Pagina Início

Instituto Nacional para a Reabilitação

Planeamento, Coordenação e Execução das Políticas Nacionais destinadas à promoção dos direitos das Pessoas com deficiência

Notícias

 Grupo de pessoas em pé numa área exterior pavimentada, junto a um autocarro amarelo com a inscrição “Carris Metropolitana” na lateral. O autocarro está parado e ocupa grande parte do fundo da imagem. Por trás do veículo, vêem-se estruturas metálicas com cobertura translúcida, típicas de uma estação ou terminal. Algumas pessoas seguram telemóveis e outras estão com as mãos juntas à frente do corpo. No centro da imagem, uma pessoa fala para o grupo.

TML apresenta projeto piloto “WayFinding” para promover a acessibilidade de pessoas cegas na Gare do Oriente


No âmbito do Dia Nacional da Acessibilidade, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) apresentou hoje, na Gare do Oriente, o projeto piloto “WayFinding”, uma iniciativa pioneira que visa testar novas soluções de orientação e mobilidade autónoma para pessoas cegas ou com baixa visão em ambientes intermodais de transporte público. O projeto resulta de uma parceria entre a TML, o Metropolitano de Lisboa (ML), a Infraestruturas de Portugal (IP), o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a ACAPO, com o apoio técnico da SERTEC, e tem como objetivo avaliar a eficácia e aplicabilidade de tecnologias de acessibilidade, nomeadamente a instalação de piso podotáctil e códigos NaviLens, na Gare do Oriente, que permitem orientar os utilizadores entre o terminal rodoviário da Carris Metropolitana e os cais do Metropolitano de Lisboa. Durante a sessão de apresentação, foram realizadas demonstrações práticas com pessoas cegas, que testaram o percurso e partilharam a sua experiência com o novo sistema de navegação.
Ver detalhes do destaque

Notícia: Lançamento do Guia “Entre Símbolos, Sons, Texturas e Imagens” em Óbidos


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) esteve presente no Seminário Internacional de Inclusão “Leitura Sem Fronteiras”, integrado no Festival Literário Internacional de Óbidos - FÓLIO 2025, no dia 16 de outubro, no Auditório Municipal Casa da Música. Durante o evento foi apresentada a publicação Entre Símbolos, Sons, Texturas e Imagens: Um Guia para Livros Infantis Multiformato, que resulta da parceria luso-brasileira, entre Célia Sousa, Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital - CRID, do Politécnico de Leiria e Miryam Pelosi, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.   O guia surge da necessidade de fornecer orientações práticas para a conceção de suportes multiformato que combinem texto, imagem, som e textura. Este guia encontra-se disponível para consulta e empréstimo na Biblioteca do INR, que convida a conhecer esta ferramenta essencial para a promoção da leitura inclusiva. Consulte aqui o guia.   Ainda no âmbito da presença do INR no Fólio Educa, foi oferecido à sua Biblioteca o livro multiformato “Jean e a Festa entre Culturas”, da autoria de Eduardo Cardoso, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A obra celebra a diversidade cultural e está adaptada a vários formatos acessíveis, promovendo a leitura inclusiva para crianças de diferentes origens e capacidades.
Ver detalhes do destaque
 Capa Guia “Entre Símbolos, Sons, Texturas e Imagens” Um Guia para Livros Infantis Multiformato
 Imagem com fundo colorido em tons de verde, vermelho e amarelo, mostrando uma pessoa parcialmente visível com as mãos levantadas e pintadas com várias cores. Sobre a imagem, em destaque, está o texto: “Estratégia Nacional para a Economia Social”, escrito em letras maiúsculas, acompanhado por elementos gráficos compostos por pequenos círculos brancos dispostos em linhas Image with a coloured background in shades of green, red and yellow, showing a partially visible person with his hands raised and painted in various colours. On the image, highlighted, is the text: “National Strategy for the Social Economy”, written in capital letters, accompanied by graphic elements consisting of small white circles arranged in lines

Consulta pública sobre a Estratégia Nacional para a Economia Social – Participe até 30 de novembro


