Detalhe do Evento
Candidaturas ao Prémio Luís Clara
Atualizado: 11/06/2025
A Associação de Famílias e Amigos dos Surdos (AFAS) tem a honra de anunciar a criação de um prémio muito especial e inédito na nossa história: o Prémio Luís Clara.
Este prémio homenageia Luís Carlos Pinto Clara, associado fundador n.º 1 da AFAS, que desempenhou um papel fundamental na defesa da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e da educação bilíngue para pessoas surdas. Luís Clara, avô de um jovem surdo, foi presidente da direção da AFAS desde a sua fundação, a 22 de julho de 1997, até 19 de março de 2011, tendo-se tornado Associado Honorário a 5 de novembro de 2011. Nasceu a 1 de junho de 1934 e faleceu a 29 de outubro de 2015.
Este prémio visa reconhecer e valorizar contributos significativos para a promoção da LGP, da inclusão e dos direitos das pessoas surdas em Portugal. A cerimónia de entrega do Prémio Luís Clara está prevista para o dia 17 de outubro de 2025, um momento simbólico de celebração da nossa comunidade.
A informação sobre o Prémio Luís Clara já se encontra disponível em Língua Gestual Portuguesa (LGP), na página oficial do prémio no site da AFAS, bem como nas redes sociais da associação e no nosso blog oficial. Já disponibilizamos alguns conteúdos com voz-off e tradução em português.
Convidamos todas as instituições, órgãos de comunicação social e entidades públicas a partilhar e divulgar esta iniciativa, contribuindo para um maior reconhecimento e valorização da LGP, oficialmente reconhecida na Constituição da República Portuguesa.
Pode aceder aos conteúdos disponíveis em português através dos seguintes links:
- Blog da AFAS: [ https://afasurdos.weebly.com/preacutemio-luiacutes-clara.html ]
- Redes sociais da AFAS:
- Facebook: [ https://www.instagram.com/afasurdos/ ]
- Instagram: [ https://www.instagram.com/afasurdos/ ]
- Linktree da AFAS: [https://https://linktr.ee/afasurdos ]