Instituto Nacional para a Reabilitação
Planeamento, Coordenação e Execução das Políticas Nacionais destinadas à promoção dos direitos das Pessoas com deficiência
Atualização da Lista de Produtos de Apoio
Foi publicada a Lista Homologa dos Produtos de Apoio, através do Despacho n.º 11077/2025, publicada no Diário da República n.º 181/2025, Série II de 2025-09-19, que produzirá efeitos 30 (trinta) dias após a sua publicação. Poderá consultar AQUI .
Ver detalhes do destaque Candidaturas | Prémio Cartaz 3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência | Edição 2025
Estão abertas as candidaturas, de 21 de julho a 30 de setembro, do Prémio Cartaz 3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência , edição 2025. Este Prémio distingue o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência. O trabalho vencedor recebe um prémio no valor de € 1 500 (mil e quinhentos euros) atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e um voucher no valor de € 1500 (mil e quinhentos euros) pelo El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A.. O CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica irá oferecer aos trabalhos distinguidos, vencedor e menções honrosas, uma peça de arte. As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento do Formulário de candidatura . Para mais informações sobre o Prémio consulte AQUI . Consulte o regulamento do Prémio Cartaz 3 de Dezembro. Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt Participe!
Ver detalhes do destaque Dia Municipal para a Igualdade 2025 | 17 a 31 de outubro 2025
Desde 2010, a 24 de outubro , é assinalado o Dia Municipal para a Igualdade . Para este efeito, alguns organismos da Administração Central do Estado, Municípios e Associações representativas da sociedade civil, de Portugal continental e Ilhas, dinamizam atividades que concorrem para a Cidadania Local, colocando a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento . De 17 a 31 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade 2025 será assinalado através de uma agenda de iniciativas relacionadas com Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, Acolhimento de Migrantes, Igualdade Salarial, Combate à Pobreza e Igualdade de Oportunidades. Até ao próximo dia 14 de outubro, a Comissão organizadora desta iniciativa, que o INR, I.P., integra, convida as ONGPD, organizações da sociedade civil, os agrupamentos de escolas, as autarquias e outras entidades do território, a inscreverem as suas iniciativas , que decorram entre 17 e 31 de outubro, nesta Agenda. No dia 24 de setembro, das 15h00 às 16h30, o INR, I.P., participará numa Sessão de Esclarecimento, onde serão abordados os seguintes tópicos: Viver em igualdade, sem discursos de ódio e com uma vida livre de violência (CIG); Por uma vida livre de violência contra as Mulheres com deficiência, e da sua ameaça, na realização plena dos direitos humanos (INR, I.P.) Igualdade e dignidade no trabalho, políticas de parentalidade e conciliação (CITE) Como posso participar e inscrever iniciativas na agenda do Dia Municipal? (ANIMAR) Para participar na sessão online, faça AQUI a sua inscrição . Saiba mais sobre o Dia Municipal para a Igualdade 2025 nesta Newsletter .
Ver detalhes do destaque Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026 com candidaturas abertas
Está aberto o Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026, uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., dirigida a crianças da Educação Pré-Escolar e a alunas e alunos do Ensino Básico e Secundário, para a promoção de projetos e ideias que promovam a inclusão nas escolas e nas comunidades, assegurando que todas as pessoas tenham oportunidade de participar. As candidaturas podem ser submetidas até 28 de fevereiro de 2026. O concurso que convida crianças e jovens, com o apoio dos seus professores, a apresentar projetos que integrem a inclusão das pessoas com deficiência, a cidadania ativa e a cultura de não-violência, está organizado em três categorias: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Os projetos classificados nos três primeiros lugares de cada categoria recebem apoio financeiro — 2.000 euros para o 1.º lugar, 1.000 euros para o 2.º lugar e 750 euros para o 3.º lugar — bem como troféus e diplomas. A edição de 2025/2026 decorre no ano em que foi publicada a Estratégia Única dos Direitos das Crianças e Jovens 2025-2035, aprovada pelo Governo em fevereiro. O concurso pretende envolver as escolas na criação de ambientes educativos acessíveis e inclusivos, garantindo oportunidades de aprendizagem e participação para todas e todos os alunos. Criado em 2003/2004, o “Escola Alerta!” já envolveu mais de 30 mil alunos, 4 mil professores e mais de mil escolas. Na edição de 2024/2025 participaram 2109 alunos e 161 professores de 28 escolas de 11 distritos, com projetos sobre inclusão e acessibilidade. Consulte o regulamento e as condições de participação em https://www.inr.pt/escola-alerta Por uma escola onde cada pessoa conta. Por uma escola onde cada pessoa faz a diferença.