Está aberta, até ao dia 30 de novembro, uma consulta pública dirigida a organizações e profissionais ligados à Economia Social em Portugal. Esta iniciativa insere-se no projeto multinacional «Apoiar o desenvolvimento da economia social como motor de crescimento», promovido pela Comissão Europeia (SG REFORM), OCDE, CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e Direção-Geral da Segurança Social (DGSS). O projeto, lançado em junho de 2025, tem como objetivo criar condições estruturais mais sólidas para o crescimento da economia social no país. Através de um processo colaborativo e baseado em evidência, pretende-se identificar prioridades estratégicas, definir mecanismos de acompanhamento e avaliação, estabelecer canais de consulta e desenvolver um plano de comunicação que valorize o papel da economia social na construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável. A consulta pública procura recolher contributos de especialistas, representantes institucionais e demais intervenientes do setor, com vista à identificação de desafios, necessidades e propostas concretas. A participação ativa é essencial para garantir que a Estratégia Nacional para a Economia Social reflita as diversas realidades e visões dos seus protagonistas. Participe aqui  e contribua para uma estratégia mais forte e representativa da Economia Social em Portugal.
Ver detalhes do destaque

Accessibility Talks


No âmbito da celebração do Dia Nacional das Acessibilidades de 2025, a Associação Salvador em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, promove as Accessibility Talks,  que visa promover a reflexão e o debate sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Um dia de mudança. Detalhes do evento: Data: 23 de outubro, 14h30-18h30 Local: Casa Capitão – Sala Unicorn Stage Este evento contará com dois painéis de debate: um focado nas Autarquias e outro focado nas empresas e outras entidades. Para além destes dois pontos destacaremos a 2ª edição dos Accessibility Awards, da Associação Salvador. Inscrições aqui. Programa 14h30 – 14h45 | Check-in/Receção dos participantes | Welcome Coffee 14h45 - 15h00 | Abertura - Associação Salvador 15h00 – 15h15 | Mensagem da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques Mendes 15h15 | 15h30 | Apresentação projetos Associação Salvador 15h30 - 16h30 | Painel Accessibility Awards Convidados: Vencedores dos prémios Accessibility Awards nas diferentes categorias; Moderação: Laurinda Alves 16h30 – 17h30 | Painel "Será que vamos ter de falar de Acessibilidade até 2050?" Convidados: Paula Teles, ICVM  Paulo Galindro, Instituto Nacional para a Reabilitação Teresa Ferreira, Turismo de Portugal Carlos Santos, Embaixador Associação Salvador  Moderação: Joana Gorgueira 17h30 - 17h45 - Sónia Esperto, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação e Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador 17h45 - 18h30 - Cocktail + Networking
Ver detalhes do destaque
 Imagem com fundo formado por azulejos ilustrados em tons de azul, com desenhos de ondas e figuras marinhas. No centro, em letras grandes, está escrito “ACCESSIBILITY TALKS”. Logo abaixo, aparece “LISBOA” e, mais abaixo, “23 DE OUTUBRO | 14H30”. Existe uma faixa com a frase “AS ACESSIBILIDADES NÃO DEVIAM SER AS TORMENTAS”. Na parte inferior, encontram-se logótipos das entidades: Associação Salvador, Novobanco, EY, Delta e Grupo Brisa. No canto superior direito, está o logo do INR. Image with background formed by tiles illustrated in shades of blue, with wave designs and marine figures. At the centre, in large letters, is written “ACCESSIBILITY TALKS”. Below it is ‘LISBOA’ and below it is ‘23 DE OCTOBER | 14H30’. There is a banner with the phrase “THE ACCESSIBILITIES SHOULD NOT BE THE TOWERS”. At the bottom are logos of the entities: Salvador Association, Novobanco, EY, Delta and Brisa Group. At the top right is the INR logo.
 Imagem com fundo azul e padrão gráfico de impressão digital em tons de laranja à esquerda. No centro, texto informativo sobre um evento: • Título: “Encontro Técnico-Científico: A Centralidade da Pessoa no Paradigma dos Direitos Humanos”. • Local: Auditório IEFP, Xabregas, Lisboa. • Data e hora: 19 de novembro de 2025, das 10h00 às 17h00. • Ícones: Quatro ícones coloridos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o ODS 3: Saúde e Bem-Estar. o ODS 4: Educação de Qualidade o ODS 8: Trabalho Digno e Crescimento Económico. o ODS 10: Reduzir as Desigualdades. • Rodapé: Logótipos das entidades organizadoras e apoiantes, incluindo INR, ASSOL, ISCSP, ISCTE, IEFP e referência ao âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro). Image with blue background and fingerprint pattern in orange tones on the left. In the centre, briefing on an event: • Title: ‘Technical-Scientific Meeting: The Centrality of the Person in the Paradigm of Human Rights”. • Place: IEFP Auditorium, Xabregas, Lisbon. • Date and time: 19 November 2025, 10.00 – 17.00. • Icons: Four colourful icons of the Sustainable Development Goals: SDG 3: Health and Well-being. SDG 4: Quality Education SDG 8: Decent Work and Economic Growth. SDG 10: Reducing Inequalities. • Footer: Logos of organisers and supporters, including INR, ASSOL, ISCSP, ISCTE, IEFP and reference to the scope of the International Day of Persons with Disabilities (3 December).

