Pagina Notícias & Eventos

Notícias & Eventos

Notícias

 Logótipo Unesco Unesco logo

Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação


A UNESCO lançou recentemente o Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação (2024) disponível aqui em oito idiomas: árabe, inglês, francês, khmer, mongol, russo, espanhol e ucraniano. Lançou igualmente, em língua inglesa o UNESCO Global Outlook on Racism and Discrimination (2024), disponível aqui .   O Manual Prático sobre Igualdade de Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação oferece às organizações de comunicação social, e a todas as entidades que produzam conteúdos de comunicação, orientações concretas sobre o desenvolvimento de políticas editoriais equitativas, a produção de informação e conteúdos mediáticos acessíveis, bem como, a adoção de práticas de gestão inclusivas.   O documento serve também como ferramenta de autoavaliação para repórteres, editores, produtores, pessoal técnico e gestores, oferecendo anexos práticos com listas de verificação, estudos de caso, guias visuais e referências para estudos adicionais. Este recurso também oferece recomendações práticas sobre linguagem inclusiva, técnicas de entrevista, reportagem de crises, produção de comunicação acessível e diversidade no local de trabalho.   Para complementar o manual, a UNESCO também desenvolveu uma série de Master Classes composta por treze módulos em vídeo, com interpretação em língua gestual disponível em inglês e mongol, a Master Class Series on Disability Equality e Master Class Series against Racism and Discrimination .   Estes recursos já são amplamente utilizados pelos escritórios locais da UNESCO para apoiar o desenvolvimento de capacidades no setor dos meios de comunicação social servindo, também, como uma ferramenta valiosa para os profissionais da comunicação social que procuram enriquecer o seu trabalho na preparação das comemorações do dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e para complementar trabalhos em matéria de deficiência.
Ver detalhes do destaque

Relatório “Health at a Glance 2025”


Informa-se que foi publicado a 13 de novembro pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) o Relatório “Health at a Glance 2025” disponível para consulta aqui .   O Health at a Glance fornece um conjunto abrangente de indicadores sobre a saúde da população e o desempenho dos sistemas de saúde nos países membros da OCDE, nos principais parceiros e nos países candidatos à adesão. Esses indicadores abrangem o estado de saúde, determinantes não médicos e fatores de risco à saúde, acesso e qualidade dos cuidados de saúde, gastos com saúde e recursos dos sistemas de saúde. A análise baseia-se nas estatísticas nacionais oficiais comparáveis mais recentes e em outras fontes.   O capítulo 10 do Relatório em apreço trata várias temáticas destacando-se a Self-rated health and disability at age 65 and over que reporta que, na Hungria, Portugal, Bélgica e Inglaterra (Reino Unido), mais de 24% dos adultos com 65 anos ou mais relataram pelo menos algumas limitações nas atividades da vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD). Na Coreia, Irlanda e Luxemburgo, menos de 13% dos adultos na mesma faixa etária relataram tais limitações.   Em quatro países – Japão, Espanha, Lituânia e Portugal – mais de 7% dos adultos com 65 anos ou mais relataram limitações graves nas AVD/AVDI. No geral, o Japão, Portugal, a Lituânia e a Espanha apresentam os níveis mais elevados de limitações autoavaliadas nas AVD/AVDI, aproximando-se ou ultrapassando os 30% no total.   No Relatório a par da análise indicador a indicador, um capítulo de síntese resume o desempenho comparativo dos países e as principais tendências. Esta edição inclui ainda um capítulo temático sobre género e saúde.
Ver detalhes do destaque
 Health at a Glance 2025

Eventos

Ver todos os eventos

06
Dez a 21
Dez

event-image

Oleanna

05/12/2025

Qualquer lado que se escolha, está errado.

Oleanna, de David Mamet (1992), retrata o confronto entre um professor universitário e uma aluna que o acusa de assédio. A peça desenrola-se inteiramente no gabinete do professor e centra-se numa intensa luta pelo discurso — e, portanto, pelo poder. A linguagem, usada como ferramenta de dominação, é também o meio através do qual se criam realidades. Em Oleanna, não é necessário que algo aconteça para ser percebido como real. Mamet expõe as tensões entre género, estatuto e comunicação, numa narrativa onde não há vencedores claros — “qualquer lado que se escolha, está errado”. Para além da relevância temática, a peça constitui um enorme desafio interpretativo, exigindo precisão e intensidade de apenas dois atores.

Preço
€12 (com descontos) | (Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro)

Classificação
M/12

Acessibilidade
Língua Gestual Portuguesa 7 dezembro
domingo, 16h

Audiodescrição 12 e 14 dezembro
sexta, 19h30; domingo, 16h

Mais informações Aqui

ver detalhes

20
Dez

event-image

VISITA ORIENTADA “CASA COM JARDIM”

01/09/2025

Acessível ao público S/surdo 

Sessões de desenho livre nas Exposições: Galeria Principal, Galeria do Pátio, Cisterna, Sala de Leitura, Sacristia e Galeria Municipal.

Queremos dar a ver diversas formas de desenhar dos artistas que ali expõem, modos de olhar diferentes, técnicas diferentes, materiais diferentes.
Orientação: Marc Parshow

Requer inscrição prévia para o mail: marcar.cac@cm-almada.pt

ver detalhes

15
Mar

event-image

Conversa com os artistas

05/12/2025

Visita para público geral com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Neste evento propomos uma abordagem à exposição Húmus através da voz dos seus autores, numa aproximação aos gestos criativos e curatoriais. Vista conduzida pelos artistas Graça Morais, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, em conversa com a curadora Ana Rito. 

Mais informações Aqui

ver detalhes