova o mainstreaming das políticas para a deficiência e o desenvolvimento do conhecimento e participação são realizadas atividades de:
- Levantamento de necessidades de formação, transversais e abrangentes a vários setores e públicos;
- Avaliação das ações de sensibilização e formação;
- Planeamento de uma intervenção formativa que potencie a continuidade e atualidade da formação e sensibilização aos diferentes contextos e aumente a abrangência de pessoas que trabalhem a inclusão.
Com base na informação recolhida e tratada é estruturado um Plano de Formação que aposta no desenvolvimento de formação, na área da missão deste Instituto e visa, através de parcerias estratégicas, reforçar a capacitação e a consolidação de competências, respondendo às necessidades e expectativas diagnosticadas.
Em 2019, o Plano de Formação privilegiou cinco áreas formativas estratégicas, para a implementação de direitos fundamentais que visam qualificar sobre Acessibilidade, Atendimento de Pessoas com Deficiência, Intervenção na deficiência, Capacitação e Promoção de Direitos.
Áreas Estratégicas | Objetivos gerais |
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Acessibilidade | Aumentar o conhecimento e qualificação sobre acessibilidade com vista à promoção de condições de participação e de inclusão de todos/as |
Atendimento de pessoas com deficiências | Aumentar a qualidade e eficácia do serviço de atendimento, através da promoção de princípios e práticas de inclusão |
Intervenção na deficiência | Qualificar técnicos e sociedade em geral na promoção de processos de inclusão |
Capacitação | Qualificar técnicos para a promoção da igualdade de direitos e de oportunidades |
Promoção de Direitos | Promover conhecimentos sobre direitos e instrumentos legais de intervenção em deficiência |
As ações organizadas e realizadas pelo INR visam assegurar aos formandos e participantes:
- A promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
- O desenvolvimento de estratégias transversais de inclusão;
- Uma intervenção qualificada nos processos de inclusão;
- A promoção da qualidade e eficácia do serviço de atendimento e dos princípios e práticas de inclusão e valorização da diversidade;
- O desenvolvimento de projetos e iniciativas que operacionalizem a participação das pessoas com deficiência.
- O desenvolvimento de ações/atividades, em diferentes domínios, para as pessoas com deficiência ou incapacidade visando concorrer para a eficiência e a eficácia das políticas nacionais de prevenção, habilitação, reabilitação e participação.