INR organiza encontro internacional sobre inclusão e direitos humanos


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) realiza no dia 19 de novembro de 2025, no Auditório do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Xabregas, Lisboa, um Encontro Técnico-Científico subordinado ao tema “A Centralidade da Pessoa no Paradigma dos Direitos Humanos”. Este encontro pretende ser um espaço de reflexão, diálogo e partilha multidisciplinar entre a comunidade académica, profissionais da área, representantes de organizações da sociedade civil e Pessoas com deficiência. O objetivo é debater políticas, práticas e modelos de intervenção que coloquem a Pessoa no centro das decisões, numa perspetiva de promoção da inclusão, cidadania e direitos humanos. A iniciativa é promovida pelo INR, em parceria com o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o Núcleo de Estudos da Deficiência, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e a ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões; e contará com oradoras e oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito*. O tema em debate é do especial interesse de profissionais que intervêm no domínio da inclusão, investigadores/as e pessoas com deficiência e suas famílias. Reserve já esta data! Mais informações e detalhes sobre inscrições serão disponibilizados brevemente no site do INR.
Ver detalhes do destaque

Destacamentos e formação para o setor público - Projeto Carreiras Europeias


Informa-se que se encontram-se divulgadas 69 oportunidades de destacamento destinadas a funcionários do setor público, com colocação em Bruxelas e noutros locais da União Europeia. Estas oportunidades têm como objetivo aumentar a participação de cidadãos portugueses nas instituições e organismos da União Europeia, em conformidade com a Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias e nos termos da Portaria n.º 347/2023 . As candidaturas, bem como eventuais dúvidas, devem ser dirigidas ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors / Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do email: candidaturas.europeias@mne.pt . Para mais informações, encontram-se disponíveis no Portal Eurocid diversos conteúdos e documentos úteis no sítio Destacamentos e formação . Salienta-se a importância de respeitar os prazos de registo indicados no Portal Eurocid e obter a autorização prévia da entidade empregadora. Adicionalmente, informa-se que o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros tem promovido sessões de apoio online dirigidas a candidatos portugueses aprovados para a fase de testes dos concursos de seleção do EPSO (Serviço Europeu de Seleção de Pessoal). Estas sessões visam apoiar a preparação para o acesso ao funcionalismo público europeu. Mais informações sobre esta iniciativa encontram-se igualmente disponíveis no Portal Eurocid .
Ver detalhes do destaque
 Logótipo do Eurocid, composto por uma estrela estilizada em amarelo com uma curva com as cores verde e vermelho no canto superior esquerdo. À direita da estrela, está a palavra “eurocid” escrita em letras minúsculas de cor azul, sobre fundo branco. Eurocid logo, consisting of a star stylised in yellow with a curve with the colors green and red in the upper left corner. To the right of the star is the word ‘eurocid’ written in lower case blue letters on a white background.
 Uma mesa comprida coberta com toalha preta, onde estão sentadas oito pessoas. Duas delas estão em cadeira de rodas. Atrás das pessoas sentadas está uma Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Atrás está uma tela com a projeção de um cartaz com o título: “Fórum: Vida Independente e Assistência Pessoal na Vida Ativa - Ensino Superior”, seguido da data “9 outubro 2025” e do horário “14:30-16:30”, indicando o local “Auditório IEFP, Pedrulha, Coimbra”. Do lado esquerdo, ao fundo, vê-se um rollup do INR e várias bandeiras.