Ver detalhes do destaque Programa para a Inclusão e Cidadania (PIC)
O Programa para a Inclusão e Cidadania (PIC) tem por objetivo definir as linhas orientadoras e conteúdos essenciais das ações de sensibilização e capacitação de públicos estratégicos, consubstanciando o Referencial de base da Tipologia de Operação (TO) – Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de PCDI, determinando o que será elegível para financiamento, pelo PT2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, no âmbito do aviso de abertura de concurso PESSOAS-2025-5. Este Referencial encontra-se organizado em três tipologias de ações, designadamente: Tipologia A – ação de natureza transversal, de carácter obrigatório, à participação de ações das tipologias B e C; Tipologia B – ações com matérias específicas destinadas a Pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), suas famílias e profissionais que desempenham funções em ONGPD e respostas sociais dirigidas a Pessoas com deficiência ou incapacidade; Tipologia C – ações com matérias específicas destinadas a profissionais com funções ou responsabilidades na promoção da cidadania e de uma sociedade mais inclusiva, bem como Pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), suas famílias e profissionais que desempenham funções em ONGPD. O conjunto das ações de sensibilização e capacitação a realizar no âmbito do PIC, deve contemplar obrigatoriamente a ação da tipologia A, agregando ações das tipologias B e ou C, de acordo com os públicos-alvo a que se destina, sendo a participação na ação da tipologia A um pré-requisito para as pessoas que participem nas ações das tipologias B e C. Cada entidade beneficiária deve adotar um conjunto de ações de sensibilização e capacitação que considere dar resposta às necessidades do seu público-alvo, podendo contemplar todas as ações ou optar por selecionar algumas das tipologias B e C, de entre as várias disponibilizadas no Referencial. Para mais informações consulte a informação disponível no site do INR, I.P., AQUI Questões relacionadas com as candidaturas devem ser endereçadas à linha dos Fundos 800 10 35 10 (09:00-18:00h – gratuito) ou para o endereço de correio eletrónico: linhadosfundos@linhadosfundos.pt . As dúvidas também poderão ser colocadas ao Programa PESSOAS 2030 pelo telefone: 21 589 53 00 (serviço de Call Center) ou endereço de correio eletrónico: geral@pessoas2030.gov.pt . Ressalva-se que este Referencial pode ser usado fora do âmbito do financiamento da TO, como recurso à implementação das ações de sensibilização e capacitação de públicos estratégicos, com vista à inclusão de PCDI. Veja ou reveja a Sessão de Informação sobre a Tipologia de Operação: Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, disponível AQUI .
