Notícias & Eventos

Notícias

 fotos de várias conferências de imprensa, comunicados da DGS, Infarmed e outros sobre a pandemia Covid, com interpretação dos técnicos do INR, Sofia Figueiredo e Luís Oriola

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa 2022


O Instituto Nacional para a Reabilitação comemora o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), a 22 de janeiro, data na qual, em 1991, foi  fundada a primeira Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa(AILGP). Contribuir para a inclusão da Comunidade Surda, promover os seus direitos de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, de acessibilidade à informação e comunicação e autonomia, em todos os contextos de vida, é participar ativamente na construção de uma sociedade que conta com todas as pessoas, potenciando as suas capacidades. Os Intérpretes de LGP são profissionais que interpretam e traduzem a informação de língua gestual para a língua oral ou escrita e vice-versa, por forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, tal como definido na  Lei n.° 89/99 de 5 de julho. Os Técnicos Superiores que são Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do INR garantem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, em contexto público, em conferências de imprensa, comunicados da DGS, seminários, eventos, ações de formação, produtos informativos, vídeos pedagógicos entre outros e, assinalam esta data, interpretando em Língua Gestual Portuguesa esta notícia.   Comemoramos esta data congratulando todos os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e todos os que promovem a acessibilidade à informação e a acessibilidade comunicacional! Veja aqui o vídeo em Língua Gestual Portuguesa .
Ver detalhes do destaque

Apresentação do trabalho de investigação "Inclusão Social: Avaliação da Acessibilidade em Equipamentos Sociais. Um Estudo de Caso"


A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação vai realizar a apresentação do trabalho de investigação " Inclusão Social: Avaliação da Acessibilidade em Equipamentos Sociais. Um Estudo de Caso ", na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro, entre as 11h00 e as 11h45, na plataforma Zoom. Este trabalho de investigação foi vencedor, em 2021, do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas do INR. Foi realizado sob a orientação das Professoras Doutoras Antónia Barreto e Célia Sousa e apresentado à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo centrado na avaliação das acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais de um restaurante, da autoria de Luís Montez Vicente. Programa: Abertura | Humberto Santos, Presidente do Conselho Diretivo do INR Apresentação do Trabalho | Luís Montez Vicente, Técnico Superior no CRID® - Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria Espaço para questões Encerramento Clique AQUI para aceder ao convite acessível . Faça a sua inscrição até ao dia 25 de janeiro . O link de acesso ao Zoom ser-lhe-á enviado. Participe e divulgue!
Ver detalhes do destaque
 Convite Sessão Biblioteca do INR

Eventos

26
Jan

 Convite Sessão Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação

Apresentação do trabalho de investigação "Inclusão Social: Avaliação da Acessibilidade em Equipamentos Sociais. Um Estudo de Caso"

Atualizado: 21/01/2022

A Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação vai realizar a apresentação do trabalho de investigação "Inclusão Social: Avaliação da Acessibilidade em Equipamentos Sociais. Um Estudo de Caso", na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro, entre as 11h00 e as 11h45, na plataforma Zoom.

Este trabalho de investigação foi vencedor, em 2021, do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas do INR. Foi realizado sob a orientação das Professoras Doutoras Antónia Barreto e Célia Sousa e apresentado à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo centrado na avaliação das acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais de um restaurante, da autoria de Luís Montez Vicente.

Programa:
Abertura | Humberto Santos, Presidente do Conselho Diretivo do INR
Apresentação do Trabalho | Luís Montez Vicente, Técnico Superior no CRID® - Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Espaço para questões
Encerramento

Clique AQUI para aceder ao convite acessível.

Faça a sua inscrição até ao dia 25 de janeiro. O link de acesso ao Zoom ser-lhe-á enviado.

Participe e divulgue!

Ver evento

27
Jan

 Sobre fundo azul com semicírculos coloridos

A Noite das Ideias 2022

Atualizado: 21/01/2022

A Fundação Calouste Gulbenkian vai realizar, no dia 27 de janeiro, entre as 18h e as 22h30, a "Noite das Ideias 2022".

Uma noite para refletir e debater, com artistas, cientistas, filósofos, urbanistas ou juristas, portuguesas e estrangeiros, como (re) construir, em conjunto, uma Europa mais justa e mais unida.

O evento tem tradução simultânea. Os participantes devem trazer o seu smartphone e auriculares. Será transmitido em diferido através do Facebook e Youtube da Fundação.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Consulte aqui toda a informação.

Ver evento