Prémio Praia + Acessível
Atualizado: 26-12-2022
O Prémio Praia + Acessível tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.
Lançado em 2009, este prémio anual é atribuído por um júri nacional composto por um representante de cada um dos organismos abaixo e por um representante do patrocinador da edição do concurso:
- Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside
- Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
- Turismo de Portugal, I.P.
- Direção-Geral da Autoridade Marítima / Instituto de Socorros a Náufragos
- Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE/FEE Portugal
- Patrocinador IACESS
São atribuídos prémios aos 1º e 2º classificados, constituídos por equipamentos destinados a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, podendo ainda o júri decidir atribuir uma menção honrosa.
Podem candidatar-se as Câmaras Municipais com zonas balneares classificadas como acessíveis no âmbito do Projeto "Praia Acessível, Praia para Todos", podendo cada município candidatar, em cada ano, apenas uma zona balnear, elegendo-a em função das condições de acessibilidade diferenciadas que apresenta.
As candidaturas ao Prémio devem ser remetidas ao Instituto Nacional para a Reabilitação, até ao dia 30 de setembro de cada ano, conforme previsto no Regulamento e de acordo com o Formulário de Candidatura.
Até à data, foram vencedoras neste concurso as seguintes zonas balneares:
2009 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António) e o 2º, à Praia da Comporta (concelho de Grândola).
2010 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Luz (concelho de Lagos) e o 2º, à Praia da Comporta (concelho de Grândola).
2011 - O 1º prémio foi atribuído à Praia da Comporta (concelho de Grândola) e o 2º, à Praia da Conceição (concelho de Cascais).
2012 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia da Conceição (concelho de Cascais) e o 2º, à Praia de Miramar (Concelho de Vila Nova de Gaia), tendo sido, ainda, atribuída uma Menção Honrosa à Praia fluvial de Valhelhas (concelho da Guarda).
2013 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia do Senhor da Pedra (concelho de Vila Nova de Gaia) e o 2º, à Praia da Luz (concelho de Lagos).
2014 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia fluvial de Pampilhosa da Serra (concelho de Pampilhosa da Serra) e o 2º, à Praia da Luz (concelho de Lagos).
2015 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia de Vilamoura (concelho de Loulé) e o 2º, à Praia fluvial de Fraga da Pegada (concelho de Macedo de Cavaleiros).
2016 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia de Valadares Sul (concelho de Vila Nova de Gaia) e o 2º, à Praia fluvial de Avô (concelho de Oliveira do Hospital).
2017 - O 1º Prémio foi atribuído à Praia do Ouro (concelho de Sesimbra) e o 2º, à Praia fluvial de Fraga da Pegada (concelho de Macedo de Cavaleiros). Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Praia fluvial de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz).
2018 - O 1º Prémio foi atribuído à praia da Nazaré (concelho de Leiria) e o 2º, à Praia fluvial de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz).
2019 - O 1.º Prémio foi atribuído à Praia fluvial de Monsaraz (concelho de Reguengos de Monsaraz), e o 2.º, à Praia dos Biscoitos (concelho de Praia da Vitória, Região Autónoma dos Açores). Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Praia de Sta. Cruz-Centro, do Concelho de Torres Vedras”.
2020 - O 1.º Prémio foi atribuído à Praia de Albarquel
(concelho de Setúbal), e o 2.º, à Praia da Nazaré (concelho de Nazaré).
2021 - O 1.º Prémio foi atribuído à Praia da Figueirinha (Concelho de Setúbal), e o 2.º, à Praia do Osso da Baleia (Concelho de Pombal).
Prémio "Praia + Acessível"
Prémio Praia + Acessível 2022
Disponibilizam-se os resultados da 14.ª edição do Prémio Praia + Acessível, que distinguiu as duas zonas balneares galardoadas pelo programa Praia Acessível – Praia para Todos! em 2021 cujas candidaturas evidenciaram, perante o Júri, a disponibilização de melhores práticas durante a época balnear passada, quer ao nível da acessibilidade e apoios prestados às pessoas com mobilidade condicionada, sendo valorizado o seu caracter inovador, quer ao nível da divulgação da oferta disponível ao público em geral, e às pessoas com deficiência ou outras incapacidades que limitem a sua mobilidade, em particular.
Conforme estabelece o Regulamento, o Júri Nacional do Prémio integrou representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e da entidade patrocinadora do Prémio, este ano a empresa IACESS, Lda.
Após análise e avaliação das 27 candidaturas com base na ponderação dos critérios constantes do Art.º 12.º do Regulamento, o Júri deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro e segundo lugares às seguintes candidaturas:
• 1.º Prémio – Praia de Salgueiros, do Município de Vila Nova de Gaia
• 2.º Prémio – Praia Fluvial de Alqueva, do Município de Portel
• Menção Honrosa - Praia do Pedrógão – Centro, do Município de Leiria
Esteve a decorrer, até 30 de setembro, o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Praia + Acessível 2022.
Este prémio distingue, em cada época balnear, as duas zonas balneares galardoadas pelo Programa Praia Acessível - Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem ter sido proporcionada às pessoas com mobilidade condicionada uma superior qualidade da fruição destes espaços de lazer.
Na presente época balnear verificou-se da parte dos municípios uma notável adesão a este Programa que distinguiu 233 zonas balneares, o que representa um aumento de 5% relativamente ao ano passado e, pelo segundo ano consecutivo, o maior número de praias galardoadas desde a 1ª edição do Programa em 2005.
Com esta iniciativa pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam claras mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estas pessoas e seus acompanhantes, bem como uma comunicação ao público consistente e eficaz da oferta proporcionada.
O prémio é patrocinado pela empresa IACESS que atribui anualmente equipamentos de apoio ao banho destinados a melhorar a oferta de acessibilidade das zonas balneares vencedoras.
Para mais informação, e acesso ao regulamento e ao formulário de candidatura ao Prémio, consultar os websites dos promotores: INR, APA e TP.