Ver detalhes do destaque 3.º Fórum "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Educação Formal” – Santo Tirso
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), prossegue a realização de um conjunto de fóruns, a nível nacional, para promover a discussão sobre estratégias e medidas de não institucionalização. Em 2025, a temática dos fóruns incide sobre a Vida Independente e o papel que a assistência pessoal desempenha na vida ativa das pessoas com deficiência, procurando envolver e reunir as perspetivas dos destinatários de assistência pessoal, municípios, entidades empregadoras, escolas e universidades. O 3.º Fórum, intitulado "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Educação Formal” decorreu no dia 9 de setembro, pelas 14h30, em Santo Tirso, no auditório da Fábrica de Santo Thyrso. Com enfoque na Educação Formal, esta iniciativa procurou dinamizar o diálogo e a partilha de experiências e perspetivas entre os diferentes atores na dinâmica do contexto da Educação formal, envolvendo o Município de Santo Tirso, as ONGPD AADVDB - Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e Associação Pais em Rede, assim como a instituição de ensino Instituto Nun'Alvres. A abertura do evento foi realizada por Rui Santos, Chefe da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Santo Tirso. O painel de oradores contou com a participação de Domingos Pereira da Silva – Presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Sérgio Vicente – Vice-Presidente da Associação Pais em Rede, Virgínia Fonseca – Coordenadora do Ensino Profissional do Instituto Nun'Alvres, Sara Freitas – Diretora de Turma de aluno com assistência pessoal no Instituto Nun'Alvres, Maria Leonor Couto – Destinatária do CAVI da Associação Pais em Rede e Joana Silva – Assistente pessoal do CAVI da mesma associação. Este fórum incidiu sobre o papel do Modelo de Apoio à Vida Independente como potenciador de autonomia em contexto escolar e sobre as oportunidades e vantagens que a assistência social pode proporcionar às pessoas com deficiência no acesso e efetivação do direito fundamental à Educação, que se identifica como um fator de promoção de maior inclusão na sociedade. Foi destacado o trabalho que o Município de Santo Tirso tem vindo a desenvolver na área da deficiência, com especial enfoque na promoção da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Entre as ações destacadas por Rui Santos, está o Balcão da Inclusão, que presta apoio personalizado e encaminhamento adequado às necessidades das pessoas com deficiência, com envolvimento direto da Rede Social do Concelho. Do trabalho concertado desta Rede surgiu o projeto “Emprega-me”, que promove estágios profissionais em empresas locais para pessoas com deficiência. As entidades participantes são distinguidas com Selos de Bronze, Prata ou Ouro, consoante o nível de inclusão proporcionado. Sublinham-se ainda dois projetos inovadores, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que reforçam esta aposta do Município: uma sala snoezelen móvel, adaptada numa carrinha furgão, que leva estímulos sensoriais às instituições, evitando que os utentes tenham de se deslocar das instituições para usufruir deste tipo de intervenção terapêutica; e uma iniciativa que recorre à tecnologia de realidade virtual, através da utilização de óculos de realidade virtual, proporcionando experiências imersivas e significativas aos participantes, como visitas virtuais ao Santuário de Fátima, promovendo a interação e o bem-estar dos utentes, e reforçando a sua inclusão social. Tais ações refletem o compromisso do Município com uma sociedade mais inclusiva, acessível e coesa. Os representantes dos CAVI (Centros de Apoio à Vida Independente) destacaram que a assistência pessoal tem sido um instrumento determinante para a autonomia das pessoas com deficiência em contexto de educação formal, permitindo-lhes participar em atividades escolares e sociais de forma mais ativa e integrada, tendo sido apresentados casos específicos de alunos que, com apoio personalizado e recurso à assistência pessoal, conseguiram superar barreiras e desenvolver competências académicas e sociais. No evento, foi evidenciado que a alteração legislativa ao MAVI (Modelo de Apoio à vida Independente) permitiu que este fosse implementado em escolas do ensino básico e secundário, à