INR dinamizou 4.º Fórum "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Ensino Superior – Coimbra


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), prossegue a realização de um conjunto de fóruns, a nível nacional, para promover a discussão sobre estratégias e medidas de não institucionalização. Em 2025, a temática dos fóruns incide sobre a Vida Independente e o papel que a assistência pessoal desempenha na vida ativa das pessoas com deficiência, procurando envolver e reunir as perspetivas dos destinatários de assistência pessoal, municípios, entidades empregadoras, escolas e universidades. O 4.º Fórum, intitulado “Vida Independente: A Assistência Pessoal na Vida Ativa – Ensino Superior” decorreu no dia 9 de outubro, pelas 14h30, no auditório do IEFP em Coimbra. Com enfoque no Ensino Superior, esta iniciativa procurou dinamizar o diálogo e a partilha de experiências e perspetivas entre os diferentes atores na dinâmica do contexto do Ensino Superior, reunindo representantes institucionais do Município de Coimbra e da Universidade de Coimbra, estudantes com deficiência que recebem assistência pessoal e uma assistente pessoal dos CAVI do CERE, APC Coimbra e Cavalo Azul. A abertura do evento foi realizada por Ana Cortez Vaz, Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra. O painel de oradores contou com a participação de Paulo Peixoto – Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, Cristina Soutinho – Vogal da Direção da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Daniela Rodrigues – Coordenadora Técnica do CAVI do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), Andreia Santos – Assistente pessoal do CAVI da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Cavalo Azul (AFSD), David Pedro – Destinatário do CAVI do CERE e Patrícia Dinis - Destinatária do CAVI da APCC. A assistência pessoal foi reconhecida como essencial para garantir a autonomia e inclusão de estudantes com deficiência, permitindo ultrapassar barreiras físicas e sociais no ensino superior. Foram identificados desafios como a burocracia excessiva na atribuição e autorização dos apoios por parte de algumas instituições de ensino a inacessibilidade de edifícios, escassez de residências adaptadas e a falta de transportes acessíveis. A Universidade de Coimbra destacou o seu compromisso com políticas inclusivas e parcerias estratégicas para responder às necessidades da crescente diversidade da comunidade académica. Os testemunhos evidenciaram o impacto positivo da assistência pessoal na vida académica, nomeadamente ao nível das deslocações, na mediação comunicacional, na orientação espacial e no apoio ao estudo, mas também apontaram limitações como a insuficiência de horas de apoio e a falta de regulamentação da profissão. Foi consensual que iniciar este apoio o mais cedo possível no percurso escolar é crucial para uma adaptação bem-sucedida ao ensino superior. A assistência pessoal foi consensualmente reconhecida como um recurso essencial para garantir o acesso e a frequência dos estudantes com deficiência no ensino superior em condições de equidade, permitindo-lhes exercer plenamente os seus direitos à educação, à autonomia e à participação ativa na vida académica e social, contribuindo para um percurso universitário mais inclusivo. O encerramento deste fórum ficou a cargo de Sónia Esperto – Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. O próximo fórum será subordinado ao tema "Vida Independente: a Assistência Pessoal na Vida Ativa – Formação Profissional” e irá realizar-se em data e local ainda por definir, em formato presencial.
Ver detalhes do destaque

Biblioteca do INR promoveu sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”


