Cartaz 3 de Dezembro

Atualizado: 12-01-2021

Vencedores de 2020

O Prémio Cartaz 3 de dezembro, distingue o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado, todos os anos, no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Este ano, 2020, o Prémio foi atribuído a Joana Quental e Lígia Lopes com o cartaz intitulado “Celebrar a diversidade todos os dias”.

Descrição no textoAs autoras afirmam que “O cartaz que apresentamos a concurso – e que comemora o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” – tem como mote “celebrar a diversidade todos os dias”, reforçando a ideia de que a vida se faz sem interrupções, todos os dias do ano.”

Referem ainda que “Para o fundo, escolhemos um laranja – combinado com branco, amarelo quente e grená –, uma gama de cores que acentua, visualmente, o carácter positivo da mensagem. Optámos por uma composição feita por letras e formas, evitando o recurso a imagens estereotipadas e tão comumente usadas, que expõem e estigmatizam as pessoas com diversidade funcional. Todos os elementos foram, por isso, recortados à mão e sem um desenho prévio, assumindo a singularidade e beleza das suas imperfeições, simbolizando a identidade de cada um. O 3, numa escala maior, marca o dia e torna mais evidentes as irregularidades do contorno, assumindo a dimensão humanizante que se pretende dar ao cartaz.”

O Júri do Prémio decidiu, este ano, atribuir duas Menções Honrosas ao cartaz da APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o título “Direitos”, e ao cartaz de Ricardo Cordeiro, com o título “Há vida na diferença”.

Descrição no textoO cartaz “Direitos”, foi criado em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, e resulta do debate sobre os direitos das pessoas com deficiência com os clientes residentes na unidade residencial da Vila Urbana de Valbom da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).

Descrição no textoRicardo Cordeiro, autor do cartaz “Há vida na diferença”, afirma que a  ideia deste cartaz é trazer à luz as pessoas com deficiência, mostrando-as como pessoas com vida, alegres, que também vivem e se divertem, sensibilizando assim para a empatia e identificação humana.”

Veja aqui os Vencedores das Edições Anteriores

Materiais de Divulgação:

Aceda aos materiais gráficos de divulgação dos Prémios

Documentos disponíveis para descarregar