semelhança do que já acontecia no Ensino Superior. Esta mudança foi considerada estratégica, pois representa uma oportunidade para garantir que os alunos com deficiência possam exercer plenamente os seus direitos humanos, através de uma educação ativa e inclusiva. Foi sublinhado que o aluno nunca é o obstáculo à inclusão, é sim o contexto educativo que deve ser adaptado às suas necessidades. Para tal, é necessário desenvolver programas específicos de aprendizagem ativa, com métodos e processos ajustados, que permitam ao aluno, mediante a sua participação ativa, construir ferramentas para ultrapassar os desafios ao longo da sua vida. Na perspetiva dos representantes da instituição de ensino, a presença de alunos com necessidades específicas no ensino formal deve ser encarada como uma oportunidade para transformar a escola num espaço verdadeiramente inclusivo, onde se promovam práticas pedagógicas adaptadas e se eliminem barreiras ao processo de aprendizagem. Neste contexto, a escola estabeleceu uma parceria estratégica com o centro de apoio à vida independente (CAVI) e com as famílias dos alunos, o que permitiu a integração da figura do assistente pessoal no quotidiano escolar, contribuindo para uma resposta educativa mais ajustada às necessidades individuais. A assistente pessoal descreveu os desafios iniciais da sua atuação no ensino formal, nomeadamente a gestão do tempo entre vários alunos e a necessidade de desenvolver estratégias diferenciadas, baseadas nas características de cada aluno. Apontou também que rapidamente percebeu que o tipo de apoio que os alunos precisavam exigia uma abordagem mais flexível e colaborativa, passando pelo desenvolvimento de múltiplas estratégias, com o envolvimento de toda a equipa educativa. Apesar das dificuldades, a experiência revelou-se gratificante, tendo sido observada uma evolução significativa nos alunos acompanhados. Foi ainda abordado o papel do assistente pessoal em contexto de estágio em local de trabalho, onde se verificaram desafios adicionais, como o cumprimento de regras em ambiente de trabalho, a definição de tarefas e o desenvolvimento da autonomia nas deslocações. A presença do assistente pessoal foi considerada essencial para garantir que os alunos com necessidades específicas pudessem participar em igualdade de condições nas atividades de formação em contexto real. A diretora de turma de um dos alunos que beneficia de assistência pessoal em contexto escolar referiu que a presença da assistente pessoal contribuiu significativamente para aliviar a carga emocional e organizacional dos elementos da comunidade educativa, ao mesmo tempo que promoveu o desenvolvimento da autonomia do aluno, evolução essa reconhecida e valorizada pela família. A aluna destinatária de assistência pessoal partilhou que, com o apoio recebido, passou a participar mais ativamente em atividades escolares e sociais, sentindo-se mais integrada e confiante. A representante do Instituto Nun'Alvres destacou que, para o próximo ano letivo, foram identificadas áreas prioritárias de melhoria, nomeadamente o agendamento prévio de atividades e reuniões com a assistente pessoal, a disponibilização mais efetiva de recursos digitais e a melhoria da comunicação entre escola, famílias e assistente pessoal. Foi defendida a necessidade de dar maior autonomia aos assistentes pessoais na tomada de decisões, sempre em articulação com os restantes intervenientes. Neste fórum, concluiu-se que a inclusão efetiva exige a criação de ferramentas específicas e adaptadas, co-criadas por equipas multidisciplinares. Foi sublinhada a importância de espaços de co-criação e de uma comunicação eficaz entre escola, famílias, autarquia e empresas, especialmente no contexto da formação em ambiente de trabalho. A experiência relatada foi considerada muito positiva, apontando para a importância de uma abordagem colaborativa e centrada no aluno, com todos os intervenientes articulados e alinhados na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. O encerramento deste fórum ficou a cargo de Sónia Esperto – Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. O próximo fórum será subordinado ao tema "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Ensino Superior” e irá realizar-se no dia 9 de outubro, em formato presencial, envolvendo o município de Coimbra.
