Detalhes da Notícia

3 anos de Modelo de Apoio à Vida Independente

Atualizado: 09/10/2020

Logotipo MAVI com a frase 3 anos de Modelo de Apoio à Vida Independente

Há 3 anos atrás, exatamente no dia 9 de outubro, foi instituído o Modelo de Apoio à Vida Independente através da publicação do Decreto-Lei n.º 129/2017.

Este Modelo tem como filosofia uma mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência na medida em que procura inverter a tendência para a institucionalização e dependência familiar, de modo a promover a autonomia, autodeterminação e participação ativa na sociedade destas pessoas, através da disponibilização de assistência pessoal

A implementação deste Modelo através de projetos piloto dinamizados pelos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), que são estruturas responsáveis pela disponibilização de assistência pessoal às pessoas com deficiência.

Após três anos, encontram-se em funcionamento 35 Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) em todo o território continental, que apoiam atualmente mais de 800 pessoas com deficiência, em diversas atividades e contextos. Mais de 800 pessoas são apoiadas por cerca de 570 assistentes pessoais, mediados por 96 elementos  das equipas técnicas dos CAVI.

Até ao momento foram disponibilizadas mais de 842.704 horas de assistência pessoal.

Trata-se de um modelo que tem mudado a vida das pessoas com deficiência e seus familiares, na medida em que tem proporcionado a realização de diversas atividades de forma autónoma.

Mais informação aqui.