No dia 8 de outubro, a Biblioteca de Alcântara (Biblioteca José Dias Coelho)  acolheu a sessão “Multiformato e Inclusão: A nova era da literatura acessível”, uma iniciativa conjunta da Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) e da própria Biblioteca de Alcântara, em parceria com o Centro de Recursos para Inclusão Digital, do Instituto Politécnico de Leiria (CRID) – IPL e o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira, da Casa Pia de Lisboa (CED AACF). A sessão, dirigida a técnicas da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, teve como objetivo divulgar boas práticas e recursos que promovem a inclusão e o acesso universal à leitura. A abertura esteve a cargo de Helena Alexandre, Diretora de Serviços da UIFD do INR, e de Ana Santos, Diretora da Biblioteca de Alcântara, que destacaram a importância da colaboração entre instituições públicas na promoção de uma cultura mais inclusiva. Seguiu-se um conjunto de intervenções técnicas, conduzidas pela Professora Célia Sousa, do CRID-IPL, e por Paula Liques e Sandra Barbosa, do CED AACF. As oradoras partilharam exemplos práticos, recursos e formatos acessíveis que promovem a inclusão na leitura, demonstrando assim como as bibliotecas podem desempenhar um papel essencial na democratização do acesso à literatura. O encerramento da sessão ficou a cargo da Presidente do CD do INR, Sónia Esperto, que reafirmou o compromisso do Instituto com a acessibilidade e a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, lançando o desafio à continuidade desta parceria na criação de projetos colaborativos que reforcem esta missão. A sessão decorreu num ambiente de partilha, compromisso e reflexão, evidenciando o empenho das instituições envolvidas na construção de bibliotecas mais inclusivas, capazes de responder às necessidades de todos os cidadãos e cidadãs, independentemente das suas capacidades e condição. O CRID, através da Professora Célia Sousa, ofereceu um conjunto de livros multiformato ao INR, que convidamos a vir conhecer à nossa Biblioteca. A parceria entre o INR, o CRID-IPL e o CED AACF continuará a dinamizar atividades que promovam o acesso à leitura para todas as Pessoas.
Ver detalhes do destaque
 Sala retangular com paredes claras e piso em madeira. As cadeiras estão dispostas em filas voltadas para uma mesa na frente da sala. Na mesa encontram-se três pessoas sentadas, uma delas com um livro na mão. O público está sentado em cadeiras brancas. À esquerda, há janelas grandes com luz natural a entrar. Rectangular room with light walls and wooden floor. The chairs are arranged in rows facing a table in front of the room. On the table are three people sitting, one of them holding a book in his hand. The audience is sitting in white chairs. On the left, there are large windows with natural light coming in.
 Cartaz promocional do

Dia Municipal para a Igualdade 2025 | 17 a 31 de outubro 2025


Desde 2010, a 24 de outubro , é assinalado o Dia Municipal para a Igualdade . Para este efeito, alguns organismos da Administração Central do Estado, Municípios e Associações representativas da sociedade civil, de Portugal continental e Ilhas, dinamizam atividades que concorrem para a Cidadania Local, colocando a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento . De 17 a 31 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade 2025 será assinalado através de uma agenda de iniciativas relacionadas com Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, Acolhimento de Migrantes, Igualdade Salarial, Combate à Pobreza e Igualdade de Oportunidades. Até ao próximo dia 14 de outubro, a Comissão organizadora desta iniciativa, que o INR, I.P., integra, convida as ONGPD, organizações da sociedade civil, os agrupamentos de escolas, as autarquias e outras entidades do território, a inscreverem as suas iniciativas , que decorram entre 17 e 31 de outubro, nesta Agenda. No dia 24 de setembro, das 15h00 às 16h30, o INR, I.P., participará numa Sessão de Esclarecimento, onde serão abordados os seguintes tópicos: Viver em igualdade, sem discursos de ódio e com uma vida livre de violência (CIG); Por uma vida livre de violência contra as Mulheres com deficiência, e da sua ameaça, na realização plena dos direitos humanos (INR, I.P.) Igualdade e dignidade no trabalho, políticas de parentalidade e conciliação (CITE) Como posso participar e inscrever iniciativas na agenda do Dia Municipal? (ANIMAR) Para participar na sessão online, faça  AQUI  a sua inscrição . Conheça a agenda dos eventos das celebrações do Dia Municipal para a Igualdade 2025 AQUI .  
Ver detalhes do destaque

INR e AMT realizam ações conjuntas de supervisão à acessibilidade nos transportes públicos