Ver detalhes do destaque Reunião de Intercâmbio Portugal–Grécia sobre a Monitorização da CDPD
No passado dia 2 de setembro, decorreu online, uma reunião organizada pela UNESCO e pela SG-Reform da Comissão Europeia, com o objetivo de promover o intercâmbio entre Portugal e a Grécia na partilha de boas práticas, experiências e desafios relacionados com a monitorização da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). O encontro integrou-se no projeto “Reforçar a capacidade do Mecanismo de Coordenação de apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência na Grécia”, financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica e implementado pela UNESCO, em cooperação com a Task Force para a Reforma e Investimento da Comissão Europeia. Esta iniciativa faz parte de uma série de intercâmbios de aprendizagem entre pares, concebidos para apoiar o desenvolvimento de mecanismos de coordenação e monitorização mais robustos na Grécia. O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) esteve representado pela Vice-Presidente, Marina Van Zeller, e por Marisa Lourenço, do Gabinete de Apoio Técnico. A delegação grega contou com representantes da Presidência do Governo e do Mecanismo Nacional de Coordenação para os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como da Comissão Nacional Grega de Direitos Humanos. Durante a reunião, o INR, IP apresentou o seu papel enquanto Mecanismo de Coordenação Nacional da CDPD, salientando as suas principais atribuições: articulação interministerial, sistematização de informação através da construção de uma matriz de monitorização, funcionamento de um grupo de trabalho informal interministerial e elaboração de um documento síntese resultante da recolha de contributos das várias áreas sectoriais. Foram também identificados desafios, nomeadamente a instabilidade política e as mudanças governativas recentes, que exigem uma atualização constante dos pontos focais ministeriais e uma articulação persistente com as entidades envolvidas. A sessão incluiu ainda uma apresentação da Grécia sobre a organização do seu Mecanismo Nacional de Coordenação, destacando o papel do Gabinete do Ministro de Estado, a participação da Presidência do Governo e da Secretaria-Geral de Coordenação, bem como a intervenção da Comissão Nacional Grega de Direitos Humanos como mecanismo independente de monitorização. No espaço de perguntas e respostas, o INR detalhou a importância da coordenação vertical entre os níveis central e local, os avanços no processo de elaboração da nova Estratégia 2026–2030, que muito em breve será apresentada. Foi igualmente referido o papel do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da CDPD (Lei n.º 71/2019), sediado na Assembleia da República e com participação ativa da sociedade civil e das organizações representativas das pessoas com deficiência. A reunião reforçou a importância da cooperação interinstitucional e internacional, destacando que a efetiva concretização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige um esforço de coordenação técnica, compromisso político e continuidade administrativa. No encerramento, as representantes da UNESCO e da Comissão Europeia agradeceram a todos os participantes pela colaboração e espírito de cooperação, sublinhando que a partilha de boas práticas, experiências e dificuldades enriquece o trabalho conjunto e contribui para o reforço dos mecanismos de monitorização da Convenção.
Ver detalhes do destaque INR estará presente no Bibliogamers 2025
De 19 a 21 de setembro, vai decorrer o evento Bibliogamers 2025 - jogos adaptados, cinema, entrega de prémios – nas bibliotecas municipais de Lisboa (Alcântara, Marvila e Orlando Ribeiro). O Instituto Nacional para a Reabilitação estará presente no dia 19, com a Apresentação do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe. Esta iniciativa nasceu em 2017 e tem uma periodicidade bienal tendo sido o primeiro evento sobre videojogos a acontecer numa Biblioteca. Em 2025, na sua 4.ª edição, o tema é dedicado à relação entre o mundo digital dos videojogos e as pessoas com deficiência. A entrada é gratuita. Saiba mais informações e conheça o programa AQUI .
