Cartaz 3 de Dezembro

Atualizado: Sex, 02 Dez 2022 19:17:42 +0000

O Prémio Cartaz 3 de Dezembro, distingue o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado, todos os anos, no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

O 1.º Prémio, no valor de 3.000 euros, é atribuído  pelo INR em parceria com o El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A. Os vencedores deste Prémio, bem como as Menções Honrosas, recebem também uma peça de arte oferecida pelo CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica.

As candidaturas decorreram entre 27 de julho a 18 de outubro de 2022. Formulário de candidatura.

Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt.

Veja aqui os Vencedores das Edições Anteriores

Premiados 2022

1º Prémio

Associação Algarvia – AAPACDM, com o cartaz “Formas diferentes de ser igual”


A vencedora irá receber um prémio de 3.000 euros, sendo 1.500 euros atribuídos pelo El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S. A., e 1.500 euros pelo INR, I.P.
Receberá também um Certificado de Vencedora do Prémio Edição 2022 e, uma peça de arte, atribuída pelo CENCAL, Centro de Formação Profissional do Sector da Cerâmica.

Cartaz 3 de dezembro

Descrição do cartaz

Fundo, de cor branca, combinado com o roxo situado no último terço do cartaz destacando a mensagem Formas diferentes de ser igual e dois quadrados verdes, um situado no canto superior esquerdo e outro no canto inferior direito. 
No centro do cartaz está uma imagem feita por formas geométricas diferentes, na forma e na cor, simbolizando as diferenças existentes entre todos. 
As diferentes formas geométricas estão colocadas umas sobre as outras numa posição ascendente simbolizando um objetivo comum, a igualdade. Sobre a primeira forma geométrica está desenhado uma pessoa que representa a individualidade de cada um e tem uma perna na primeira forma geométrica e a outra na segunda, representando o subir e alcançar o topo onde está representado um círculo com o símbolo de igual no meio que representa a igualdade. 
A frase - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência está escrita na parte superior do cartaz na cor roxa, e dentro de cada letra O da frase está o símbolo de igual em cor laranja, para realçar a mensagem da igualdade. O 2022 está colocado logo de seguida escrito na cor laranja e o 3 de Dezembro na linha seguinte na cor verde para diferenciar.  
No último terço do cartaz, por baixo da imagem sobre a cor roxa, está escrito a branco sobre uma faixa de cor vermelha para destacar a mensagem “Formas Diferentes de ser igual” destacando as palavras - diferentes e igual que estão a bold. 
No canto inferior direito: QrCode com link para descrição áudio do cartaz.

Documentos disponíveis para descarregar