O Instituto Nacional para a Reabilitação e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes realizaram, ao longo dos meses de julho e setembro de 2025, várias ações conjuntas de supervisão em infraestruturas de transporte, com o objetivo de avaliar as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. As visitas técnicas decorreram em diferentes pontos do país, abrangendo estações ferroviárias, rodoviárias, interfaces intermodais e estações de metro nas cidades de Lisboa, Évora, Coimbra, Porto e Braga. A colaboração entre as duas entidades tem como objetivo recolher informação detalhada e partilhada, potenciando uma atuação coordenada e eficaz, em benefício dos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A realização destas ações conjuntas representa uma resposta construtiva e articulada entre entidades com competência na área da acessibilidade.
Ver detalhes do destaque
 A imagem mostra uma área interior de uma estação com piso azul. No fundo, existem máquinas de venda automática, um elevador com sinalização e paredes metálicas. Várias pessoas estão reunidas, algumas com coletes de alta visibilidade amarelos, próximas a uma zona de espera com bancos. À direita, há uma pessoa em cadeira de rodas e outras pessoas em pé, algumas a utilizar dispositivos móveis. Na sobreposição central, vê-se um balcão identificado com a marca “rede expressos”. Uma pessoa está atrás do balcão com um computador portátil, enquanto outra pessoa com colete de alta visibilidade segura uma fita métrica junto ao balcão. À frente do balcão, está uma pessoa a interagir com quem está atrás do balcão. The image shows an interior area of a station with blue floor. In the background, there are vending machines, an elevator with signage and metal walls. Several people are gathered, some with yellow high-visibility vests, close to a waiting area with benches. On the right, there is one person in a wheelchair and others standing, some using mobile devices. In the central overlap, there is a counter identified with the mark “network expressed”. One person is behind the counter with a laptop, while another person in a high-visibility vest holds a tape measure next to the counter. In front of the counter is a person interacting with someone behind the counter.
 Um grupo de pessoas está posicionado em frente a um painel de evento ao ar livre. O painel exibe logótipos e textos, incluindo “BNP Paribas”, “9ª Corrida Jorge Pina para a Inclusão” e “Associação Jorge Pina”. As pessoas usam camisolas brancas com números de dorsal visíveis, indicando participação numa corrida. Algumas estão em pé sobre uma plataforma, enquanto outras estão no chão, formando duas filas. Ao fundo, vêem-se edifícios modernos, árvores e bicicletas estacionadas. A group of people is positioned in front of an outdoor event panel. The panel displays logos and texts, including “BNP Paribas”, “9th Jorge Pina Race for Inclusion” and “Jorge Pina Association”. People wear white jerseys with visible dorsal numbers, indicating participation in a race. Some are standing on a platform, while others are on the ground, forming two rows. In the background, you can see modern buildings, trees and parked bicycles.

INR participou na Corrida Jorge Pina para a Inclusão


No passado dia 4 de outubro de 2025, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) marcou presença na 9.ª edição da BNP Paribas Corrida Jorge Pina para a Inclusão, realizada no Parque Ribeirinho do Oriente, em Lisboa, evento que marca o início das celebrações integradas no programa nacional de atividades que assinalam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), reforçando o compromisso deste instituto com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Jorge Pina, que alia a prática desportiva à promoção da inclusão, da cidadania ativa e do bem-estar físico e mental. A prova contou com diferentes modalidades — corrida de 10 km, caminhada de 5 km e a Kids Race. A presença do INR, I.P. foi marcada por entusiasmo, espírito de equipa e energia, num final de tarde de convívio junto ao rio Tejo, simbolizando o empenho em colaborar com parceiros habituais como a Associação Jorge Pina e em potenciar iniciativas que promovem o desporto acessível e a inclusão.
Ver detalhes do destaque

Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026 com candidaturas abertas