Ver detalhes do destaque Programa de Capacitação de Públicos Estratégicos na Inclusão de Pessoas com Deficiência Abre Candidaturas
As candidaturas para o Programa de Capacitação de Públicos Estratégicos para a Cidadania e Inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade –(PCDI) estão abertas até ao dia 3 de outubro. Esta iniciativa tem como objetivo principal estimular decisões, práticas e iniciativas que concretizem a inclusão, promovendo a autonomia das PCDI, através de ações de sensibilização e capacitação dirigidas a públicos estratégicos em setores transversais. A proposta pretende beneficiar as PCDI, bem como suas famílias, profissionais, e agentes de diversos setores com responsabilidades na promoção da cidadania e dos seus direitos. Podem candidatar-se ao financiamento todas as entidades que desenvolvam, de forma comprovada, atividades no domínio da inclusão das Pessoas com Deficiência e dos Direitos Humanos, nomeadamente: Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD), classificadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de julho e da Portaria n.º 7/2014, de 13 de janeiro; Organizações do setor social que, não tendo o estatuto de ONGPD, promovem respostas sociais para Pessoas com deficiência financiadas por fundos públicos (IPSS); Entidades da Administração Pública central direta ou indireta, da Administração Local, inclusive do Setor Público Empresarial; Organizações Não-Governamentais, que intervenham na promoção dos direitos humanos, cidadania e desenvolvimento; Ordens Profissionais, cuja atividade dos seus membros esteja relacionada com conteúdos constantes no Referencial PIC: - Ordem dos Psicólogos; - Ordem dos Assistentes Sociais; - Ordem dos Advogados; - Ordem dos Arquitetos; - Ordem dos Engenheiros; - Ordem dos Engenheiros Técnicos; - Ordem dos Médicos; - Ordem dos Enfermeiros Os apoios a conceder revestem a natureza de subvenção não reembolsável, assumindo a forma de financiamento de taxa fixa (40% - quarenta por cento), prevista na alínea d) do n.º 2 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 20- A/2023 de 22 de março, num montante máximo, por candidatura, de 200.000€ (duzentos mil euros). As ações de sensibilização e capacitação integradas nas candidaturas apresentadas devem ter início e término no período de 24 meses. A apresentação das candidaturas é efetuada através da submissão de formulário eletrónico no Balcão dos Fundos. Para mais informações sobre os critérios de elegibilidade, o processo de candidatura, referencial e outras questões, consultar o aviso disponível AQUI o Aviso Capacitação PCDI , assim como os restantes documentos: PIC Memória Descritiva da Operação Para candidaturas, visite a página do Balcão dos Fundos . Pode descarregar os anexos A-3 e B-1 do aviso em formato acessível: Anexo A-3 (Grelha de Análise) Anexo B-1 (Documento metodológico OCS) Veja ou reveja a Sessão de Informação sobre a Tipologia de Operação: Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, disponível AQUI .
Ver detalhes do destaque Prémio Praia + Acessível 2025 – período de candidaturas
Está a decorrer, até 30 de setembro, o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Praia + Acessível 2025 . Este prémio distingue, em cada época balnear, as zonas balneares galardoadas pelo Programa Praia Acessível, Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem ter proporcionado às pessoas com mobilidade condicionada melhores condições de acessibilidade e qualidade dos serviços prestados para uma melhor fruição destes espaços de lazer. Neste âmbito, será atribuído um prémio à praia melhor pontuada em cada uma das seguintes tipologias: praia costeira ou de transição praia interior Na presente época balnear verificou-se uma notável adesão a este Programa que distinguiu 243 zonas balneares. Com esta iniciativa pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam claras mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estas pessoas e seus acompanhantes, bem como uma comunicação ao público consistente e eficaz da oferta proporcionada. O prémio é patrocinado pela empresa IACESS que atribui anualmente equipamentos de apoio ao banho ou serviços de manutenção destes que melhoram a acessibilidade das zonas balneares vencedoras. Para mais informação, e acesso ao regulamento e ao formulário de candidatura ao Prémio, consultar as páginas eletrónicas dos promotores: Instituto Nacional para a Reabilitação , Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal.
Ver detalhes do destaque CONVERSAS SOBRE… Atendimento ao Público com Excelência
O HUB Justiça realizou uma sessão dedicada ao tema “Atendimento ao Público com Excelência: Inclusão, Qualidade e Humanização”, com a participação de Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do INR. A iniciativa decorreu a 4 de setembro e contou com 134 participantes, numa reflexão sobre a importância da empatia, da acessibilidade e da valorização de práticas mais inclusivas e humanizadas no atendimento ao público.
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