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27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas

Atualizado : 27/06/2025

Foto onde se vê as mãos de uma pessoa a guiar as mãos de outra pessoa, surdocega, a ler um livro em braile.

A Assembleia Geral da ONU adotou a resolução A/RES/79/294, proclamando a data de 27 de junho como o Dia Internacional da Surdocegueira. Este dia comemora o nascimento da conceituada autora Helen Keller (1880-1968), uma das figuras mais emblemáticas da comunidade de pessoas surdocegas.

Esta deliberação veio reforçar a ideia de que esta condição deve ser olhada como única e particular, visto que os seus comprometimentos são cumulativos.

A surdocegueira é um termo inclusivo que reconhece que a pessoa surdocega tem diferentes níveis de incapacidade. Trata-se de uma combinação de deficiência visual e auditiva tornando-se difícil para os sentidos afetados se compensarem mutuamente e, portanto, apresenta desafios únicos, barreiras e requisitos específicos de apoio para a inclusão, diferentes das pessoas que são somente surdas ou cegas.

Existem também pessoas que nascem surdas e, mais tarde, vão perdendo a visão. Neste caso, se a Língua Gestual Portuguesa (LGP) for a sua língua materna, há uma tendência natural para manter esta comunicação. No entanto, adapta-se a forma como recebem a informação. Pode ser através da comunicação táctil, ou em conversas a dois, cara a cara, no campo visual da pessoa surdocega, num local bem iluminado.

As Línguas Gestuais podem ser de utilização Tátil (LG Tátil), e são um meio de comunicação comum e usadas por pessoas surdocegas. É baseado numa Língua Gestual ou outro sistema de comunicação manual. É o método mais comum para assegurar uma maior acessibilidade a pessoas surdocegas.

O Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira, da Casa Pia de Lisboa, localizado em Alvalade, foi o primeiro no país dedicado à educação e reabilitação de crianças, jovens e adultos surdocegos, possuindo as técnicas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida, no acesso à informação, orientação e mobilidade, controle do ambiente e, o mais importante, a comunicação.