Detalhes da Notícia
“Praia Acessível – Praia para Todos!” 2023: candidaturas até 31 de março
Atualizado: 01/03/2023
Está a decorrer até 31 de março o período de candidaturas ao Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” referente à época balnear de 2023.
As candidaturas de zonas balneares ao galardão devem ser remetidas pelos respetivos municípios às seguintes entidades: no território continental, às Administrações Regionais Hidrográficas da Agência Portuguesa do Ambiente a que estejam afetas; nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, à Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e à Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, respetivamente.
A documentação a remeter consta de um Formulário de Candidatura e de uma Declaração de Compromisso, que podem ser obtidos nesta página, onde está disponível mais informação sobre o Programa, entre a qual os restantes anexos ao Formulário (Anexo 1, Anexo 2 e Anexo 3), que explicitam os seus principais requisitos obrigatórios, e as Regras de Atribuição do Galardão.
Este Programa, que se desenvolve no terreno desde 2005, através de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal, tem por objetivo tornar acessíveis e cada vez mais inclusivas, o maior número possível de praias portuguesas, visando garantir equidade, segurança, conforto, dignidade a todos os que visitem estes importantes espaços públicos de lazer, incluindo as pessoas com deficiência e limitações de mobilidade.
Em 2022, foram galardoadas 233 zonas balneares, das quais 176 costeiras e 57 interiores – ou seja, 35% do total de praias oficialmente classificadas como águas balneares –, com a seguinte distribuição geográfica: 207 no continente, 18 nos Açores e 8 na Madeira. Cerca de 85% destas praias disponibilizaram já equipamentos anfíbios para apoio ao banho e ao passeio à beira-mar de pessoas com mobilidade condicionada, frequentemente com apoio especializado.
Numa época balnear de retorno à normalidade, voltou a ser muito gratificante constatar a surpreendente adesão a esta iniciativa inclusiva: o maior número de praias galardoadas desde a 1.ª edição do Programa, em 2005, e um aumento de cerca de 5% relativamente à época balnear anterior.
Saiba mais sobre o Programa "Praia Acessível - Praia para Todos!" aqui.