Cartaz 3 de Dezembro

Atualizado: Qui, 02 Dez 2021 16:26:46 +0000

O Prémio Cartaz 3 de Dezembro, distingue o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado, todos os anos, no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

O 1.º Prémio, no valor de 3.000 euros, é atribuído  pelo INR em parceria com o El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A. Os vencedores deste Prémio, bem como as Menções Honrosas, recebem também uma peça de arte oferecida pelo CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica.

O vencedor do Prémio Grafe Publicidade Lda, desenvolveu o cartaz A DIFERENÇA TEM MUITAS FORMAS, A IGUALDADE É UNIVERSAL. Sobre fundo azul-claro, vinte círculos alinhados ao centro do cartaz, em quatro colunas, de cinco círculos. Da esquerda para a direita, há cinco círculos preenchidos com padrões distintos entre si que representam, cada um, tipos de deficiência. A maneira como estes estão dispostos foi inspirada nas palavras “Dia 3” escritas no sistema braille. 
Texto: no último terço do cartaz, por baixo dos círculos, da esquerda para a direita, escrito a branco: “A diferença tem muitas formas, a igualdade é universal”. Abaixo, em cor diferente, bem maior e num tipo de letra mais irregular e menos rígida: “3 de dezembro”, abaixo e, menor, “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. No canto inferior direito: QrCode com link para descrição áudio do cartaz. Veja aqui o cartaz.

A 1ª menção honrosa, Beatriz Costa, utiliza o cartaz com o tema "Vida que nos Convida". Este cartaz apresenta uma realidade que, embora ainda não exista na maior parte de Portugal, deve (a meu ver) ser uma visão na qual possamos acreditar e trabalhar para a tornar real. Uma sociedade que permita celebrar e conviver; em que a norma não seja impeditiva, mas realmente inclusiva; em que pessoas com diversos tipos de corpos e mentes possam habitar e viver em comunidade. Espero quem veja este cartaz se sinta convidado a sonhar este modo de vida e movido a tentar concretizá-lo. Veja aqui o cartaz.

A 2ª menção honrosa, da CERCI Lisboa, utilizou o tema "O Normal é Ser Diferente!!!". Cartaz comemorativo do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com apontamentos de aguarela, numa composição onde TODOS têm lugar e existe um lugar para TODOS!! Veja aqui o cartaz.

Veja aqui os Vencedores das Edições Anteriores

Documentos disponíveis para descarregar