Está aberto o Concurso “Escola Alerta!” 2025/2026, uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., dirigida a crianças da Educação Pré-Escolar e a alunas e alunos do Ensino Básico e Secundário, para a promoção de projetos e ideias que promovam a inclusão nas escolas e nas comunidades, assegurando que todas as pessoas tenham oportunidade de participar.  As candidaturas podem ser submetidas até 28 de fevereiro de 2026. O concurso que convida crianças e jovens, com o apoio dos seus professores, a apresentar projetos que integrem a inclusão das pessoas com deficiência, a cidadania ativa e a cultura de não-violência, está organizado em três categorias: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Os projetos classificados nos três primeiros lugares de cada categoria recebem apoio financeiro — 2.000 euros para o 1.º lugar, 1.000 euros para o 2.º lugar e 750 euros para o 3.º lugar — bem como troféus e diplomas. A edição de 2025/2026 decorre no ano em que foi publicada a Estratégia Única dos Direitos das Crianças e Jovens 2025-2035, aprovada pelo Governo em fevereiro. O concurso pretende envolver as escolas na criação de ambientes educativos acessíveis e inclusivos, garantindo oportunidades de aprendizagem e participação para todas e todos os alunos. Criado em 2003/2004, o “Escola Alerta!” já envolveu mais de 30 mil alunos, 4 mil professores e mais de mil escolas. Na edição de 2024/2025 participaram 2109 alunos e 161 professores de 28 escolas de 11 distritos, com projetos sobre inclusão e acessibilidade. Consulte o regulamento e as condições de participação em https://www.inr.pt/escola-alerta Por uma escola onde cada pessoa conta. Por uma escola onde cada pessoa faz a diferença.
Ver detalhes do destaque
 Logotipo do Escola Alerta com o texto “Escola Alerta” na parte superior em azul claro e “acessibilidade a todos!” na parte inferior em castanho. Ao centro, quatro figuras estilizadas de pessoas em diferentes cores (azul, roxo, amarelo e castanho), posicionadas sobre um fundo que representa estruturas urbanas ou edifícios.
 Num fundo branco, é possível ler o texto, escrito a cor preta:

Programa para a Inclusão e Cidadania (PIC)


O Programa para a Inclusão e Cidadania (PIC) tem por objetivo definir as linhas orientadoras e conteúdos essenciais das ações de sensibilização e capacitação de públicos estratégicos, consubstanciando o Referencial de base da Tipologia de Operação (TO) – Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de PCDI, determinando o que será elegível para financiamento, pelo PT2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, no âmbito do aviso de abertura de concurso PESSOAS-2025-5. Este Referencial encontra-se organizado em três tipologias de ações, designadamente: Tipologia A – ação de natureza transversal, de carácter obrigatório, à participação de ações das tipologias B e C; Tipologia B – ações com matérias específicas destinadas a Pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), suas famílias e profissionais que desempenham funções em ONGPD e respostas sociais dirigidas a Pessoas com deficiência ou incapacidade; Tipologia C – ações com matérias específicas destinadas a profissionais com funções ou responsabilidades na promoção da cidadania e de uma sociedade mais inclusiva, bem como Pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), suas famílias e profissionais que desempenham funções em ONGPD. O conjunto das ações de sensibilização e capacitação a realizar no âmbito do PIC, deve contemplar obrigatoriamente a ação da tipologia A, agregando ações das tipologias B e ou C, de acordo com os públicos-alvo a que se destina, sendo a participação na ação da tipologia A um pré-requisito para as pessoas que participem nas ações das tipologias B e C. Cada entidade beneficiária deve adotar um conjunto de ações de sensibilização e capacitação que considere dar resposta às necessidades do seu público-alvo, podendo contemplar todas as ações ou optar por selecionar algumas das tipologias B e C, de entre as várias disponibilizadas no Referencial. Para mais informações consulte a informação disponível no site do INR, I.P., AQUI  Questões relacionadas com as candidaturas devem ser endereçadas à linha dos Fundos 800 10 35 10 (09:00-18:00h – gratuito) ou para o endereço de correio eletrónico: linhadosfundos@linhadosfundos.pt . As dúvidas também poderão ser colocadas ao Programa PESSOAS 2030 pelo telefone: 21 589 53 00 (serviço de Call Center) ou endereço de correio eletrónico: geral@pessoas2030.gov.pt . Ressalva-se que este Referencial pode ser usado fora do âmbito do financiamento da TO, como recurso à implementação das ações de sensibilização e capacitação de públicos estratégicos, com vista à inclusão de PCDI. Veja ou reveja a Sessão de Informação sobre a Tipologia de Operação: Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, disponível  AQUI .
Ver detalhes do destaque

