Fotografia da sala de conferências da ONU, durante uma sessão

15ª Conferência dos Estados-Parte da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP15)

Atualizado: 15/06/2022

Entre 14 e 16 de junho, realiza-se em Nova Iorque a 15ª Conferência dos Estados-Parte da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP15). Desde 2008, 14 sessões da Conferência dos Estados Parte foram realizadas na sede das Nações Unidas. A COSP15 realiza-se este ano em  formato presencial,  onde se irão realizar três mesas-redondas, uma sobre Inovação e Avanço Tecnológico nos Direitos das Pessoas com Deficiência  a segunda sobre Empoderamento Económico e Empreendedorismo de Pessoas com Deficiência e a última sobre a Participação das Pessoas com Deficiência na Ação Climática, redução dos riscos e resiliência contra desastres naturais. Adicionalmente, irá haver uma discussão informal sobre a Defesa da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW) nas Nações Unidas e um diálogo interativo sobre a implementação da Convenção pelo sistema das Nações Unidas. Nesta Conferência serão ainda eleitos os 9 membros do Comité dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Ver notícia
 Bandeira da Praia Acessível

Hastear Oficial da Bandeira do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” 2022

Atualizado: 08/06/2022

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) e o Turismo de Portugal, I.P. (TP), em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Câmara Municipal de Setúbal, irão realizar o hastear da bandeira do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, no dia 9 de junho, às 11h00, na praia da Figueirinha, Município de Setúbal.   Nesta sessão, além do hastear, será entregue o Prémio “Praia + Acessível” à Praia da Figueirinha, 1ª classificada em 2021. Esta sessão conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, com o Presidente do Conselho Diretivo do INR, com o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e com os membros do Júri Nacional do Prémio “Praia + Acessível”.   Saiba mais sobre o Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” aqui . 
Ver notícia
 Nadador em competição com legenda Madeira 2022 World Para Swimming Championships 12th-18th June 2022

Portugal marca presença no Campeonato do Mundo de Natação Paralímpica Madeira 2022

Atualizado: 08/06/2022

O Campeonato do Mundo de Natação Madeira 2022 da World Para Swimming (WPS),  vai decorrer de 12 a 18 de junho 2022, nas Piscinas Olímpicas do Funchal e Portugal estará representado por 10 atletas. Ana Castro, Daniel Videira, Diogo Cancela, Ivo Rocha, Jaime Catarino, João Campos, Marco Meneses, Renata Pinto, Susana Veiga e Tomás Cordeiro são os nadadores selecionados para a competição, que irá reunir um total de 600 participantes em representação de 70 países. Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) e pela World Para Swimming (WPS), em parceria com a Associação de Natação da Madeira (ANM). É a primeira grande competição da modalidade após os jogos Paralímpicos Tóquio2020, realizados no último verão devido à pandemia. A delegação nacional integra ainda os treinadores Armando Costa, Carla Cardoso, Carlos Mota, Gonçalo Neves e Nuno Quintanilha, o técnico assistente desportivo Marco Calhando, a fisioterapeuta Cláudia Pato, os elementos técnicos da Federação Portuguesa de Natação, Mariett Matias e José Machado, e a Team Leader do Comité Paralímpico de Portugal, Inês Viegas.  José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal referiu que “A realização do Campeonato do Mundo de Natação Paralímpica Madeira 2022 no Funchal prestigia o desporto português e comprova a capacidade nacional para a organização de grandes eventos desportivos. Estamos certos que todos os 10 nadadores selecionados irão dar o seu melhor em representação de Portugal já no caminho rumo aos Jogos Paralímpicos Paris 2024”. António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação afirmou que “É com enorme orgulho que a Federação Portuguesa de Natação organiza o Campeonato do Mundo Madeira 2022 World Para Swimming Championships. Durante sete dias a elite da natação adaptada estará concentrada na Madeira, a competir no maior evento de desporto adaptado depois dos Jogos Paralímpicos, na certeza que a excelência da organização irá projetar os feitos dos nadadores assim como a região da Madeira”. Site oficial disponível aqui .
Ver notícia
 Fundo Verde - Acessibilidades 360º | Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos

PRR – Aviso de Candidaturas do Programa Acessibilidades 360º - Programa de Intervenções em Habitações (PIH)

Atualizado: 08/06/2022

Estão a decorrer as candidaturas ao Programa de Intervenções em Habitações (PIH). Este programa visa melhorar as acessibilidades para pessoas com deficiência, em habitações, em todo o território de Portugal continental, e com o objetivo de apoiar intervenções, em,  pelo menos,  1.000 habitações. O apoio financeiro por tipo de intervenção e por valor unitário (valores sem IVA incluído), até ao limite máximo de 10.000,00 € (dez mil euros) por habitação a intervencionar. O montante financeiro disponível no presente Aviso N.º 3/C03-i02/2022 é de 10.000.000,00 € (dez milhões de euros), sendo que a respetiva implementação decorre entre 2022 e 2025, salvo esgotamento da dotação em período anterior. Os interessados em concorrer devem garantir que se encontram registados no balcão2020, aqui , requisito obrigatório para permitir a formalização da candidatura a efetuar através da submissão de formulário eletrónico no portal para submissão de candidaturas aqui  (“PRR - SIGA”), até ao dia 31 de julho de 2022. A receção das candidaturas pode ser prolongada ou cancelada, em função da dotação disponível. O presente Aviso está também disponível na página da internet do PRR - Programa de Intervenções em Habitações (PIH) (N.º 3/C03-i02/2022) - Recuperar Portugal . Contacto por E‐mail: inr-pih.prr@inr.mtsss.pt Consulte aqui o aviso .
Ver notícia
 Relatório da Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência

Publicação do Relatório da Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência

Atualizado: 07/06/2022

O relatório da conferência para celebrar o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência de 2021 já se encontra publicado no website da Comissão Europeia. A conferência online reuniu mais de 400 decisores políticos, peritos de alto nível e representantes das pessoas com deficiência. Este relatório resume os debates realizados: - desafios no acesso aos cuidados de saúde; - envolvimento de pessoas com deficiência na transformação digital; - a situação e as necessidades das crianças com deficiência. Pode aceder ao relatório em inglês aqui .
Ver notícia
 Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Manuel da Fonseca Ascensão e Presidente do Conselho Diretivo do INR, Humberto Santos.

Inauguração do Balcão da Inclusão de Celorico da Beira

Atualizado: 06/06/2022

O Município de Celorico da Beira inaugurou no dia 3 de junho, pelas 15h00, o seu Balcão da Inclusão. O novo serviço vai ficar instalado no Balcão de Atendimento e Acompanhamento Social, na Rua Sacadura Cabral. O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência. A criação do Balcão da Inclusão resulta da assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação. O crescimento da Rede de Balcões da Inclusão é um desiderato do Instituto Nacional para a Reabilitação tendo em vista um serviço de proximidade com o cidadão.
Ver notícia