Detalhes da Notícia

6 de maio é o Dia Internacional da Osteogénese Imperfeita

Atualizado : 06/05/2023

Criança numa cadeira de rodas com Osteogénese Imperfeita

O Dia Internacional da Osteogénese Imperfeita é comemorado a 6 de maio. 

A osteogénese imperfeita é uma doença rara de origem genética, caraterizada, maioritariamente, por deformações e fraturas frequentes dos ossos, prejudicando a formação correta dos mesmos e tornando-os anormalmente frágeis.

Uma pessoa com esta doença pode ter várias dezenas ou mesmo centenas de fraturas durante a sua vida. Pode variar de leve a grave, e entre 50% a 65% sofrem perda da audição.

A causa da doença é uma deficiência na produção de colágeno do tipo 1, o principal constituinte dos ossos, ou de proteínas que participam do seu processamento. O resultado é o surgimento de quadros de osteoporose bastante graves.

Não existe ainda cura definitiva para esta doença que é conhecida, vulgarmente, como “doença dos ossos de vidro”.

Neste dia, as pessoas são incentivadas a vestir-se de amarelo. 

Mais informação: Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita.