Detalhes da Notícia
Relatório da consulta pública da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025
Atualizado: 25/05/2021
A inclusão das Pessoas com Deficiência tem implicações transversais em todas as áreas das políticas públicas, sendo essencial a definição de objetivos prioritários que orientem a ação, tendo como primeiro elemento fundamental o reconhecimento que estamos perante cidadãos e cidadãs com características e realidades muito diversas, com graus diferenciados de autonomia/funcionalidade, que carecem de apoios distintos, tendo em conta que os desafios que se colocam à sua inclusão são de natureza muito diversificada.
A necessidade de aprofundar o trabalho já realizado e de continuar a desenvolver um conjunto de políticas para a inclusão que se constituam como instrumentos de inteligência coletiva social, capazes de contrariar desvantagens e limitações, e de desenvolver ciclos de oportunidades de ação, de inclusão e de melhoria da qualidade de vida, são os grandes objetivos assumidos pelo XXII Governo Constitucional.
Para tal, é fundamental a implementação de uma Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, para o período de 2021-2025 (ENIPD 2021-2025), que permita consolidar a ampla e diversificada reflexão que tem vindo a ser realizada desde o término da Estratégia Nacional para a Deficiência 2011-2013 (ENDEF), sempre norteada e fundamentada pelos princípios e instrumentos jurídicos internacionais vigentes nesta matéria.
A ENIPD 2021-2025 pretende consolidar os progressos até agora alcançados e perspetivar o futuro, tendo sempre em vista o reforço do compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência, assumido pelo XXII Governo Constitucional como uma das prioridades da sua ação governativa e enquanto corolário de uma sociedade que se quer mais justa, mais solidária, que respeita a diversidade e a encara como um fator de riqueza e de progresso.
A inclusão das Pessoas com Deficiência é um objetivo estratégico para a valorização de todos os cidadãos e todas as cidadãs. Só uma sociedade que inclui todas as pessoas pode concretizar o seu verdadeiro potencial.
A ENIPD 2021-2025 esteve em consulta pública no final de 2020, publicando-se agora o relatório resultante dos contributos recebidos.
Relatório da Consulta Pública da ENIPD: Poderá consultar aqui o documento (PDF | 376 KB | 12 Página(s))