Programa de Capacitação de Públicos Estratégicos na Inclusão de Pessoas com Deficiência Abre Candidaturas


As candidaturas para o Programa de Capacitação de Públicos Estratégicos para a Cidadania e Inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade –(PCDI) estão abertas até ao dia 3 de outubro. Esta iniciativa tem como objetivo principal estimular decisões, práticas e iniciativas que concretizem a inclusão, promovendo a autonomia das PCDI, através de ações de sensibilização e capacitação dirigidas a públicos estratégicos em setores transversais. A proposta pretende beneficiar as PCDI, bem como suas famílias, profissionais, e agentes de diversos setores com responsabilidades na promoção da cidadania e dos seus direitos. Podem candidatar-se ao financiamento todas as entidades que desenvolvam, de forma comprovada, atividades no domínio da inclusão das Pessoas com Deficiência e dos Direitos Humanos, nomeadamente: Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD), classificadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de julho e da Portaria n.º 7/2014, de 13 de janeiro; Organizações do setor social que, não tendo o estatuto de ONGPD, promovem respostas sociais para Pessoas com deficiência financiadas por fundos públicos (IPSS); Entidades da Administração Pública central direta ou indireta, da Administração Local, inclusive do Setor Público Empresarial; Organizações Não-Governamentais, que intervenham na promoção dos direitos humanos, cidadania e desenvolvimento; Ordens Profissionais, cuja atividade dos seus membros esteja relacionada com conteúdos constantes no Referencial PIC: - Ordem dos Psicólogos; - Ordem dos Assistentes Sociais; - Ordem dos Advogados; - Ordem dos Arquitetos; - Ordem dos Engenheiros; - Ordem dos Engenheiros Técnicos; - Ordem dos Médicos; - Ordem dos Enfermeiros Os apoios a conceder revestem a natureza de subvenção não reembolsável, assumindo a forma de financiamento de taxa fixa (40% - quarenta por cento), prevista na alínea d) do n.º 2 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 20- A/2023 de 22 de março, num montante máximo, por candidatura, de 200.000€ (duzentos mil euros). As ações de sensibilização e capacitação integradas nas candidaturas apresentadas devem ter início e término no período de 24 meses. A apresentação das candidaturas é efetuada através da submissão de formulário eletrónico no Balcão dos Fundos. Para mais informações sobre os critérios de elegibilidade, o processo de candidatura, referencial e outras questões, consultar o aviso disponível AQUI o Aviso Capacitação PCDI, assim como os restantes documentos: PIC Memória Descritiva da Operação Para candidaturas, visite a página do Balcão dos Fundos . Pode descarregar os anexos A-3 e B-1 do aviso em formato acessível: Anexo A-3 (Grelha de Análise) Anexo B-1 (Documento metodológico OCS) Veja ou reveja a Sessão de Informação sobre a Tipologia de Operação: Capacitação de públicos estratégicos para a cidadania e inclusão, com vista à inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, disponível AQUI .
Ver detalhes do destaque
 Texto a cor preta escrito num fundo cinzento: Financiamento para a Capacitação de Públicos Estratégico para a Cidadania e Inclusão. Em baixo, em letras menores e a negrito: Inclusão de Pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI) No rodapé, logos do INR, I.P., do Pessoas 2030, Portugal 2030, e Cofinanciado pela União Europeia. Black text written on a grey background: Funding for the Empowerment of Strategic Audiences for Citizenship and Inclusion. Below, in smaller letters and bold: Inclusion of People with Disabilities or Disabilities (PCDI) In the footer, logos of the INR, I.P., People 2030, Portugal 2030, and Co-funded by the European Union.

Acesso rápido a:

Biblioteca Especializada
Ir para Perguntas frequentes
Botão de acesso à APP Acessibilidade 360
Página do INR relativa ao Catálogo de Produtos de Apoio
Página do INR relativa ao Balcão da Inclusão
Acesso aos Dados Estatísticos