Pagina Notícias & Eventos

Notícias & Eventos

Notícias

 Sala ampla com paredes revestidas a madeira clara e teto branco com iluminação embutida. No centro, várias pessoas estão sentadas em cadeiras dispostas em filas, voltadas para a frente da sala. À frente, uma pessoa está de pé junto a uma parede com folhas grandes de papel afixadas, contendo desenhos e esquemas. À esquerda, há uma mesa com materiais e um ecrã de projeção que mostra um slide com um diagrama circular e texto. No chão, vê-se casacos e pastas junto às cadeiras.

INR e ASSOL promoveram 3 dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa com Jack Pearpoint e Lynda Kahn


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. dinamizou em parceria com a ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões três dias de formação dedicados ao Planeamento Centrado na Pessoa. Nos dias 20 e 21 de novembro, decorreu no auditório do INR, I.P. um curso que juntou profissionais de várias organizações e regiões do país, que aprofundaram e aprenderam a utilizar o Planeamento Centrado na Pessoa como metodologia de trabalho. De cariz iminentemente prático, este curso apresentou às pessoas participantes os valores básicos da inclusão e do trabalho centrado na pessoa, ofereceu uma introdução à facilitação e registo gráfico, desenvolveu competências em facilitação de processos, apresentou e utilizou ferramentas para aprofundar a prática da escuta, além de demonstrar uma das abordagens do Planeamento Centrado na Pessoa – a utilização do PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope). Já na manhã do dia 22, realizou-se um encontro onde pessoas com deficiência e famílias tiveram a oportunidade de aprender, partilhar experiências e preparar juntos o caminho para um futuro mais inclusivo. Ambos os momentos foram dinamizados por Jack Pearpoint e Lynda Kahn, precursores da metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa, que ao longo de três dias partilharam o conhecimento acumulado de mais de 40 anos de experiência em contextos institucionais e comunitários, utilizando o Planeamento Centrado na Pessoa para promover mudanças individuais e organizacionais. Os autores ofereceram ainda um exemplar do livro “The PATH & MAPS Handbook: Person-Centered Ways to Build Community” à Biblioteca do INR, I.P., que dispõe de vários recursos sobre a temática, que podem ser consultados AQUI . Foram três dias excecionais e de grande aprendizagem que ficarão certamente na memória de todas as pessoas.
Ver detalhes do destaque

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência


Hoje, Portugal assinala o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, uma data que nos convida à reflexão e à ação. Este dia tem como objetivo promover a consciencialização sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, reforçar a importância da inclusão e garantir que todos possam participar plenamente na sociedade.   Este dia foi proclamado em 1981, pela Presidência do Conselho de Ministros, através da Resolução n.º 172/81, de 11 de agosto.   A celebração está alinhada com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende: Respeito pela dignidade e autonomia individual; Não discriminação; Participação plena e efetiva na vida social; Igualdade de oportunidades e acessibilidade. Mais do que uma efeméride, esta efeméride é um compromisso coletivo para eliminar barreiras físicas, sociais e digitais, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva. É também uma oportunidade para avaliar a nível nacional as políticas públicas e reforçar práticas que assegurem a igualdade. Com este dia, o INR encerra o ciclo de celebrações do Dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.   Conheça a resolução n.º 172/81 AQUI .
Ver detalhes do destaque
 Imagem com fundo branco e faixa superior verde com a palavra “EFEMÉRIDE” em letras maiúsculas e brancas. Ao centro, em letras pretas, lê-se “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência”. Na parte inferior, está o logótipo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR),

Eventos

Ver todos os eventos

06
Dez a 21
Dez

event-image

Oleanna

05/12/2025

Qualquer lado que se escolha, está errado.

Oleanna, de David Mamet (1992), retrata o confronto entre um professor universitário e uma aluna que o acusa de assédio. A peça desenrola-se inteiramente no gabinete do professor e centra-se numa intensa luta pelo discurso — e, portanto, pelo poder. A linguagem, usada como ferramenta de dominação, é também o meio através do qual se criam realidades. Em Oleanna, não é necessário que algo aconteça para ser percebido como real. Mamet expõe as tensões entre género, estatuto e comunicação, numa narrativa onde não há vencedores claros — “qualquer lado que se escolha, está errado”. Para além da relevância temática, a peça constitui um enorme desafio interpretativo, exigindo precisão e intensidade de apenas dois atores.

Preço
€12 (com descontos) | (Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro)

Classificação
M/12

Acessibilidade
Língua Gestual Portuguesa 7 dezembro
domingo, 16h

Audiodescrição 12 e 14 dezembro
sexta, 19h30; domingo, 16h

Mais informações Aqui

ver detalhes

14
Dez

event-image

Húmus

05/12/2025

Visita para público geral com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Convocando o romance Húmus de Raul Brandão e o poema homónimo de Herberto Hélder, a exposição Húmus reúne no Atelier-Museu Júlio Pomar obras da dupla de artistas do Porto Daniel Moreira e Rita Castro Neves, de Graça Morais e de Júlio Pomar. Nesta visita orientada por Ana Rito, a curadora da exposição explora o seu carácter constelar.

Mais informações Aqui.

ver detalhes

20
Dez

event-image

VISITA ORIENTADA “CASA COM JARDIM”

01/09/2025

Acessível ao público S/surdo 

Sessões de desenho livre nas Exposições: Galeria Principal, Galeria do Pátio, Cisterna, Sala de Leitura, Sacristia e Galeria Municipal.

Queremos dar a ver diversas formas de desenhar dos artistas que ali expõem, modos de olhar diferentes, técnicas diferentes, materiais diferentes.
Orientação: Marc Parshow

Requer inscrição prévia para o mail: marcar.cac@cm-almada.pt

ver detalhes